Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 07/08/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

O Globo – Artigo do secretário nacional de portos e transportes aquaviários do MINFRA, Diogo Piloni, e da diretora da ANTAQ, Gabriela Costa: Nada mudou no dirigismo de acusações no Brasil? [Resposta à publicação de 04/08/20 nesse jornal]

Acusar agentes públicos de “dirigismo licitatório” por discordância conceitual é impróprio e irresponsável. Os editais de arrendamento dos terminais em Santos para celulose asseguram a livre concorrência e a restrição no certame da participação de players com “significativa atividade de armazenagem e movimentação de cargas no Porto de Santos” tem o aval da Superintendência Geral do Cade e apreciação do TCU, porque eles poderiam criar dificuldades a um concorrente de utilizar o ativo portuário, negando acesso ao terminal ou praticando preços abusivos. A prática camuflaria uma disputa maior no mercado mundial. Pensar a cadeia logística em uma perspectiva geral e complementar é o grande desafio do Ministério da Infraestrutura a longo prazo.

Isto É On-line (reproduziu matéria do Estadão Conteúdo ontem à tarde): ANTT dá início a estudos para elaborar metodologia de reequilíbrio de rodovias

Essa primeira fase consultará as concessionárias, a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), a Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (ANUT), a Confederação Nacional de Transportes (CNT) e a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), pelo fato de serem os agentes regulados afetados, além de suas entidades representativas. A AGU já reconheceu que a pandemia dá o direito às concessionárias de rodovias e de aeroportos de reequilibrar seus contratos.

Valor Econômico: Indústrias defendem que o uso de nitrato é seguro

Especialistas sustentam que o nitrato de amônio não oferece risco aos produtores nem às indústrias se for manipulado corretamente, pois por si só não é inflamável. “Ele depende da entrada em contato com fontes de calor, a temperaturas na casa de 300°C, para expressar seu potencial explosivo”.

Valor Econômico: Governo digitalizou 840 serviços oferecidos ao público desde janeiro

A medida reduziu 65 milhões de atendimentos presenciais no país, porque os serviços deixaram de ter a exigência de presença em algum órgão público. A Estratégia de Governo Digital é chegar à digitalização total até o fim de 2022.

Valor On-line (ontem à tarde): Investimentos caem 1,3% em junho e 24,5% no 2º trimestre

Segundo o Ipea, a retração nos investimentos também foi de 15,6% ante junho do ano passado. O segundo trimestre registrou baixas de 24,5% e 23,1% comparado ao primeiro trimestre do ano e ao período de abril a junho de 2019, respectivamente. No acumulado do ano, a FBCF tem queda de 4,1%. Na comparação com junho de 2019, a queda nos investimentos atingiu: máquinas e equipamentos (-27,2%), construção civil (-4,8%) e outros ativos fixos (-16,5%).

Valor Econômico: Comércio internacional da América Latina cairá 23% em 2020

Relatório da Cepal divulgado ontem estima que o valor das exportações regionais cairá 23% e o das importações 25% em 2020, em decorrência dos efeitos da pandemia. Nos primeiros cinco meses do ano as exportações da América Latina e Caribe para os EUA caíram 22,2%, em valor, enquanto as vendas para a União Europeia diminuíram 14,3%. Já as exportações para países da própria região caíram 23,9%. As exportações para a Ásia, no entanto, apresentaram maior resiliência; para a China de janeiro a maio, por exemplo, caíram 1,2%.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página A-8) e editorial da Tribuna de Santos (página A-2) e G1 Santos (ontem à tarde): Ibama marca reunião sobre cargas perigosas

O Ibama declarou que as autoridades mantêm operações de fiscalização , mas propõe reavaliar os procedimentos de movimentação desses produtos no Porto de Santos. Uma reunião com as autoridades no Porto de Santos, incluindo SPA, Capitania dos Portos de São Paulo, Receita Federal, Polícia Federal, Antaq e Anvisa, deverá ocorrer na próxima semana. Falta a confirmação da presença do Exército e de uma autoridade estadual.

Santa Portal [agora]: Cargas perigosas [no Porto de Santos]

A explosão em Beirute acendeu um alerta na Baixada Santista. Em relação à movimentação de cargas conteinerizadas, o  diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, fala do convênio firmado com a SPA, Antaq, Abiquim e terminais de contêineres que viabilizou a criação de um banco de dados que mostra em tempo real os locais onde os produtos perigosos estão armazenado nos pátios. “A gente consegue localizar o que tem dentro do contêiner, a posição dele, as cargas perigosas na vizinhança desses elementos e os componentes que podem neutralizá-las, no caso de um incêndio, por exemplo. Angelino também explica o protocolo gerido pela ABTRA para descarga de produtos perigosos no porto.

A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite): Especialista defende uso de tecnologia para identificar cargas perigosas abandonadas no Porto

O consultor portuário e professor universitário Hélio Hallite propõe utilizar a tecnologia para identificar os produtos químicos perigosos no Porto de Santos e dar destinação adequada e rápida para cargas abandonadas no cais santista.

Santa Portal (ontem à tarde): Com novo PDZ, Santos tem potencial para repetir tragédia de Beirute

O engenheiro Áureo Pasqualetto, da Unisanta, alerta que a ampliação de descarga do produto proposta no novo plano segue a lógica da produção, mas não considera que, na região de Outerinhos, moram 50 mil santistas. Um acidente no local poderia provocar uma reação em cadeia, atingindo bairros de Santos e também de São Vicente, Guarujá e Cubatão.

Gazeta do Povo (ontem à tarde): Portos do Paraná movimentaram mais de 200 mil toneladas de nitrato de amônio em 2020

O Porto de Paranaguá é a principal porta de entrada de fertilizantes no Brasil, recebendo 30% do total importado pelo país. Somente nos sete primeiros meses de 2020 foram movimentadas 207.860 toneladas de nitrato de amônio em Paranaguá e Antonina. No ano passado, o volume foi de quase 300 mil toneladas, oriundas principalmente da Rússia. Apesar dos números expressivos, a substância representa apenas 3,5% do total de fertilizantes importados que passam pelo estado e, segundo a autoridade portuária, nunca houve problema relacionado à movimentação dessa substância no porto.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: PLV-30 contribui com aumento de competitividade sugerido pelo TCU

Segundo o Ministério da Infraestrutura, alteração do artigo 3º da Lei 12.815/13 ratificou princípio de que a regulação de preço deve ser apenas no caso de controle de abusividade ou abuso do poder econômico, sem impacto concorrencial entre arrendatários e autorizatários. A avaliação da pasta é que as mudanças propostas visam a fomentar a concorrência entre os terminais portuários, incorporando eficiência à gestão das instalações arrendadas, e vão ao encontro das sugestões do TCU.

Portos e Navios (reproduz matéria da Reuters): Arco Norte tem redução de 16% no frete do milho após melhoria na BR-163, diz Imea 

Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) indicam que o custo de transporte de grãos entre Sorriso (MT) e Miritituba (PA) caiu de 239 reais por tonelada em julho de 2019 para 200 reais no mês passado. Segundo a Abiove, no primeiro semestre também as exportações de soja em grão pelo Arco Norte aumentaram 33% em relação ao mesmo período de 2019, totalizando 18,73 milhões de toneladas.

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