Prezados senhores, bom dia.
Confiram os destaques de hoje, de interesse do setor, na imprensa de alcance nacional:
Estadão (ontem à tarde) e A Tribuna de Santos (reproduz matéria do Estadão Conteúdo): Privatização de Porto de Santos deve ter mais rigidez regulatória para não ameaçar concorrência
A privatização de Porto de Santos deve contar também com uma “maior trava” na participação de operadores portuários na concessão em relação a outras desestatizações, segundo o ministro Tarcísio de Freitas. Ele comentou que o perfil de players interessados nos ativos é variado e que há possibilidade de os consórcios que forem disputar os leilões serem compostos por operadores portuários e fundos de investimento, que têm mostrado “interesse enorme” nessas privatizações. Mas grosso modo elas devem seguir a cartilha da venda da companhia junto da concessão da operação portuária. O leilão do maior complexo portuário da América Latina está previsto para acontecer em 2022.
UOL: Porto de Salvador é o segundo do país em remessas de cocaína para a Europa
As apreensões de cocaína em 2020 no porto de Salvador o colocam como a segunda rota marítima mais procurada no país pelos traficantes internacionais para remessas mensais de toneladas de cocaína aos portos da Europa, ficando atrás apenas de Santos. A constatação é da Polícia Federal e da RFB, com base nos números das apreensões do entorpecente registradas no ano passado nos 14 principais portos brasileiros. O porto de Salvador passa a ocupar então a segunda posição no ranking de apreensões de cocaína, ultrapassando Paranaguá.
Valor Econômico: Abril terá ‘maratona’ de leilões de concessões
Projetos em várias áreas preveem investimentos de R$ 20 bi. Expectativa é que todos os leilões tenham ao menos um interessado, mas que ofertas sejam menos agressivas. Só nesta semana, serão realizadas três concorrências: de 22 aeroportos; da Fiol e de cinco terminais portuários.
UOL (reproduz matéria do Estadão Conteúdo): Guedes assegura que País segue no ‘caminho da prosperidade’
O ministro Paulo Guedes voltou a garantir que o Brasil segue no “caminho da prosperidade”, apesar do recrudescimento da pandemia, destacando o programa de concessões de aeroportos, terminais portuários e ferrovias. Apesar de dizer que não faria previsões, avaliou que o baque do recrudescimento da pandemia em 2021 será menor e mais curto do que o impacto visto no ano passado.
Época (coluna do Guilherme Amado): Acaba Contrato da Santos Brasil com grupo dinamarquês Maersk no Porto De Santos
O contrato de navegação da Santos Brasil com a Maersk no Tecon Santos terminou em 31 de março. A empresa brasileira está otimista com a renegociação. A Maersk chegou a responder por 60% dos volumes movimentados no Tecon, incluídos os volumes da Hamburg Süd e Aliança.
Imprensa regional:
Correio da Bahia: Leilão de concessão da Fiol acontece nesta quinta
A Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol) terá seu primeiro trecho leiloado nesta quinta-feira, na Bolsa de Valores de São Paulo. A concessão do trecho de 537 quilômetros, entre Ilhéus e Caetité, na Bahia, deve garantir R$ 3,3 bilhões de investimentos, sendo R$ 1,6 bilhão para a conclusão das obras. A Fiol 1 é um projeto importante para o escoamento do minério de ferro produzido na região de Caetité e a produção de grãos e minério do Oeste da Bahia pelo Porto Sul, a ser construído nas imediações de Ilhéus. O governo federal trabalha para a implementação de mais dois trechos da Fiol e futuramente irá interligar o porto de Ilhéus a outra ferrovia: a Norte-Sul.
Imprensa segmentada:
Portal Fator Brasil : Porto Itapoá desenvolve solução de IOT com tecnologia 100% própria e patenteada
Os novos coletores com tecnologia IOT (internet das coisas) e conectados com o sistema operacional Navis Sparcs N4, que gerencia a programação de carga e descarga dos navios no Porto, foram desenvolvidos pelo time interno de Itapoá e patenteados. Substituem os dispositivos importados e que apresentavam problemas de durabilidade, demora para manutenção e reposição de componentes. Comparado com equipamentos importados, a solução tem um custo de fabricação até 50 vezes menor.
Informativo dos Portos : Bracell fará escoamento de celulose por sistema rodo-ferroviário até o Porto de Santos
Com previsão de entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano, o volume de produção do Projeto Star exigirá uma complexa operação logística para o transporte da celulose, de Lençóis Paulista até o Porto de Santos. Caminhões vão transportar a celulose até o Terminal Intermodal em Pederneiras, que seguirá na malha operada pela MRS até os terminais no Porto de Santos. O trajeto da ferrovia de Pederneiras até Santos tem um percurso de 510 km. Os cem primeiros vagões já foram entregues e estão prontos para iniciar as atividades.
Brasil Agro: Em plena safra, importação de soja aumenta 215%
Segundo a Secex, as importações de soja, em plena safra, aumentaram em 215% no mês passado, em relação a igual período de 2020. Os medicamentos e produtos farmacêuticos, com gastos de US$ 601 milhões, também registraram elevação de 53% nas importações no período.
Informativo dos Portos: Governo promove 28 leilões que vão injetar R$ 10 bilhões de investimentos na infraestrutura do Brasil
Começou a contagem regressiva para a Infra Week, a semana em que serão concedidos à iniciativa privada 28 ativos de infraestrutura. Entre os dias 7 e 9 de abril, o Ministério da Infraestrutura vai assegurar um montante superior ao orçamento da pasta para um ano inteiro. ‘No dia 7 de abril teremos o leilão de 22 aeroportos. No dia 8 de abril a gente faz a Ferrovia de Integração Oeste-Leste. No dia 9, fazemos 5 terminais portuários’, explica o ministro Tarcísio de Freitas, 4 no Porto de Itaqui e um no Porto de Pelotas. Estão previstos mais de R$ 600 milhões em melhorias nesses terminai. As quatro áreas no porto nordestino são voltadas ao armazenamento de granéis líquidos. Já o terminal em Pelotas é voltado para carga em geral, em especial, toras de madeira.
Portos e Navios: Indefinição sobre Reporto não afasta investidores do leilão, avalia ABTP
Empresários do setor esperam obter, ainda em abril, um retorno do governo sobre a prorrogação do Reporto. A expectativa da coalizão empresarial portuária, que levaram a discussão à presidência da República e aos ministérios da Infraestrutura e da Economia, é que a prorrogação do regime seja compatível com o planejamento dos investimentos. Para a ABTP, que integra a coalizão, a indefinição não afasta investidores dos leilões desta semana, mas cria um fator que pode impactar os valores das outorgas ofertadas.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021