Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 10/05/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line (sexta-feira à tarde): Esgotamento de portos acentua urgência de ampliar armazenagem

Em debate promovido pela Conab, especialistas da ressaltaram a necessidade de se ampliar o espaço de armazenamento de grãos no Brasil. Afirmaram que é preciso encontrar soluções emergenciais, já que o cenário indica que a capacidade de escoamento pelos portos deve se esgotar até 2025. O déficit de estocagem chega a 71% da capacidade estática na região do Matopiba (confluência do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), ou a 12 milhões de toneladas de grãos, que ficam no aguardo de armazenamento a cada safra. No Centro-Oeste, também quase não há armazéns disponíveis.

CNN Brasil (reproduziu matéria do Estadão Conteúdo no sábado): Brasil está entre os 5 maiores exportadores em cerca de 30 produtos agrícolas

Estudo realizado pelo Instituto Millenium, com base em dados de 2019 da FAO/ONU, para traçar uma radiografia do agronegócio brasileiro e entender por que o setor vive anos seguidos de prosperidade na contramão dos demais, aponta que o maior destaque é para os de sempre: açúcar, cereais, soja, milho, oleaginosas e frutas cítricas.

Estadão On-line (sexta-feira): Investimento do governo federal em infraestrutura de transportes é o menor em 20 anos

Nunca o governo federal investiu tão pouco em estradas federais, portos, aeroportos e ferrovias. A situação grave, aprofundada pelo rombo nas contas públicas, encontra alguma reação nas concessões ao setor privado. Mas restam 55 mil quilômetros de estradas federais que, na melhor das hipóteses, terão dinheiro neste ano apenas para tapar alguns buracos. Levantamento da CNT mostra que em 2021 investimentos em transportes serão da ordem de R$ 7,4 bilhões, volume quase seis vezes inferior ao injetado no setor em 2012 e menos da metade de 20 anos atrás, quando contou com o equivalente a R$ 15,5 bilhões.

Folha On-line (sábado): Governo de São Paulo põe 22 aeroportos em leilão e prevê novas rotas regionais

O governo de São Paulo marcou para 15 de julho o leilão de 22 aeroportos regionais e incluiu importantes unidades que estão com obras travadas ou sem capacidade de ampliação, como os terminais de Ribeirão Preto, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. O edital da licitação, publicado na quarta (5), determina concessão com prazo de 30 anos. O investimento privado deverá alcançar R$ 450 milhões ao longo do período.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso – página B-5 – ontem): Plataforma eletrônica portuária sob ameaça

O corte de verbas do governo britânico a projetos internacionais, diante dos impactos da Covid-19, ameaça a implantação do projeto port community system (PCS). As discussões estão suspensas desde o mês passado. A Procomex, que coordenava no Brasil o programa de cooperação bilateral de Facilitação do Comércio e a implantação desse projeto não teve seu contrato renovado com o Fundo Britânico. O PCS prevê reduzir em até 40% a quantidade de etapas necessárias para uma operação no Porto de Santos.

A Tribuna de Santos (impresso – página D-7 – ontem): Cais santista, um porto seguro para quem busca oportunidade

O Porto de Santos garante oportunidades de emprega a 29 mil pessoas, em especial nas atividades de transporte e logística, mais do que o próprio setor de comércio e serviços da cidade, outro pilar da economia local.

A Tribuna de Santos (impresso – página A-10 – sábado): Portuários exigem vacina do Governo

Trabalhadores portuários de todo o País se reunirão amanhã (11) para articular uma paralisação nacional por 24 horas, para pressionar o governo a divulgar um calendário de vacinação para a categoria contra a covid-19.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Portos RS obtém licença de operação hidroviária entre Rio Grande e Porto Alegre

O trecho entre Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre pela Lagoa dos Patos é um dos mais importantes para a cabotagem no RS. Depois da conclusão da dragagem do canal da Feitoria, a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul recebeu da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) a Licença de Operação (LO) deste canal e de outros ramais hidroviários. Essa é a primeira vez que o órgão ambiental realiza este tipo de liberação, uma vez que eram emitidas apenas licenças para ações de manutenção dessas vias.

Portos e Navios: Codesa investe em ferramenta para acesso a estatísticas

A Codesa liberou, em Power BI, o relatório de Desempenho Operacional que dá acesso a natureza e tipo de cargas movimentadas no porto nos últimos quatro anos, o perfil de embarcações que atracaram e os principais indicadores de produtividade, segregados por berço e mercadoria. Os dados organizados ajudam a companhia a negociar com interessados em usar as instalações.

Editorial do Portogente: Futuro incerto no Porto de Santos

A modernização do porto de Santos prevê investimentos da ordem de R$15 bilhões. O déficit primário previsto para este ano do governo federal está em torno de R$150 bilhões e, portanto, não haverá verba orçamentaria da União para ser aplicada em modernização portuária. Portanto, o futuro do principal porto do Hemisfério Sul não pode ter o horizonte do mandato de uma diretoria. O novo tempo da logística mundial e a infraestrutura nacional determina um novo paradigma para o complexo portuário de Santos, cuja implantação demanda investimentos que o Brasil não tem. Definir um modelo consistente de desestatização pode ser um caminho.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco