Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 06/05/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

O Globo On-line Valor On-line (ontem à noite): TCU impõe revés ao governo e prorroga contrato vencido no Porto de Santos

O TCU ontem (5) decidiu, por 5 votos a 3, estender até 2025 o contrato da Marimex no Porto de Santos, até que haja um novo operador ferroviário do porto. Os ministros contrariaram o histórico do próprio TCU, de não renovar contratos sem licitação. Na visão do governo federal, a decisão trava projetos de expansão da capacidade logística do porto no curto prazo.

G1 (ontem à noite) e A Tribuna de Santos (impresso – página B-6): TCU prorroga parcialmente contrato de empresa de contêineres no Porto de Santos

A maioria dos ministros acompanhou o voto do relator, ministro Vital do Rêgo, que argumentou: “Ao longo de um ano, a Secretaria de Portos não disse como vai fazer a pera (ferroviária), quando vai fazer, como vai fazer a SPE que vai substituir a Portofer. É tão vago, pueril, volátil essa argumentação (do governo), não vem embasada em nada”. A SPA e o Ministério afirmaram em nota que aguardam a publicação do acórdão “para definir os próximos passos em relação ao plano de expansão da ferrovia no porto”.

Folha: Modelo de negócio da Ferrogrão entra na mira de Procuradoria

O governo federal tem nova frente de batalha para aprovar o projeto da Ferrogrão. Desta vez, o MPF questiona o modelo do negócio, concebido como concessão, mas com o risco de aporte de dinheiro público em determinadas condições. O MINFRA diz que vem promovendo reuniões com o MP para debater as concessões em planejamento e que a Ferrogrão já tem parecer favorável sobre o modelo da Terceira Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, responsável por analisar o assunto.

Valor On-line (ontem): Com alta do frete, Maersk lucra US$ 2,7 bi e fará recompra de ações de US$ 5 bi

O lucro líquido desse grupo, registrado  no primeiro trimestre de 2021, é bem superior aos US$ 197 milhões verificados em igual período de 2020. A receita cresceu 30% no período, para US$ 12,44 bilhões. Os volumes embarcados cresceram 5,7% e a taxa média de frete subiu 36%.

Valor Econômico: Medidas antidumping favorecem países emergentes

Estudo que deve ser divulgado hoje pelo Ipea mostra que as medidas antidumping aumentam o poder de mercado, via elevação da margem preço-custo de empresas e setores beneficiados, sobretudo nas economias emergentes e mais ainda nas latino-americanas. Em levantamento com 668 setores de 52 países, a imposição dessas medidas aumentou em torno de 21,5% o preço do produto em relação ao custo de produção e distribuição. Nas economias emergentes, em que foram levantadas 284 indústrias de 24 países, o acréscimo foi de 59%. Participaram do estudo na América Latina o Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Jamaica, México, Peru, Trinidad e Tobago e Uruguai. Apesar de não ter aplicado sobretaxas antidumping no ano passado, o Brasil é o quarto país do mundo com maior estoque de medidas vigentes.

Imprensa regional:

G1 Santos Santa Portal (ontem à noite): Receita Federal localiza 68 kg de cocaína em contêiner no Porto de Santos

Equipes da Alfândega localizaram ontem (5) a droga escondida em um contêiner refrigerado que armazenava carne congelada, que seria exportada para a Alemanha.

Portal Bem Paraná (ontem à tarde): Portos do Paraná prepara estudo para ampliar capacidade dos terminais do Estado

O projeto, que deve ser validado ainda em maio, avalia ações de melhorias no canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina. A meta de dragagem para aumentar o calado é a mais ousada da história dos portos paranaenses. Atualmente, os navios operam com profundidade de 12,5 metros para entrar no Porto de Paranaguá e de 8,5 no Porto de Antonina. O objetivo é alcançar 15,5 e 12,5 metros, respectivamente.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos: Porto de Imbituba tem alta de 12,6% na movimentação de abril

O Porto de Imbituba movimentou em abril 466,7 mil toneladas, 12,6% a mais que no mesmo mês do ano anterior. Os granéis minerais lideraram o volume de cargas movimentadas, com destaque para as operações de coque. No acumulado de janeiro a abril, o porto movimentou 1,8 milhão de toneladas.

Portos e Navios: Principais portos da China registram crescimento na movimentação de contêineres

Segundo a Associação de Portos da China, de 11 a 20 de abril a movimentação de contêineres nos oito principais portos do país aumentou 17,8% em termos anuais. No porto de Ningbo Zhoushan superou 30%, enquanto nos portos de Shanghai, Xiamen e Shenzhen passou de 20%. O boom da movimentação ocorreu em meio à rápida expansão das exportações chinesas, que cresceram 38,7% em relação ao ano anterior.

Portos e Navios: Abol investe na aprovação da regulamentação do operador logístico

O PL 3.757/20, em análise na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, pretende regulamentar a atividade de operador logístico no Brasil e atualizar uma norma de 1903, conhecida como legislação dos armazéns gerais. A presidente da Abol, Marcella Cunha, explica que o operador logístico é compreendido como a empresa que fornece transporte, armazenamento e gestão de estoques.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco