Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 07/05/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Estadão – Coluna Broadcast: Serviços de terminais alfandegados cresce em meio à pandemia – A Localfrio observou um crescimento de 50% na demanda por armazenamento de cargas importadas, entre fevereiro e março, em seus terminais alfandegados nos portos de Suape e Itajaí. A maior procura pelo serviço se deve à estratégia de importadores de equilibrar o fluxo de caixa, adiando a nacionalização de cargas e o pagamento de impostos e outras taxas.

Folha On-line e Correio Braziliense On-line (ontem à tarde): Guedes tenta convencer militares que privatizações podem atrair R$ 150 bi na retomada – A meta inclui a privatização de 20 estatais consideradas “prontas para a venda”, bem como desinvestimentos pelo BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Petrobras. A ideia do encontro foi reforçar a necessidade de se deixarem os processos prontos para que as estatais sejam rapidamente vendidas assim que o mercado se recuperar. Na lista consta Conab, Codevasf, Ebserh, Eletrobras, Embrapa, Finep, Valec, EPL, Infraero e as Companhias Docas da Bahia, Ceará, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Época on-line – Coluna Guilherme Amado (ontem à noite): O Porto de Santos, o Ministério da Infraestrutura e a Rumo – O Porto de Santos tem sido o calcanhar de Aquiles de Tarcísio de Freitas. O problema é que há apenas uma operadora de trens na região, a Rumo Logística, que seria a grande beneficiada com o novo PDZ. O Ministério da Infraestrutura diz que o plano vai atender a 13 terminais e busca equilibrar a matriz de transportes, ampliando a participação do modal ferroviário de 15% a 29% em 8 anos.

Portal Uol (reproduz matéria da Bloomberg de ontem à noite) e Valor Econômico: Navios à espera de açúcar do Brasil sinalizam demanda em alta – Até segunda-feira, a fila de navios sendo carregados ou à espera da matéria-prima no Porto de Santos havia aumentado 50% desde 30 de abril. São 35 navios que esperam embarcar 1,6 milhão de toneladas de açúcar destinados a países como Iraque, Bangladesh, Iêmen, Marrocos, China e Nigéria. Os embarques de soja brasileira também somaram 14,3 milhões de toneladas em abril, maior volume já registrado para um único mês, e aumento de 55% em relação a abril de 2019.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos e Comex do Brasil: Estudo do BNDES vai incluir gestão do canal – Os resultados dos estudos dos novos modelos de gestão e exploração dos portos de Santos e de São Sebastião deverão ser apresentados no primeiro trimestre do ano que vem. O objetivo é analisar se a administração será leiloada de maneira conjunta ou separadamente de desestatização. Por estar intimidade ligada às operações portuárias, a infraestrutura do canal de navegação do Porto de Santos deverá ter atenção especial. O leilão deve ocorrer em 2022. Os estudos custarão R$ 23,8 milhões.

A Tribuna de Santos: São Sebastião “complementa” Santos – Para o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, a decisão de estudar a desestatização dos portos de Santos e de São Sebastião em conjunto segue as diretrizes do governo de se concentrar operações. “São Sebastião tem uma complementação, um perfil diferente, um calado maior. Tem operações, por exemplo, de óleo e gás, que a gente não faz”.

Tribuna On-line ES (ontem à tarde): Tripulante de navio atracado no Porto de Vitória tem coronavírus – Um navio de bandeira panamenha atracado no Porto de Vitória possui um tripulante contaminado, dos 18 que estavam embarcados. Passa por desinfecção, que deve terminar na próxima sexta-feira (8). A embarcação chegou em Vitória no dia 29 de abril.

Imprensa segmentada:

Brazil Modal (reproduz release do MINFRA): Aceleração dos investimentos privados terá papel fundamental para retomada da economia – Em webinário promovido pelo TCU nesta semana, o ministro Tarcísio de Freitas defendeu a continuidade do programa de concessões como essencial para a retomada do desenvolvimento no pós-pandemia. “O ministério segue em diálogo constante com o TCU e vem trabalhando para que os impactos da pandemia não prejudiquem nosso cronograma de projetos. Teremos que fazer alguns ajustes, mas estamos trabalhando para deixar um ambiente de negócios cada vez mais propício e atrativo”.

Brazil Modal (reproduz release da CODESA): Sucesso na manobra teste com navio de maior calado – A primeira manobra teste com calado de 11m no Porto de Vitória aconteceu ontem (6), após a Capitania dos Portos liberar a operação de navios com maior capacidade de carga no canal de navegação. A embarcação Cosco Shipping Zhuo Yue desatracou do berço 203 do Terminal de Vila Velha, onde foram embarcadas 18000 t. de granito.

Comex do Brasil: 58% das empresas exportadoras destacam medidas de facilitação de comércio para enfrentar pandemia – Consulta da CNI com 221 exportadores sobre as prioridades no enfrentamento da pandemia aponta que 58% indicaram a necessidade de medidas de facilitação e desburocratização do comércio exterior e 48% entendem que logística e infraestrutura devem ser a pauta prioritária do governo no momento. No Brasil, o Comitê Nacional de Facilitação de Comércio (Confac), cuja função é facilitar e desburocratizar as operações de exportação e importação conforme prevê o Acordo de Facilitação de Comércio da OMC, foi desativado em janeiro de 2019. Segundo a CNI, ele tem um papel fundamental para evitar interrupções na cadeia de suprimentos e evitar a criação de novas taxas, tarifas e encargos.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco