Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

Síntese diária de notícias – 08/07/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

 Valor Econômico: Brasil faz nova proposta na OMC para facilitação de investimentos

A novidade é a criação de um “facilitador nacional de investimentos” que os países deveriam adotar para reduzir a burocracia e atrair mais capital externo. A negociação foi lançada em dezembro de 2017 numa reunião ministerial da OMC, em Buenos Aires. Desde então, o número de participantes aumentou de 70 para 102 membros, representando 70% dos fluxos mundiais de Investimento Direto Estrangeiro (IDE).

Valor On-line (ontem à tarde) e Portal Exame (reproduz matéria do Estadão Conteúdo): Investimentos crescem 28,2% em maio, na maior alta mensal desde 1996, diz Ipea

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 28,2% em maio, frente ao mês anterior, a maior alta mensal desde fevereiro de 1996, início da série histórica. O resultado ocorreu após queda de 13,4% em março e de 27,5% em abril. Mesmo com a forte alta no mês, as perdas registradas no pior momento da pandemia não foram completamente superadas. Em maio, o indicador estava 19,5% abaixo do verificado em fevereiro, antes de decretos de isolamento social.

Portal Uol (reproduz matéria da Reuters ontem à noite) e Valor Econômico: Anec eleva previsões de exportação de soja, farelo e milho do Brasil em julho

A Anec elevou a estimativa de embarque de soja do país em julho para 8 milhões de toneladas, ante 7,25 milhões projetados na semana anterior. Com isso, a perspectiva de embarques da para o acumulado do ano deve alcançar 69,57 milhões de toneladas. A projeção para as exportações de milho passa de 3,9 milhões de toneladas na semana passada para 5,16 milhões de toneladas. No farelo de soja, a elevação foi de 200 mil toneladas, para 1,7 milhão, deixando as exportações de janeiro a julho em estimadas 10,1 milhões de toneladas.

Estadão On-lineFolha On-line O Globo On-line (ontem à noite): Câmara aprova texto-base da medida provisória de socorro ao setor aéreo

A Câmara aprovou o texto-base da MP 925 em votação simbólica, sem contagem de votos. Deputados não chegaram a votar os destaques, pedidos de alteração ao texto. Essa análise deverá ser feita hoje (8). Com isso, as companhias aéreas terão prazo de até 12 meses para devolver aos consumidores o valor das passagens compradas entre 19 de março e 31 de dezembro de 2020 e canceladas em razão do agravamento da pandemia.

Valor Econômico: Brasil tem a quarta maior taxação sobre as empresas, aponta OCDE

O Brasil tem em 2020 a quarta maior cobrança de imposto sobre as empresas, entre 109 países, com taxação de 34%, O dado foi divulgado pela OCDE no relatório anual “Corporate Tax Statistics”. A taxa média global sobre a renda das companhias fica em 20%, ou 14 pontos percentuais a menos que no Brasil. Dos 109 países pesquisados, somente 21 tem taxa igual ou acima de 30% em 2020. A Índia é a campeã, com cobrança de 48,3%.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página A-8): Dnit informa conclusão da dragagem

O órgão comunicou formalmente o fim dos trabalhos pela Van Oord à SPA, com um termo de recebimento do serviço. Com esse comunicado, o contrato feito pela Autoridade Portuária – com a DTA Engenharia – não tem mais obstáculos. A empresa, agora, é a responsável pelo serviço de toda a extensão da via marítima, do acesso até os berços.

G1 Santos (ontem à tarde): Sindaport vai entrar na Justiça contra demissões de 38 funcionários da SPA

O Sindaport resolveu ingressar com uma ação judicial no Ministério Público do Trabalho buscando uma liminar que suspenda as demissões e instaure mediação e conciliação desse conflito. A SPA disse que as demissões fazem parte de mais uma etapa do processo de readequação empresarial, atendendo-se aos novos padrões de governança corporativa.

Diário do Nordeste (ontem à noite): Movimentação no Porto de Fortaleza cresce 9% no 1º semestre, apesar da pandemia

No primeiro semestre o Porto de Fortaleza registrou crescimento de 9% na movimentação de cargas, comparado ao mesmo período do ano passado. A alta foi puxada pelos produtos: trigo, escória, clínquer, manganês, magnésio, vergalhão, tarugo de aço e os derivados de petróleo. As 2,34 milhões de toneladas registradas até o momento representam 53% de tudo o que foi movimentado em 2019 (4,4 milhões de toneladas).

Imprensa segmentada:

PortogenteGuia Marítimo Portos e Navios (reproduzem matéria da CDRJ): Cais público do Porto do Rio de Janeiro será alfandegado este ano

O realfandegamento de parte do cais público do Porto do Rio de Janeiro, solicitado pela CDRJ à Receita Federal em fevereiro, está previsto para acontecer em breve. A companhia contratou uma empresa de consultoria e auditoria para verificar a eficiência e a segurança dos sistemas informatizados de controle de acesso ao porto para envio à RF.

Comex do Brasil (com informações da Fiesp): Conselhos da Fiesp debatem futuro do agronegócio com membros da OC, governo federal e setor privado

Os impactos da pandemia de Covid-19, as consequências da guerra comercial entre China e Estados Unidos e as mudanças no comércio internacional de alimentos foram alguns dos temas analisados durante e reunião conjunta dos Conselhos Superiores de Agronegócio (Cosag) e Comércio Exterior (Coscex), realizada na última segunda-feira. O diretor do Conselho e Comitê de Negociações Comerciais da OMC, Victor do Prado, destacou que o vírus causou uma interrupção nas cadeias de valor e levou países a adotarem restrições a agropecuários, uma medida que pode abrir oportunidades para o Brasil, mas causar apreensão no resto do mundo. A cooperação internacional será mais necessária do que nunca, e o Brasil tem potencial para exercer um papel primordial nesse cenário.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco