Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 08/03/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico: Tarcísio prepara novo salto com ‘Infra Week’

Entre 7 e 9 de abril, o ministro Tarcísio de Freitas voltará diariamente à B3 para leiloar 28 concessões. Serão R$ 10 bilhões em investimentos privados. Estão na lista 22 aeroportos (incluindo Curitiba, Manaus e Goiânia), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e cinco terminais portuários. A oferta de tantos ativos numa única semana recebeu um nome: “Infra Week”. A recessão global lança dúvidas sobre o interesse do mercado na próxima rodada de concessões.

Valor Econômico: Cadeia logística prevê impacto menor em nova onda

O agravamento da pandemia traz novas incertezas, mas a percepção é de que o setor logístico-portuário aprendeu a lidar com a dinâmica cíclica da crise e que não deverão se repetir as turbulências vistas no ano passado, que levaram a um cenário de desabastecimento no País. As viagens marítimas estão demoradas, mas para grande parte das empresas do setor um fator de otimismo e tranquilidade é que as exportações de commodities continuam em franca expansão.

Editorial do Estadão: Falta destravar o País

Só existe crescimento seguro e duradouro com investimento produtivo – e nisso o País vem falhando, de forma assustadora, há muito tempo. O total investido em máquinas, equipamentos e obras ultrapassou 20% do PIB apenas em 4 dos 21 anos desde 2000. A maior taxa foi 20,9%, em 2013. A menor, 14,6%, ocorreu em 2017. A média anual na Ásia emergente tem ficado em torno de 35%.

Correio Braziliense (sábado): Avanço da covid-19 atrapalha e produção industrial cresce apenas 0,4%

Segundo o IBGE, o resultado de janeiro passado foi o pior desde abril de 2020, influenciado pela crise sanitária no Amazonas, que derrubou a produção de eletrônicos e motocicletas na Zona Franca de Manaus. A indústria brasileira vem se recuperando há nove meses consecutivos do tombo recorde de 19,5% registrado em abril de 2020, quando a disseminação do novo coronavírus exigiu o fechamento de várias fábricas pelo país. Porém, perdeu fôlego neste início de ano, já que vinha registrando taxas mais robustas de crescimento até dezembro do ano passado.

Isto É On-line (reproduz matéria da Agência Brasil) e Correio Braziliense: Mulheres ainda são minoria em cargos de liderança e na ciência

Apesar da luta histórica das mulheres por igualdade, a presença feminina em postos de liderança e em áreas de destaque, como a ciência e a política, ainda é menor que a masculina. Segundo o Ipea, atualmente elas são cerca de 54% dos estudantes de doutorado do Brasil. Mas tanto aqui como no resto do mundo, essa participação varia de acordo com a área do conhecimento. Nas ciências da saúde, por exemplo, são maioria (mais de 60%), mas nas ciências da computação, engenharia, tecnologia e matemática elas representam menos de 25%, de acordo com a ONU.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos – página B-5 (ontem): Participação feminina cresce 85%

Em oito anos, a DP World Santos ampliou em 85% a presença de mulheres. Hoje o terminal contabiliza 176 trabalhadoras. Quando a instalação portuária foi construída, no ano de 2013, eram apenas 95. As mulheres estão em quase todos os departamentos da empresa, incluindo os operacionais, onde atuam mais de 100 portuárias em espaços antes preenchidos majoritariamente por homens.

A Tribuna de Santos – página B-5 (ontem) e Portos e Navios (artigo da diretora executiva da ATP e vice-presidente da Wista Brasil, Luciana Guerise): Mulheres lutam por igualdade no setor

Mais do que uma comemoração, o Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, exige reflexão sobre a participação da mulher no mercado de trabalho portuário. A data também deve marcar a busca pela equidade no setor, já que os números mostram que ainda há muito caminho a ser percorrido. Em cargos de diretoria, por exemplo, 80% são homens e só 20% são mulheres. No Brasil, nas entidades que representam empresas do setor, há apenas três mulheres em atuação nos conselhos de administração.

Tribuna do Norte – página 6 (sábado): Movimentação portuária do RN cai 18,78% em 2020

O setor portuário do Rio Grande do Norte movimentou, em 2020, 4,824 milhões de toneladas, queda de 18,78% em relação ao ano de 2019 (5,940 milhões de toneladas). Os dados não contabilizam a carga movimentada no Apoio Portuário, que é a transferência de produtos, principalmente o sal, da área de produção ao terminal, por barcaças. Em 2020, esse volume foi de 1,890 milhão de toneladas, 10,55% menor que o registrado no ano de 2019 (2,113 milhões de toneladas).

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos: Antaq realiza nesta segunda (8) audiência virtual relativa à licitação de área no porto de Fortaleza

A Antaq realiza hoje a partir das 15h uma audiência pública virtual para obter contribuições ao aprimoramento do processo de licitação do arrendamento de terminal destinado à movimentação e armazenagem de granel líquido combustível, especialmente nafta, no Porto Organizado de Fortaleza, denominado MUC59. A sessão virtual será transmitida via o canal da ANTAQ no Youtube.

Portos e Navios: PL da cabotagem vai tramitar com outras propostas sobre tema no Senado

O PL 4.199/2020 vai tramitar no Senado em conjunto com outras propostas também relacionadas à cabotagem e à navegação. A presidência da casa acatou, na última sexta-feira (5), o requerimento da senadora Kátia Abreu de apreciação conjunta com quatro projetos de sua autoria (PLS 421, 422 e 423, de 2014, e o PL 3129/2020) por tratarem de tema correlato. As propostas da senadora abordam, entre outros pontos, temas relacionados ao afretamento de embarcações para cabotagem, AFRMM e CDFMM.

Portos e Navios: Clarksons prevê que comércio marítimo ultrapassará os níveis de 2019 neste ano

A Clarkson Research Services projeta que o comércio marítimo global em 2021 deverá crescer 4,2%, com a movimentação de 12 bilhões de toneladas, 0,5% acima dos níveis de 2019. O comércio marítimo global caiu 3,6% em 2020, ao atingir 11,5 bilhões de toneladas, mas as primeiras semanas de 2021 indicam aumento no transporte marítimo em vários segmentos.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco