A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Estadão: Sob pressão, Guedes traça plano para enfrentar efeitos da crise no Brasil – Como resposta à crise, o ministro da Economia quer “blindar” os projetos prioritários e destravar as negociações políticas para as reformas emperradas até agora pelo embate em torno das regras do Orçamento de 2020. O plano conjunto do governo para enfrentar os efeitos da turbulência global inclui a aceleração da agenda de reformas, atuações do Banco Central para conter o dólar e desenferrujar o canal de crédito e o reforço dos bancos públicos (Caixa e Banco do Brasil) em linhas de socorro a empresas e famílias.
Portal Exame e G1: Tabela de frete: nova tentativa de conciliação no STF – O ministro do STF Luiz Fux decidiu fazer uma última tentativa de conciliação para a tabela do frete que se arrasta desde a greve geral que parou o país em maio de 2018. O magistrado reúne hoje em seu gabinete, representantes do governo, dos caminhoneiros e de empresas de transporte para uma audiência pública. A mobilização do governo Bolsonaro para que ocorresse uma nova rodada de negociações aconteceu diante do receio de uma derrota no plenário do STF, que poderia enfurecer caminhoneiros e eventualmente gerar novos protestos, uma vez que a categoria apoiou a eleição do presidente.
Valor Econômico: Previsões para PIB brasileiro podem cair mais – Com a perspectiva de um impacto maior da epidemia de coronavírus sobre a economia global e o mergulho dos preços do petróleo, aumentou o risco de novas reduções das estimativas para o crescimento brasileiro em 2020. Nas últimas semanas, as projeções caíram para a casa de 1,5% a 2%, devido à piora do cenário externo por causa dos efeitos do vírus e da própria fraqueza da economia brasileira nos últimos meses. Na virada do ano, os mais otimistas viam como possível uma expansão superior a 2,5%.
Reuters (ontem à tarde): Rumo não vê impacto de coronavírus na China sobre embarques de soja do Brasil, diz CEO – A Rumo não sentiu “nenhum impacto” da epidemia do coronavírus na China sobre os embarques de soja do Brasil. Segundo o presidente da companhia, João Alberto Abreu, o “lineup” de navios para soja no porto de Santos “é bastante robusto”.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Impactos do coronavírus chegam ao Porto – O comércio global realizado por contêineres registrou um movimento mais fraco do que o normal nos dois primeiros meses do ano. Entre os motivos, segundo o Centronave, estão os impactos da paralisação de atividades por conta do coronavírus na China. Para este mês, é esperada uma escassez momentânea de caixas metálicas. No Porto de Santos, escalas de navios podem ser canceladas.
A Tribuna de Santos: Retenção de cargas afetará operações – Isto deve acontecer porque muitos não foram descarregados na Ásia e podem demorar a serem reposicionados para novos embarques. O Centronave aponta que partidas não foram realizadas nos fluxos de comércio da Ásia com Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. Com isso, as caixas metálicas ficaram retidas nos portos. No caso de contêineres refrigerados (reefers), o congestionamento ainda é crítico em Xangai, Xingang e Ningbo. Atualmente, a maioria das províncias da China está retomando o trabalho e deverá gradualmente aumentar o nível de atividades nos próximos dias.
G1 (PR): Aberta licitação para obras de reforma e adequação do terminal hidroviário de Alenquer (PA) – A obra está orçada em R$ 3,8 milhões, com recursos do superávit do tesouro. Os interessados podem consultar o edital de licitação no site da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) e no Compras Pará. O pregão será presencial e na modalidade fechada, ou seja, cada empresa interessada apresenta uma única proposta para reforma. A data de abertura será dia 31 de março, às 9h, na sede da CPH.
Imprensa segmentada:
Brazil Modal (reproduz release da ANTAQ): ANTAQ realiza em Belém audiência pública sobre a proposta de revisão de norma da navegação interior – A audiência pública em Belém foi a segunda oportunidade para o debate acerca da proposta de norma, que tem por objetivo a revisão da Resolução nº 912/2007. Em 29 de janeiro último, a Autarquia realizou uma primeira audiência pública presencial sobre o tema, em Manaus.
Portos e Navios: Movimentação de cargas no Porto de Cabedelo registra aumento de 11,4% em fevereiro [em comparação ao mesmo período de 2019] – Em relação ao primeiro bimestre do ano, a balança operacional do Porto de Cabedelo registrou um aumento de 10,57% em relação aos dois primeiros meses de 2019. Foram 14 navios no período e um total de 184.350 toneladas movimentadas, sendo 108 mil de granéis sólidos e quase 76 mil de granéis líquidos.
Brazil Modal (reproduz matéria do G1): Agronegócio cresce 3,8% e representa 21% do PIB brasileiro em 2019, diz CNA – O dado é diferente do PIB agropecuário, divulgado pelo IBGE na última quarta-feira, que calcula o que é produzido dentro das fazendas. Já o índice da CNA leva em conta o agronegócio como um todo, como as agroindústrias (como frigoríficos) e o setor de serviços (como transporte de mercadoria). Entre os segmentos do setor, o PIB cresceu para insumos (5,54%), agroindústria (4,99%) e agrosserviços (6,77%), mas recuou para o segmento primário (3,03%); nesse último caso, pressionado para baixo pela agricultura. Por outro lado, o desempenho da pecuária foi considerado excelente pelo estudo.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020