Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 08/12/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Estadão On-lineFolha On-lineG1Valor On-lineO Globo On-lineCNN Brasil (ontem à noite) e Yahoo Finanças (reproduz matéria da Agência Brasil) e A Tribuna de Santos (página A-8): Câmara aprova texto-base do PL de incentivo à navegação entre portos, o BR do Mar

A Câmara dos Deputados aprovou ontem o texto-base do PL da BR do Mar, por 324 votos a 114. O governo espera aumentar em 40% a capacidade da frota marítima para cabotagem nos próximos três anos por meio da flexibilização dos afretamentos de embarcações estrangeiras. Os deputados também aprovaram a extensão do Reporto até o fim de 2021, embora o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, tenha ponderado que a reforma tributária pressupõe que não existam mais regimes especiais. Decidiram ainda a redução da cobrança da alíquota do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) para 8%.

Valor Econômico: Governo põe até R$ 2,2 bi na Ferrogrão para reduzir risco

O Ministério da Infraestrutura pretende colocar à disposição da futura concessionária até R$ 2,2 bilhões em recursos da União para bancar os chamados “riscos não gerenciáveis” do empreendimento de 933 km de extensão entre Sinop (MT) e Miritituba (PA). O mecanismo inédito nas concessões de ferrovias visa a dar mais segurança a potenciais investidores e viabilizar a Ferrogrão de modo a impulsionar o Arco Norte como rota de escoamento para a produção agrícola.

Estadão On-line (ontem à tarde), Estadão On-lineFolha On-line O Globo On-line:  Produção de veículos em novembro é a maior em 13 meses

A produção das montadoras em novembro atingiu 238,2 mil unidades, crescimento de 0,7% em relação a outubro e o melhor resultado em 13 meses. Em relação a novembro do ano passado a alta é de 4,7%. Mas ontem a Anfavea para o “risco imediato” de paralisação de linhas, por conta de problemas de abastecimento em insumos, como aço, borracha, pneus e materiais plásticos.

Estadão On-line (ontem à tarde): Indústrias inovadoras reagiram melhor à pandemia, mostra estudo da CNI

Pesquisa da CNI com 500 indústrias de todos os portes revela que 54% das indústrias que adotaram de uma a três tecnologias digitais na produção, portanto, consideradas 4.0, foram mais resilientes à crise gerada pela pandemia: lucraram mais, mantiveram ou até ampliaram as contratações de trabalhadores e têm melhores perspectivas de faturamento para o ano que vem.

Isto É On-line (reproduziu ontem à tarde matéria do Estadão Conteúdo): Tecon Rio Grande bate recorde de exportação de arroz, com 10 mil contêineres

O terminal operado pela Wilson Sons somou de janeiro a novembro mais de 252 mil toneladas do produto embarcadas, 12% a mais que em igual período de 2019. Elas tiveram como destino o Peru, Estados Unidos, México, Venezuela, Guatemala, Cabo Verde, África do Sul e Angola.

Imprensa regional:

Santa PortalPortos e Navios Guia Marítimo (ontem à tarde): SPA lança editais para contratos transitórios de 3 terminais no total de 100 mil m²

Os editais lançados ontem se referem a áreas, no Saboó e Paquetá, com contratos vencidos recentemente. São 101,3 mil m2 a serem transferidos à iniciativa privada pelo prazo de 180 dias ou até que sejam ultimados os respectivos processos licitatórios para a assunção do novo arrendatário. Vence quem ofertar o maior valor resultante da soma dos valores fixos (por m2) e variáveis (por movimentação). Não há restrição de tipologia de carga a ser movimentada.

O Povo On-line: Qual o futuro do Porto do Mucuripe?

Webinar da FGV Transportes, na quinta-feira, às 10 horas, vai discutir o futuro do Porto de Mucuripe, que depois da criação do Porto do Pecém , vem buscando modelos novos de atuação. Atende a cinco estados do Nordeste, além das regiões Norte, Centro-Oeste e do Vale do São Francisco e mantém linhas de navegação com Estados Unidos, Canadá, América Central, Europa, África e países do Mercosul.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Navio conteineiro de 335 metros navega pelo Canal de Cotunduba em período noturno

Na quinta-feira (3), o navio mercante ‘Ever Lifting’ desatracou do terminal ICTSI Rio, no Porto do Rio de Janeiro, com destino ao Porto de Santos, utilizando o Canal de Cotunduba. É a primeira vez que um navio desse porte navega em período noturno pela via. A manobra noturna contou com ação coordenada das equipes da Gerência de Acesso Aquaviário da CDRJ, da Gestão de VTMIS, da Marinha do Brasil, da Praticagem RJ e da Guarda Portuária.

Informativo dos Portos: Antaq altera norma para operar nas navegações de apoio marítimo, apoio portuário, cabotagem ou longo curso

A Resolução nº 8.094-ANTAQ, de 02/12/2020, entra em vigor em 02 de janeiro de 2021, com novas regras para se operar nas navegações de apoio marítimo, portuário, cabotagem ou longo curso.

Portos e Navios: “Não vamos conseguir o LandLord Port com um modelo estatal”, diz CEO da Codesa

De acordo com o CEO da Codesa, Julio Castiglioni, o Brasil ainda não possui condições de implantar o LandLord Port dentro de um modelo estatal. Para isso precisaria passar por amplas mudanças regulatórias e culturais, incluindo alguns pontos da Constituição Federal, a lei de licitação, de concessão e a atuação de reguladores. “Por isso estamos indo para um caminho mais pragmático da desestatização”, declarou em webinar realizado ontem pela FGV.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco