A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Editorial do Globo: Declínio das exportações revela fragilidade do país – O declínio de 12% nas exportações no terceiro trimestre deveria servir de alerta sobre a necessidade de mudanças na política de comércio exterior, de modo a. recuperar o espaço perdido no comércio global. O FMI vê o Brasil sob risco de perder em exportações um volume de dinheiro equivalente a 1,3% do seu PIB.
Valor Econômico: Pedágio cai até 12% por falta de obra em rodovias – Nas últimas três semanas, a ANTT chegou a determinar reduções de dois dígitos no valor cobrado dos usuários, por causa do atraso das concessionárias em entregar grandes obras exigidas por contrato. Concessionárias tentam liminares judiciais para evitar perda de receitas. Elas alegam que o descumprimento dos contratos se dá em razão das dificuldades com licenças ambientais, atrasos na liberação de empréstimos financeiros pelo BNDES e desequilíbrio econômico. O TCU detectou R$ 20 bilhões em intervenções obrigatórias que deixaram de ser feitas.
Editorial do Estadão: O ‘Estado empresário’ – O governo tem participação direta e indireta em 637 empresas, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Economia na quinta-feira passada. Os projetos de privatização somam 133 estatais, entre controladas e subsidiárias. É animador saber que o governo está consciente do absurdo da situação, e que deve passar das palavras à ação.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): “O processo de desestatização do Porto de Santos está bem avançado” – O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, garante que a concessão da gestão da dragagem, os novos arrendamentos de terminais no Porto de Santos e o plano de incentivo às operações de cabotagem no País estão entre as prioridades do MINFRA. Em entrevista ao jornal, Piloni fala das tratativas com o BNDES sobre a parceria na contratação de consultorias para definir o modelo mais apropriado para o Porto e prevê que o processo deve se concluir em 2021.
A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Cruzeiros marítimos vão trazer à região 627 mil pessoas em 83 dias de operação no Porto – A atracação do transatlântico da Holland America, em 17 de novembro, abrirá a nova temporada. No Porto de Santos 14 navios terão escalas regulares, sendo oito de trânsito e seis de cabotagem. Passarão pelo portos mais de 627 mil pessoas, aumento de 3,8% em relação à temporada anterior. Na costa brasileira, a expectativa é de expansão em até 6%.
A Tribuna de Santos On-line (sábado): Movimento de cargas nos portos brasileiros cai 3,29% — Os portos brasileiros movimentaram 513 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre deste ano. O fraco desempenho da economia brasileira e a retração da economia mundial são os motivos da queda. Os TUPs responderam pela movimentação de 337 milhões de toneladas, registrando queda de 4,04%; os portos públicos operaram 176 milhões de toneladas, decréscimo de 1,83%.
Imprensa segmentada:
Tecnologística (sexta à tarde): Hamburg Süd apresenta aplicativo para reserva de contêineres – O aplicativo Instant está disponível para os serviços da companhia entre a Costa Leste da América do Sul e Europa ou Ásia, entre a Ásia e a Oceania, e será gradualmente estendido para demais rotas.
Os usuários podem fazer a reserva de sua carga, de maneira online e instantânea até quatro semanas antes do embarque planejado.
Brazil Modal (reproduz release da ANTAQ): ANTAQ participa de debate sobre tendências do setor portuário – Segundo o diretor de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias do Minfra, Fábio Lavor, em painel do VIII Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, realizado na sexta (4), em Brasília, as tendências do setor portuário em um cenário de escassez de recursos públicos são: a ampliação da participação do setor privado, com a outorga de instalação de novos terminais privados; aceleração das licitações de arrendamentos, em conjunto com a ANTAQ; desestatização dos portos por meio do instituto da concessão; e descentralização da gestão dos portos organizados, atribuindo às autoridades portuárias competências de elaborar edital e realizar procedimentos licitatórios, assim como celebrar e fiscalizar os contratos de arrendamentos de instalações portuárias. Participaram do painel a chefe de gabinete da Diretoria-Geral da ANTAQ, Jacqueline Wendpap, o representante do Portonave, Diego Vinícius de Paula, e o representante da Appa, Marcos Freitas.
Comex do Brasil: Visita de Bolsonaro à China pode gerar estremecimento das relações comerciais com os Estados Unidos – O presidente Jair Bolsonaro visitará a China de 24 a 26 de outubro. As autoridades chinesas esperam pronunciamento oficial sobre a adesão do Brasil ao megaprojeto “Um Cinturão, uma Rota” e, ao mesmo tempo, que não haverá veto à entrada da Huawei na implantação da tecnologia 5G no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro não se pronunciou sobre essas questões, mas a adesão do governo foi expressa pelo vice Hamilton Mourão.
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