A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão – Blog do Fausto Macedo – Artigo do deputado Fausto Pinato: BR do Mar dá boas-vindas às grandes empresas estrangeiras e um adeus à concorrência nacional
Para deter a concentração de mercado da cabotagem, é preciso estimular as empresas brasileiras de navegação. Mas, antes, devemos afastar a urgência da aprovação do PL 4199/2020 no Congresso, e devolvê-lo para amplo debate.
Estadão On-line, Folha On-line e O Globo On-line (ontem à tarde) e O Globo: Faturamento da indústria em agosto supera o do período pré-pandemia, informa CNI
O relatório “Indicadores Industriais” aponta que o faturamento da indústria aumentou 2,3% em agosto, na comparação com julho, e 3,6% em relação ao mesmo mês de 2019. Mas o resultado acumulado nos oito primeiros meses de 2020 mostra o tamanho da crise. Na comparação com o mesmo período do ano passado, há quedas em faturamento (-3,9%), emprego (-2,7%), horas trabalhadas (-8,2%), massa salarial (-6,1%) e rendimento médio (-3,6%).
G1, Folha On-line (ontem à tarde) e Valor Econômico (hoje): OMC revisa previsão e vê queda de 9,2% no comércio global de bens em 2020
A nova previsão da OMC é de queda de 9,2%, menor que a de 12,9% estimada em abril, no cenário otimista, e, no pessimista, queda de até 32%. Para 2021, a OMC agora estima alta de 7,2%, mais modesta que a expansão de 21% a 24% esperada anteriormente.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line: Antaq faz consulta pública sobre cobrança de Serviço de Segregação e Entrega (SSE)
A Antaq recebe, a partir de hoje e até 04/11, comentários e avaliações sobre a cobrança da taxa de SSE. O objetivo é analisar e apurar possíveis abusos praticados. O questionário está disponível no link https://bit.ly/SubsidioTHC.
A Tribuna de Santos (página A-8): Especialistas propõem mudanças no BR do Mar
Segundo especialistas, durante o Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, promovido recentemente pela OAB/ES, a desoneração da folha de pagamento de trabalhadores e o financiamento da produção naval são pontos fundamentais para garantir o incentivo à cabotagem. A manutenção do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante também deveria constar no projeto, em tramitação no Congresso.
Folha do Litoral, Informativo dos Portos e Fórum Brasil Export: Portos do Paraná é destaque em fórum de logística e infraestrutura
Como o principal porto da região e o segundo maior do país, Paranaguá foi referência nos debates do Fórum Sul Export, principalmente, quanto à campanha de dragagem permanente, os resultados alcançados em eficiência e movimentação, a gestão descentralizada nos processos dos novos arrendamentos e os investimentos em tecnologia e inovação. A leitura da Carta do Sul Export, na tarde de ontem, encerrou as atividades do fórum, em Curitiba.
Imprensa segmentada:
Informativo dos Portos e Portogente: Desburocratização dos setores logístico e de infraestrutura é tema central da abertura do Intermodal Xperience 2020
O secretário executivo do MINFRA, Marcelo Sampaio, ontem, durante a cerimônia de abertura do evento promovido pela Intermoda, corroborou a necessidade de mais investimentos no setor, para alavancar ainda mais a competitividade do Brasil no cenário internacional e atrair novos aportes ao País. Reconheceu que é preciso apostar em parcerias com a iniciativa privada e que a desburocratização do setor deverá contribuir ainda mais para o seu desenvolvimento.
Agência iNFRA – Artigo do graduado em Engenharia Civil pela Ufes, mestre em Engenharia de Transportes pelo IME, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Planejamento, Gestão e Operações em Corredores de Transporte e em Regulação de Transportes pela UFRJ, Luis Claudio Santana Montenegro: iNFRADebate: Liberdade econômica em ambiente concorrencial o melhor modelo para o desenvolvimento dos portos brasileiros
A questão vem sendo tratada no âmbito da Antaq, relativamente à avaliação da criação de um preço referencial, franquia ou de um preço-teto para o SSE nas operações portuárias. A necessidade de reduzir burocracias e dar dinamismo cada vez maior aos investimentos portuários, permitindo a ampliação da eficiência nesse setor, já é percebida claramente pelos órgãos reguladores. Essa mesma percepção deve também estar pautada nas análises da ANTAQ e do Cade, que certamente caminhará para a defesa da liberdade de preços em um mercado portuário cada vez mais concorrencial.
Portos e Navios: Diretor do BNDES: o que vem se desenhando para Codesa é o modelo da concessão
Durante um painel ontem no Sul Export, Fabio Abrahão lembrou que, para os estudos de desestatização dos portos brasileiros, o modelo australiano foi indicado inicialmente como base, mas que não foi possível reportá-lo ao contexto nacional, diante das diferenças das condições socioeconômicas entre os dois países.
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