A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Correio Braziliense e Exame online: Brasil sairá da lista dos 10 mais
O Brasil poderá despencar da 9ª para a 12ª posição no ranking dos países com maior PIB em 2020. O PIB brasileiro passaria de US$ 1,8 trilhão para US$ 1,4 trilhão, e o país seria ultrapassado por Canadá, Coreia do Sul e Rússia, segundo estimativa do Ibre-FGV com base nos dados do FMI. Pandemia, desvalorização cambial e incertezas sobre o ajuste fiscal motivam a possível queda.
Editorial Estadão: Saldo comercial e o ritmo da recuperação
A média diária das importações vem crescendo desde junho, o que pode indicar uma recuperação, ainda que lenta, da produção e do consumo internos. Mas o resultado de outubro ainda é 20% menor do que o de um ano antes. No ano, a média diária de importações também é 14,7% menor do que a do ano passado. O resultado de outubro deve ser visto com cautela; há risco de que esse aumento tenha sido pontual.
O Globo: Cresce pressão sobre o Brasil
O delírio da “reinvenção do Brasil” numa “nova ordem mundial” sob comando de Trump acaba na quarta-feira 20 de janeiro, quando Joe Biden assume com o plano de mudar o rumo dos Estados Unidos, num “caminho irreversível” para a inovação tecnológica em saúde, comunicações e energia limpa.
Uol e Broadcast/Estadão: Com Biden, setores de alumínio e aço esperam corte de tarifas em expor
Os dois setores brasileiros esperam uma mudança de rumo nas relações bilaterais com a chegada de Biden à Presidência dos Estados Unidos. A expectativa é que as barreiras impostas por Trump sejam retiradas. Apesar de os democratas serem historicamente considerados mais protecionistas, o governo Trump foi o mais duro da história em termos de barreiras comerciais no caso do aço e do alumínio. Para além da retirada das barreiras comerciais, a eleição de Biden promete uma segunda oportunidade ao alumínio brasileiro as promessas de uma economia mais sustentável.
Valor: Estudos para desestatização do porto de Itajaí serão apresentados nesta terça
A expectativa é que o leilão, desse que é o segundo maior porto brasileiro na movimentação de contêineres, ocorra no segundo semestre de 2022. Itajaí registrou crescimento de 12% na movimentação de cargas de janeiro a setembro deste ano, na comparação com 2019, somando 1,011 milhão de TEU. Os estudos para a desestatização estão sendo elaborados pela EPL desde o primeiro semestre de 2020. O porto também foi inscrito no PPI em junho deste ano.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso): Ilha Barnabé: obras estão suspensas
A SPA informou que a reforma do cais da Ilha Barnabé, na margem esquerda do Porto de Santos, está suspensa, por conta de problemas de fornecimento de materiais, mas deverá ser retomada em duas ou três semanas. A SPA garante também que cumprirá o prazo de entrega das obras previsto para daqui a 18 meses.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Portos do Paraná chegam perto de novo recorde de movimentação
Os portos do Paraná movimentaram em dez meses de 2020 o equivalente a 92% do total de todo o ano passado. O estado se prepara para ultrapassar com folga o recorde histórico de 53 milhões de toneladas no ano, alcançado em 2019. De janeiro a outubro deste ano, os portos de Paranaguá e Antonina já operaram 48.982.453 toneladas; 65% foram de produtos de exportação.
Informativo dos Portos: Fórum Brasil Export se expande para entender necessidades da Logística do Agronegócio
Na abertura do Fórum Centro-Oeste Export, ontem, a região Centro-Oeste, considerada o celeiro do Brasil, prevê produzir 126 milhões de toneladas de grãos nesta safra, o equivalente a 46% da produção nacional, o que comprova a importância do evento regional, que prossegue hoje com quatro painéis transmitidos online via: bit.ly/AssistaCentroOesteExport. Ontem, a solenidade de abertura contou com a presença de Francisval Mendes, diretor da Antaq, e do senador Wellington Fagundes, presidente da Frenlogi. [A “tarde tecnológica”, coordenada pela ABTRA, teve a palestra “Tecnologias inovadoras para rastreamento de veículos e cargas”, do engenheiro especialista em inteligência artificial Hermano Albuquerque e o anúncio das equipes campeãs da Seletiva Centro-Oeste do Brasil Hack Export, que apresentaram soluções ao desafio proposto pelo Grupo EcoRodovias de aumentar a eficiência dos serviços oferecidos pelas rodovias aos seus usuários.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020