A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Valor Econômico: Frete China-Brasil dispara e deve encarecer produtos importados
O custo das importações já vinha em alta no último trimestre e, nesta semana, atingiu patamar inédito de US$ 10 mil por TEU, ao passo que há um ano estava na faixa dos US$ 2 mil por TEU. O encarecimento vem se acentuando desde outubro, com a retomada global da economia e a maior procura pelos produtos chineses. A disparada ocorre também em outras rotas da Ásia para Europa e Estados Unidos. A escalada de preços resulta dos problemas logísticos e do grande descompasso entre oferta e demanda ao longo de 2020.
Valor On-line (ontem à tarde): Embarques brasileiros de soja e milho deverão se manter estáveis em 2021
A Associação Brasileira de Exportadores de Cereais (Anec) informou que as vendas da oleaginosa ao exterior encerraram 2020 em 82,2 milhões de toneladas, 13,7% mais que em 2019, enquanto as de milho atingiram 33,6 milhões, 200 mil a menos que no ano anterior. Segundo a entidade, em fevereiro a soja já deverá tomar conta dos portos, enquanto os embarques de milho deverão começar atrasados, como ocorreu em 2020.
Estadão On-line (ontem à noite): Estrangeiros retiraram investimentos do Brasil pelo 8º ano seguido
Os investidores estrangeiros retiraram US$ 51 bilhões líquidos em investimentos do Brasil em 2020, pelo oitavo ano consecutivo de fuga de recursos, conforme dados do Banco Central. Especialistas avaliam que as sucessivas saídas de investimentos estrangeiros indicam desconfiança em relação ao futuro da economia brasileira. Em oito anos, de 2013 a 2020, os estrangeiros retiraram US$ 318,9 bilhões líquidos do país, relativos a investimentos em novas plantas ou empresas em funcionamento, aportes em ações e demais ativos financeiros e remessas de lucro e pagamentos de juros no exterior.
Correio Braziliense On-line (ontem à tarde): Iniciada consulta pública de concessão da Ferrovia Centro-Atlântica
A consulta pública iniciada ontem (6) sobre a prorrogação antecipada do contrato da Concessionária Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) para operação da Malha Centro-Leste vai até 19 de fevereiro. A ANTT realizará a audiência pública no dia 3 de fevereiro, por meio digital. A prorrogação por mais 30 anos inclui como contrapartida a antecipação de investimentos em segurança e aumento de capacidade, que somente ocorreriam a partir de 2027, com uma nova concessão.
O Globo: Aeroportos privatizados devem deixar de pagar R$ 15 bi à União por causa da crise
A cifra estimada por representantes do setor se refere aos descontos em outorgas pagas à União que devem ser pleiteados por concessionárias para compensar os efeitos da crise causada pela pandemia. O prazo para os abatimentos pode variar de acordo com os contratos de concessão. A conta será apresentada à Anac em maio, na forma de pedido de reequilíbrio econômico de contratos.
G1 (reproduziu ontem à noite matéria da Reuters): Agronegócio impulsiona recorde de movimentação de cargas nos portos de Paranaguá e Antonina em 2020
Esses portos movimentaram um recorde de 57,34 milhões de toneladas em 2020, impulsionado pelo agronegócio, e 8% superior à máxima obtida em 2019. Mais da metade da movimentação foi de granéis sólidos, cujas importações e exportações se aproximaram de 37,4 milhões de toneladas, alta de 7% na comparação anual.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde) e A Tribuna de Santos (página A-8): Movimentação de cargas no Porto de Santos supera expectativas em 2020
O Porto de Santos movimentou 146,5 milhões de toneladas de cargas no ano passado, 9,3% a mais que o volume operado em 2019, segundo a SPA. O agronegócio foi o carro-chefe da movimentação. Insumos médicos, fármacos e hospitalares também desembarcaram no porto durante todo o ano passado. Para este ano, a previsão de especialistas é de um crescimento em torno de 5% em toneladas.
Imprensa segmentada:
Tecnologística: Ecoporto reorganiza movimentação de paletes no armazém em Santos
O Ecoporto promoveu uma reorganização das estruturas porta-paletes em seu armazém no Porto de Santos, incluindo a adoção de empilhadeiras articuladas, o que resultou em um incremento de 40% na capacidade de armazenagem e, consequentemente, mobilidade e redução de custos da operação.
Portos e Navios: Diretora da ATP: “Mesmo responsável pelo saldo da balança comercial, setor portuário não teve isenção”
Embora aprovada pela Câmara a renovação do Reporto por um ano, junto ao PL 4199/2020, do BR do Mar, o regime perdeu vigência em 31 de dezembro de 2020, antes de ter sido apreciado pelo Senado, que entrou em recesso. A ATP junto com outras entidades do setor [dentre elas, a ABTRA] está defendendo como alternativa a inserção de uma emenda ao texto do PL no senado. O objetivo é que a aprovação do Reporto tenha efeito retroativo e os investimentos feitos no período em que o regime está sem vigência não sejam prejudicados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021