Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 10/09/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Isto É On-line e Portal Uol (reproduziram ontem à tarde matéria do Estadão Conteúdo): Governo lança site sobre projeto de incentivo à cabotagem, o BR do Mar

O site lançado ontem pode ser acessado em: gov.br/infraestrutura/pt-br/brdomar. Para o governo, com o BR do Mar, será possível ampliar o volume de contêineres transportados por ano, de 1,2 milhão de TEU em 2019, para 2 milhões de TEU em 2022, coo também a capacidade da frota marítima para esse transporte em 40% nos próximos três anos.

Valor Econômico e Editorial do Estadão: Investimento externo só se ajusta em 2022

A Unctad estima que apenas em 2022 o fluxo global de Investimento Estrangeiro Direto (IED) começará a se recuperar da crise provocada pela pandemia, depois de cair 40% neste ano e 5% a 10% em 2021. O Brasil é o quarto, dentre 31 países desenvolvidos e em desenvolvimento, que mais perdeu investimentos (-15,4%) no segundo trimestre deste ano, de acordo com o Ibre/FGV. De acordo com o FMI, já no ano passado, entre 170 países, o Brasil só investiu mais do que 15 deles.

Valor Econômico: Só 4 Estados recuperaram perdas na indústria, diz Iedi

A produção industrial subiu em 12 dos 15 Estados pesquisados, na passagem de junho para julho, mas somente quatro deles conseguiram recompor as perdas causadas pela pandemia. Pernambuco foi o estado que melhor repôs as perdas impostas pela pandemia, com uma produção industrial de julho 4% acima do patamar registrado em fevereiro. Na sequência vêm o Amazonas, com 3,8% acima do patamar daquele mês, Minas Gerais (3,4%) e Goiás (3%). Todos os outros 11 estados permanecem abaixo do nível pré-pandemia. São Paulo ficou 6% abaixo do patamar de fevereiro, em linha com o resultado nacional.

Folha On-line – Painel S.A (ontem à noite): Ministério da Infraestrutura fecha estatal de 46 anos no Maranhão

O encerramento definitivo ontem das operações da Companhia Docas do Maranhão faz parte do Programa Nacional de Desestatização. A ação vai economizar R$ 8,4 milhões aos cofres públicos.

Valor On-line (ontem à tarde), Portal O Paraná e Informativo dos Portos: Volume de cargas movimentadas nos portos paranaenses cresceu 2,3% em agosto

O volume de cargas movimentadas pelos portos de Paranaguá e Antonina alcançou 5,37 milhões de toneladas em agosto, 2,3% mais que no mesmo mês de 2019. De janeiro a agosto foram 38,67 milhões de toneladas, um incremento de 8,4% ante igual intervalo do ano passado. 67% das cargas foram granéis sólidos; cargas gerais representaram 21% e os granéis líquidos, 12%.

Imprensa regional:

Jornal Bom Dia Cidades (TV Santa Cecília): Melhores práticas das empresas no Porto de Santos contra o coronavírus

Angelino Caputo, diretor da ABTRA, explica que as empresas associadas se uniram no combate ao coronavírus e que a troca de experiências sobre as melhores práticas adotadas em cada terminal tornou as medidas mais eficazes. O diretor da DP World, Lenilton Jordão, destacou que é preciso ter consciência de que hoje os comportamentos dentro das empresas devem ser diferentes e que a tecnologia, que já era uma tendência no mercado, se acelerou com a pandemia. O responsável pelo setor de medicina do trabalho da Bandeirantes-Deicmar, Domingos Teles, lembra que no início a adaptação às novas rotinas foi difícil, mas hoje tudo segue de acordo com o novo normal. Reportagem completa: youtube.com/watch?v=Z2jLIHo62KM (início aos 33m11s).

