A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor On-line (ontem à tarde): Governo e setor chegam a acordo para ampliar Zonas de Processamento de Exportações
O governo e defensores das ZPEs chegaram a um acordo para permitir que as empresas instaladas nessas regiões possam destinar a sua produção para o mercado doméstico e que companhias de serviços possam adotar esse modelo, atualmente restrito à indústria. As mudanças constarão do parecer do deputado Lucas Vergílio à MP 1033, que suspende a cota mínima de 80% de exportação para as empresas instaladas nas ZPEs até o fim deste ano, por causa da pandemia da covid-19. O texto será votado pela Câmara dos Deputados esta semana.
Folha On-line – Coluna Painel S.A (ontem à noite) e Isto É On-line (reproduziu ontem à tarde matéria da Reuters): Impacto de seca em hidrovia não ameaça escoamento de soja
A Aprosoja diz que a crise hídrica que afeta as regiões Sudeste e Centro-Oeste e pode comprometer a hidrovia Tietê-Paraná não ameaça o escoamento da produção de soja. Destaca que rodovias e ferrovias dariam conta de carregar o volume atualmente transportado pela hidrovia, que chegou a 660 mil toneladas nos primeiros quatro meses de 2021. O IBGE estima que serão colhidos mais de 130 milhões de toneladas do grão neste ano. Já as exportações de soja deverão cair em junho, para 10 milhões de toneladas, na comparação com o mesmo mês do ano passado e também versus maio. A projeção pode ser alterada à medida que novas embarcações entram no ‘line-up’ ao longo do mês.
Folha On-line – Coluna Painel S.A (ontem à noite): Anac libera lista de aeroportos sustentáveis
A Anac divulga nesta terça os resultados da 2ª edição do ranking de aeroportos sustentáveis com boas práticas de gestão ambiental em critérios de consumo de água e energia, qualidade do ar, ruído e resíduos. Os aeroportos de Salvador (BA), Manaus (AM) e Macaé (RJ) lideraram as listas divididas por porte de empreendimento em passageiros transportados.
Valor Econômico: Indefinição sobre regime fiscal afeta projetos em portos
BTP vinha planejando a compra de quatro portêineres ship-to-shore para dinamizar suas operações no Porto de Santos, mas o plano de aquisição foi adiado. A TIL, sua principal acionista, preferiu encomendar os guindastes para seu terminal em Ashdod (Israel), em razão da falta de perspectivas sobre o futuro do Reporto. A renovação do regime foi incluída como emenda ao PL da “BR do Mar”, que perdeu a urgência e agora está praticamente engavetado e, paralelamente, o Orçamento da União para 2021 ficou sem rubrica voltada para o Reporto.
Imprensa regional:
G1 Santos, Santa Portal (ontem à noite) e A Tribuna de Santos: Santos, SP, vacina portuários de 30 a 35 anos contra a Covid-19 nesta terça-feira
De acordo com a Prefeitura de Santos, profissionais com essas idades poderão receber a 1ª dose do imunizante da Oxford/AstraZeneca hoje. As doses são remanescentes do público de 35 a 59 anos, que começou a ser vacinado na última terça-feira (1º).
Diário Popular (ontem à tarde): Portos RS recebem confirmação do envio de mais vacinas contra a Covid para imunização dos portuários
A superintendência dos portos do RS recebeu ontem a confirmação de mais de seis mil doses para concluir a imunização dos trabalhadores portuários. A primeira etapa da vacinação foi concluída na última semana. A aplicação das doses foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Movimentação de cargas registra alta de 38,63% no primeiro quadrimestre
O relatório “Índice da Movimentação de Cargas do Brasil”, da AT&M, aponta que no primeiro quadrimestre foram registrados R$ 2,9 trilhões em movimentação de cargas no país. No mesmo período do ano passado, foram R$ 2,1 trilhões, um aumento de 38,63%. A base de dados do relatório é formada por mais de 25 mil empresas, entre transportadoras, operadores logísticos e embarcadores. Foram 327 milhões de documentos averbados, que representam os pedidos de transportes realizados. No mesmo período do ano passado foram 185 milhões documentos averbados.
Portos e Navios e Guia Marítimo: Santos Brasil bate recorde de movimentação em uma única embarcação
O recorde da empresa aconteceu no Tecon Santos, na operação do navio Cap. San Augustin, do armador MSK, com 5.452 contêineres movimentados em 44 horas, atingindo um MPH de 124,36. O maior número de contêineres movimentados no terminal santista administrado pela companhia até havia sido 5.093, em novembro de 2013. Antevendo o crescimento da demanda e a necessidade de operações cada vez mais ágeis e assertivas, a Santos Brasil iniciou em 2019 a ampliação de 220 metros do cais acostável do Tecon Santos, que passará a ter 1.510 metros totais. A previsão é de que as obras sejam finalizadas no segundo semestre, permitindo o recebimento simultâneo de até três New Panamax no Tecon e mais um navio no TEV.
Guia Marítimo: SUAPE lança selo amigo do oceano para incentivar boas práticas ambientais nos terminais arrendatários
“O selo digital, com validade de um ano, será concedido aos terminais comprometidos com os cuidados com o ecossistema marinho e estuarino e com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, aprovada pela ONU, em 2015”, pontuou o diretor-presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão. Serão avaliados 22 critérios que contemplam a gestão ambiental, incluindo o consumo de água e energia e práticas de combate ao lixo no mar. Ao longo deste mês, os terminais serão formalmente convidados a pleitear a certificação de sustentabilidade de suas operações.
A Imprensa On-line (ontem): Desestatização dos portos organizados é tema de webinar do Instituto Besc
O Instituto Besc de Humanidades e Economia realiza hoje a 32ª Aspen (Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional) com o tema ‘Desestatização dos Portos Organizados: isso é bom ou ruim? Para quem?’, com o secretário Diogo Piloni e outros executivos e autoridades. O evento será transmitido ao vivo pela página do Besc no Youtube, às 17h.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021