A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Estadão On-line (ontem à tarde): Ministério da Infraestrutura já abriu 60 processos por suspeitas de irregularidades – Os casos foram avaliados dentro do programa Radar Anticorrupção, da Subsecretaria de Governança e Integridade. Nessa semana, a subsecretaria também lançou um Guia de Interação com o Setor Privado, explicando detalhadamente as condutas compatíveis com o exercício da função pública e as que devem ser evitadas.
Isto É (reproduziu ontem à noite matéria do Estadão Conteúdo): Camex zera alíquota de importação de embarcação para cabotagem – Segundo o ministro Tarcísio Freitas, a mudança significa uma redução de custo na aquisição de frota de no mínimo 40% no âmbito do programa BR do Mar.
Estadão Broadcast: Banco do Nordeste quer limitar financiamento a projetos de infraestrutura – Na esteira da redução do papel do BNDES no financiamento à infraestrutura, o banco vinha exercendo um papel relevante no crédito a projetos de energia elétrica e infraestrutura de transportes no Nordeste. Atualmente, o BNB financia entre 70% e 90% do total do investimento de empresas de maior porte. Com a perspectiva de limitação, o restante dos recursos necessários para a realização das obras precisará ser obtido junto a outras fontes, por exemplo, no mercado de capitais via a emissão de debêntures de infraestrutura.
Valor On-line e Folha On-line (ontem à tarde): Análise: Leilão mostra cautela de petroleiras privadas estrangeiras com Brasil – As petroleiras estrangeiras sumiram da 6ª Rodada de Partilha do Pré-Sal, realizada ontem. Apenas Petrobras, em consórcio com a petroleira estatal chinesa CNODC, arrematou área a de Aram, na Bacia de Santos. As outras quatro áreas também na Bacia de Santos e na Bacia de Campos não receberam ofertas. O consórcio da petroleira vai pagar R$ 5,05 bilhões em bônus de assinatura e o governo deixa de arrecadar R$ 2,8 bilhões em bônus de assinatura, referentes às áreas não licitadas.
Portal Veja On-line e Valor On-line (ontem à tarde): Fim da estagnação está próximo: os sinais da recuperação econômica – O pequeno avanço no PIB de 0,92% neste ano, segundo previsão do governo, está relacionado quase que exclusivamente à iniciativa privada, que começa a aprender a se virar sem os recursos do BNDES ou dos grandes contratos públicos. Já não existem PACs nem orçamento para investimentos. A situação está longe de ser confortável, mas a melhora é perceptível.
Estadão On-line (ontem à tarde): Programa do Fórum Econômico Mundial quer impulsionar indústria 4.0 no País – Em parceria com o Ministério da Economia e com o governo paulista, a organização anunciou ontem um projeto piloto para impulsionar a Quarta Revolução Industrial nas PMEs brasileiras. A inauguração está planejada para ocorrer em maio de 2020, quando a capital paulista sediará o Fórum Econômico Mundial para a América Latina. A difusão da Internet das Coisas no maquinário industrial brasileiro será o foco principal.
Imprensa regional:
G1 Santos (ontem à noite), A Tribuna de Santos e Estadão On-line Blog do Fausto Macedo (ontem à noite): Receita Federal localiza mais de 340 kg de cocaína em carga de açúcar no Porto de Santos – Em ação da Receita Federal na tarde de ontem, no pátio de contêineres de um terminal no Porto de Santos, foram apreendidos 345 quilos de cocaína no interior de uma carga de açúcar que passaria pela Europa com destino ao Porto de Tema, em Gana.
Imprensa segmentada:
Guia Marítimo: Melhorias no acesso marítimo ao Porto do Rio de Janeiro ocorrerão em breve – A CDRJ encaminhou formalmente à Praticagem, no dia 29/10, o projeto de sinalização náutica do Canal de Cotunduba para emissão de parecer técnico, como previsto nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM). Depois ele seguirá à Capitania dos Portos para análise e alteração das cartas náuticas pela Marinha do Brasil ainda neste ano.
Informativo dos Portos: Paranaguá recebe o maior investimento portuário do País – As obras de ampliação do TCP inauguradas recentemente somaram investimentos superiores a R$ 600 milhões. Com a expansão e a consequente possibilidade de o terminal operar simultaneamente três dos maiores navios de contêineres , o terminal amplia em 60% sua capacidade de movimentação, que passa a 2,5 milhões de TEUs/ano. A retroárea também será ampliada para 500 mil m².
Brazil Modal (reproduz release da Antaq): Estudo da ANTAQ indica que preços do THC nos portos brasileiros não são barreira ao comércio exterior do país pela via marítima – Ele aponta que o valor médio de THC, divulgado pela CMA-CGM, ONE, Hapag-Lloyd e Hamburg Süd sobre a movimentação de contêineres para os principais portos brasileiros, está abaixo daqueles divulgados para o conjunto dos portos da América Latina, América do Norte e Europa e levemente acima dos preços dos portos da África e da Ásia.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2019