A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Estadão: ‘Coronavírus não afeta apetite por infraestrutura’, diz ministro – O ministro Tarcísio de Freitas descarta tais impactos sobre a atratividade de capital estrangeiro nos leilões de aeroportos com base na avaliação de que o programa de concessões envolve ativos a serem operados por décadas e investidores com perfis de longo prazo. A pasta se prepara para a concessão de mais três blocos de aeroportos – norte, centro e sul – com leilão a ser realizado em outubro.
Estadão On-line, G1, O Globo On-line e Portal Uol (ontem à tarde): Sem acordo sobre tabela do frete, Fux marca nova reunião para o dia 27 de abril – Terminou sem acordo a audiência de conciliação realizada ontem (10/03), levando o ministro Luiz Fux a marcar novo encontro para 27 de abril. Ele explicou que foi sugerido um valor médio para o frete que perduraria durante determinado tempo e depois regularizado pelo próprio mercado, mas as partes preferiram nova rodada de negociações.
Reuters (ontem à tarde): Porto de SC volta a operar normalmente após desencalhe de graneleiro – O navio graneleiro que estava encalhado nas proximidades do porto de São Francisco do Sul foi encaminhado para a área de fundeio 5, na baia da Babitonga, onde sofrerá vistoria. As operações no porto voltaram ao normal.
Editorial do Estadão: Safra de grãos tem novas e boas perspectivas – São muito favoráveis os indicadores da Conab sobre a safra 2019/2020, apontando para um crescimento da produção de 4,1% e para um volume total de 251,9 milhões de toneladas, com avanço de 9,9 milhões de toneladas em relação à safra anterior. Um dos aspectos mais importantes está no aumento da produtividade das lavouras, sobretudo de soja, do milho, do arroz, do feijão-preto e do algodão em pluma e em caroço, que está retornando aos níveis recordistas observados na safra 2016/2017.
O Globo On-line (ontem à noite) e Portal Terra: Bolsonaro reúne equipe para avaliar efeitos da crise econômica mundial no Brasil – No retorno ao Brasil de sua viagem aos Estados Unidos, o presidente Bolsonaro vai começar sua agenda hoje com uma reunião no Palácio do Planalto para tratar dos efeitos da crise econômica mundial no Brasil. O ministro Paulo Guedes deverá fazer uma apresentação sobre o posicionamento do país no cenário global. A ideia é também definir junto ao Legislativo que medidas o governo deve tomar a partir de agora, com a anuência de Bolsonaro. O Brasil também deve aderir ao programa América Cresce, iniciativa norte-americana de investimentos na América Latina que tenta se contrapor à Iniciativa Cinturão e Rota, da China, que vem ocupando cada vez mais espaço nas obras de infraestrutura na região.
Imprensa regional:
Jornal do Comércio (RS): Infraestrutura e logística travam competitividade da indústria gaúcha – Segundo levantamento da Fiergs, a falta de investimentos em infraestrutura e logísticas, os altos custos gerados pelas condições precárias dos modais de transporte e a dependência das rodovias estão entre os 30 maiores entraves à competitividade do setor industrial gaúcho. Os dados apurados alertam que o Rio Grande do Sul caiu da sexta para a sétima posição no Ranking de Competitividade e apresenta o maior custo operacional para as empresas em comparação às demais unidades da Federação (50,4%, contra 44,8% da média brasileira).
A Tribuna de Santos: Santos responde por 82% das exportações de café – O Porto de Santos exportou mais de 5 milhões de sacas de 60 quilos de café nos dois primeiros meses do ano, volume inferior ao exportado no mesmo período do ano passado (5,6 milhões de sacas). Considerando o mesmo período, o Brasil exportou 6,2 milhões de sacas de café.
Imprensa segmentada:
Tecnologística: Hamburg Süd desenvolve ferramenta que simplifica reserva de carga nos navios – A ferramenta on-line Instant permite que o cliente se planeje e antecipe a reserva de espaço nas embarcações de maneira simplificada, além de agilizar o processo de cotação. Segundo a companhia, as reservas de contêineres podem ser realizadas até seis semanas antes da data do embarque planejado.
Informativo dos Portos: Movimentação de granel sólido no Porto de Imbituba cresce 11,4% no primeiro bimestre – O destaque foi o minério de ferro, com a movimentação de 194.491 toneladas. Foi o maior embarque de granel sólido realizado na Região Sul do país. Coque, soja, ureia e sal também seguem na lista dos granéis mais movimentados no porto.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020