A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite): BNDES assina contrato para estudos sobre a desestatização do Porto de Santos

O contrato com o consórcio formado pela DTA, Alvarez e Marçal, Garín e Lobo & De Rizzo e Navarro Prado ADV, assinado ontem com o BNDES, envolve estudos no valor de R$ 6,56 milhões. Estão previstas audiências públicas para coleta de contribuições para a proposta de modelagem de desestatização dos portos. Depois, o consórcio cuidará dos procedimentos necessários à realização do leilão, em março de 2022. Todo o processo custou R$ 23,8 milhões ao Governo Federal.

A Tribuna de Santos Fórum Brasil Export: Rodrigo Maia se compromete a avaliar prorrogação do Reporto

Em reunião ontem com mais de 50 empresários e representantes de associações, o presidente da Câmara se comprometeu a analisar dados sobre os benefícios do Reporto para avaliar a possibilidade de sua renovação. O PL 3412/2019, da deputada Rosana Valle, em tramitação, propõe a prorrogação do Regime por mais 10 anos e a inclusão dos Redex e Depots. Segundo Maia, é preciso avaliar o quanto o Reporto influencia na competitividade do setor e também o que ele vai gerar para a sociedade.

G1 Santos (ontem à tarde): Operadora cancela cruzeiros após pandemia e movimento em terminal de Santos deve cair 60%

A Costa Cruzeiros decidiu cancelar sua participação em uma possível temporada de cruzeiros 2020/2021 em toda a América do Sul, antes mesmo de a Anvisa autorizar o retorno no país. Segundo a diretoria do Concais, o cancelamento dos navios da Costa e a redução da capacidade de passageiros das embarcações da MSC causarão grandes impactos na economia da Baixada Santista. A redução de mais de 200 mil passageiros deixará de injetar R$ 100 milhões de recursos na região.

Imprensa segmentada:

Fórum Brasil Export (reproduz release da Frenlogi) e Portos e Navios:  Presidente da Frenlogi leva à Casa Civil pautas do Reporto e de subsídios a transportes de passageiros

Em audiência na terça-feira (8) com o ministro Braga Neto, o senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), apresentou a reivindicação das entidades ABTP, ABTRA, Conapra, Sopesp e Fenop, mantenedoras do IBL, sobre a prorrogação do Reporto. “É um instrumento importante para que os nossos portos possam ser mais competitivos, comprarem equipamentos, maquinários, e, assim, poderem ampliar nossa capacidade de exportação”, comentou o senador. A coalizão das entidades do setor portuário e ferroviário reivindica renovação por cinco anos do regime tributário especial. O governo avalia prorrogá-lo por mais dois anos. Alertam que, sem a renovação do regime ou caso este se estenda por apenas dois anos, os contratos poderão passar por reequilíbrio.

Portogente (reproduz release da CDRJ) e Fórum Brasil Export: Companhia Docas do Rio de Janeiro tem dois novos diretores

O Conselho de Administração da CDRJ aprovou a indicação, para a Diretoria Administrativo-Financeira (DIRAFI), do vice-almirante Indalecio Castilho Villa Alvarez, e para a Diretoria de Gestão Portuária (DIRGEP), do ex-diretor da Antaq Mario Povia.

Informativo dos Portos: Redução na oferta de contêineres vazios desafia mercado exportador

O aumento do volume das vendas externas em velocidade maior do que as importações provocou um desequilíbrio no fluxo dos contêineres para o Brasil. Com isso, os navios trazem menos equipamentos do que seria necessário para atender a demanda. A expectativa é de que a situação comece a mudar a partir deste mês, já que os armadores acabam de fazer fretamento de um navio de contêineres vazios para equilibrar a oferta e a procura.

Fórum Brasil Export (reproduz release da Praticagem): Projeto de lei ameaça preservação de mares e rios

O Conselho Nacional de Praticagem (Conapra) alerta que o PL 4392/2020, do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), que pretende mudar a regulação da praticagem, ameaça a segurança do tráfego aquaviário e a preservação de mares e rios, ao propor que empresas de navegação possam contratar práticos de sua preferência, sem obedecer à escala de serviço, e que a Marinha certifique comandantes para navegar sem praticagem, com base em treinamento ocorrido em simuladores, e não mais após a realização de manobras a bordo assistidas por práticos.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco