Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 09/10/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line – Coluna do Fausto Macedo – Artigo do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni (ontem à tarde): BR do Mar dá boas-vindas ao crescimento da cabotagem no Brasil

O projeto, cujos contornos são de conhecimento público há mais de um ano, conta hoje com o apoio formal de entidades relevantes para o setor e para economia brasileira. Não se alinham tantos interesses sem um grande trabalho de negociação, articulação e convencimento. Seu cerne está na abertura do mercado de maneira progressiva e responsável, buscando um equilíbrio entre a redução de custos e a regularidade na oferta de transporte, a partir da liberdade para o estabelecimento de novas EBNs sem a necessidade de embarcações próprias.

Estadão On-lineO Globo On-line (ontem à tarde), Correio Braziliense Valor Econômico (hoje): Governo lança edital para estudos de concessão de 17 aeroportos, incluindo Santos Dumont e Congonhas

O ministro Tarcísio de Freitas comemorou no twitter o lançamento do edital ontem. “1º passo p/ concessão de +17 aeroportos pela 7ª rodada de leilões do setor em 2022. Incluindo Santos Dumont/RJ e Congonhas/SP. Antes, no 1º trimestre de 2021, outros 22 aeroportos serão leiloados. Blocos com Curitiba, Goiânia e Manaus”.

G1 (ontem à tarde), Valor EconômicoPortal Yahoo Notícias Comex do Brasil (com informações do MAPA): IBGE prevê safra recorde de 252 milhões de toneladas de grãos em 2020

O patamar recorde é 4,4% superior à colheita de 2019. A produção de soja deve bater mais um recorde, com expectativa de totalizar 121,4 milhões de toneladas, alta de 7% frente à safra de 2019 e de 0,3% em relação ao que foi estimado em agosto. O algodão é outro destaque, com um recorde de produção esperado em 7,1 milhões de toneladas, aumento de 2,4% em relação à estimativa de agosto e de 2,7% em relação a 2019. As exportações de soja e derivados deverão crescer para US$ 34,5 bilhões em 2020, 5,7% mais que em 2019, segundo a Abiove. Para 2021, a Conab estima nova safra recorde de soja e exportação de 85 milhões de toneladas.

O Globo On-lineFolha On-line (ontem à tarde) e Valor Econômico (hoje): Produção industrial já supera nível pré-pandemia em seis dos 15 lugares pesquisados

Levantamento do IBGE mostra que a produção industrial cresceu, de julho para agosto, em 12 de 15 regiões e em seis delas (Amazonas, Pará, Ceará, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco) o nível ficou acima do registrado em fevereiro deste ano.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página A-8): Webinar destaca revisão de tributos

Em webinar promovido ontem pelo caderno Porto & Mar, o presidente da Fenop, Sérgio Aquino; o coordenador da Câmara de Operadores Portuários da ACS, Ricardo Molitzas; e o presidente da Comissão de Direito Portuário da OAB Santos, Lucas Renio da Silva, comentaram as propostas dos candidatos a prefeito de Santos para o setor portuário. Rever a carga tributária, sobretudo a alíquota de ISS, e regulamentar as contrapartidas previstas no EIV de terminais são prioridades que devem constar nos planos de governo dos candidatos. Outra prioridade é o fortalecimento da Secretaria Municipal de Assuntos Portuários e Marítimos também para atuar junto às esferas federal e estadual.

Portal Bahia Econômica: Secretário-executivo do MINFRA vistoria complexo portuário da Codeba

Ontem o secretário Marcelo Sampaio acompanhou os trabalhos da companhia, que, em 2019, faturou R$ 158,6 milhões, um aumento de 13,36% em relação a 2018. O Porto de Salvador contribuiu com a movimentação de 3,3 milhões de toneladas até outubro deste ano. Conta com nove armazéns, um moderno terminal de contêineres, seis portêineres, oito empilhadeiras, três empilhadeiras para contêineres vazios e oito RTGs. As principais mercadorias movimentadas são os granéis sólidos (trigo), granéis líquidos (asfalto) e cargas gerais como granito e celulose. Hoje Sampaio vistoriará o Porto de Aratu-Candeias.

Tribuna do Norte G1 RN (ontem à tarde): Codern anuncia chegada de escâner de contêineres ao Porto de Natal

A companhia anunciou ontem o recebimento do “escâner” de contêineres, que deverá reforçar a segurança do porto, estratégico na rota do tráfico de drogas internacional. Os procedimentos de instalação já foram iniciados e a Receita Federal também receberá as imagens geradas pelo equipamento. As negociações com órgãos como RF, Polícia Federal, Anvisa e MMAPA; armadores e operadores portuários para aumentar a segurança estão em andamento desde 2019.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Com áreas ociosas, CDP vislumbra oportunidades nas alterações na Lei dos Portos

A Companhia Docas do Pará aposta nas recentes alterações na Lei dos Portos, a partir da aprovação da Lei 14.047/2020, para devolver competências à autoridade portuária e simplificar o arrendamento de áreas ainda disponíveis no Porto de Vila do Conde, que possui 2,7 milhões de m2, mas apenas pouco mais de 600 mil m2 ocupados.

Portos e Navios: Portos paranaenses registra alta de 28% na movimentação em setembro

Em setembro, 5,26 milhões de toneladas foram embarcadas e desembarcadas no estado. Nos mesmos 30 dias, em 2019, o volume das operações foi de 4,1 milhões de toneladas. No acumulado de janeiro a setembro, o aumento é de 11% em relação ao mesmo período em 2019. Neste ano, 43,9 milhões de toneladas foram importadas e exportadas pelos terminais do Paraná. No ano passado, nos noves meses, 39,7 milhões de toneladas.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco