A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Valor Econômico: China cancela 12 embarques ao Brasil até julho – A desaceleração na economia brasileira já provocou o cancelamento de 12 embarques que viriam da China, entre maio e julho. Com isso, o Brasil deverá perder 19% de sua capacidade de exportação em contêineres para o país asiático nos próximos meses. Os custos então serão mais altos, pois as empresas exportadoras, como as carnes, celulose e algodão, terão que concorrer por espaço nos navios. Dos 12 cancelamentos previstos para os próximos três meses, dois ocorrerão em maio, sete, em junho e já há outros três confirmados para julho.
Reuters: Argentina tem exportação de grãos impactada por colapso de margem no rio Paraná – Trabalhos de dragagem estão sendo realizados para tentar restaurar a profundidade da água necessária ao tráfego das exportações, mas atualmente não há estimativa sobre quando as operações serão retomadas. Os problemas nos embarques da Argentina podem mudar os fluxos de comércio global, com importadores buscando fornecedores rivais como o Brasil e os Estados Unidos.
Estadão On-line (sábado) e Estadão On-line (sexta à tarde): Dnit vira motivo de queda de braço entre Centrão e militares – O PL de Valdemar Costa Neto quer retomar a autarquia, hoje comandada pelo general Antônio Leite dos Santos Filho, mas enfrenta resistências no governo. O Radar anticorrupção do Ministério da Infraestrutura completou um ano com 269 denúncias de supostas irregularidades no âmbito do ministério e do Dnit (manutenção de rodovias), Valec (ferrovias), EPL (empresa de projetos), Infraero (aeroportos) e companhias Docas. O programa também é responsável fazer um raio-x de nomeações. Foram 456 processos verificados no último ano, com diversos nomes barrados, segundo a Subsecretaria de Governança e Integridade da pasta.
Folha On-line (sábado): Em busca de dinheiro privado, governo vê maior PPP afundar –Enquanto o ministro Paulo Guedes aposta em investimentos privados para a retomada da economia após a pandemia, a revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro passa por novo impasse para a manutenção das atividades da concessionária Porto Novo, que declarou que encerrará suas atividades no dia 5 de junho.
Valor Econômico: Incerteza alarga distância entre projeções para o PIB – A versão mais recente do relatório do BC a partir de prognósticos de 130 instituições financeiras estima em 3,8% a retração da economia brasileira em 2020, enquanto o FMI contração de 5,3%. A diferença de 1,5 ponto percentual é a maior em 20 anos. A diferença chama a atenção para a velocidade com que as perspectivas sobre o desempenho da economia brasileira foram se deteriorando desde março.
Estadão: Quatro de cada dez transportadoras vão demitir em maio – É o principal resultado do levantamento feito pela CNT que tem como foco as relações trabalhistas durante a pandemia. Cerca de 600 empresas de transporte de cargas e de passageiros de todos os modais foram entrevistadas entre 20 e 24 de abril. O volume de carga transportada no Brasil recuou 41,4% na semana passada e nos últimos dois meses 33% das transportadores brasileiras fizeram demissões e agora outras 18,1% devem cortar pessoal.
Portal Uol (reproduz matéria do Estadão Conteúdo sábado) e O Globo: Guedes: País precisa de marcos regulatórios para novas fronteiras de investimento – O prognóstico do ministro Paulo Guedes, em videoconferência organizada pelo Itaú BBA no sábado, 9, é de que a retomada da economia do Brasil vai acontecer em algumas etapas, a primeira com investimentos em grandes áreas de interesse internacional como infraestrutura. Para tanto, disse que “Precisamos de marcos regulatórios para novas fronteiras de investimento”. Executivos da indústria brasileira defendem estratégia de reabertura das atividades, mas que respeite os protocolos das autoridades de saúde, aproveite as experiências de outros países e seja feita de forma coordenada entre os três poderes.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line (ontem): Consultores destacam prós e contras da concessão conjunta de privatização do Porto – Eles alegam grandes diferenças entre os dois complexos portuários, suas necessidades, volumes de investimento e requisitos administrativos. Avaliam que leiloar os portos juntos pode resultar em eventual economia de custos do leilão de São Sebastião. Outra possibilidade seria uma sinergia de serviços de apoio, como suprimentos e engenharia.
A Tribuna de Santos (sábado): Gerente de dragagem deixa Autoridade Portuária de Santos – A gerente de Dragagem, Michele Patrícia de Lorena, deixa a empresa logo depois da assinatura da ordem de serviço com a DTA Engenharia para a dragagem do Porto e do desligamento da diretora de Infraestrutura, Jennyfer Tsai.
G1 Santos (sábado), A Tribuna de Santos On-line, Brazil Modal e Portos e Navios (ontem): Leilão de terminais de celulose no Porto de Santos é marcado para agosto – O Ministério da Infraestrutura publicou os editais dos leilões de dois terminais de celulose no Porto de Santos, que somarão investimentos de R$ 420 milhões. As instalações serão licitadas separadamente. No leilão, que ocorrerá em São Paulo, vencerá quem der o maior valor de outorga para explorar as áreas. O arrendamento terá prazo de 25 anos, podendo ser prorrogado por até 70 anos.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios – Artigo do engenheiro e bacharel em Direito, pós-graduado nas áreas de administração de empresas e direito processual e do trabalho e ex-diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia: O setor portuário nacional em tempos de Covid-19 – Ao Ministério da Infraestrutura, à Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, às Autoridades Portuárias, à Receita Federal, à Anvisa, à Antaq, ao Vigiagro, à Marinha do Brasil, aos sindicatos e federações de trabalhadores portuários, aos transportadores e às federações e associações de terminais e operadores portuários, devemos nesse momento prestar os nossos mais sinceros agradecimentos. Se tudo está normal é porque muito foi feito, mas precisamente por estar tudo bem nessa seara, muitos talvez nem tenham se apercebido disso.
Portos e Navios: Demanda por transporte sobe 20,7% em abril, mas valor total das cargas caiu 23% – A AT&M Tecnologia, que reúne 26 mil transportadoras e embarcadores, registrou em abril R$ 430 bilhões em movimentação de cargas em todo o país, queda de 23% em relação a março de 2020. Em relação à quantidade de documentos averbados (registro de cada movimentação de carga), a queda foi de 4%. Na comparação com abril de 2019, a queda foi de 10%.
Agência iNFRA: Diretoria da ANTAQ veta primeira versão de estudo para criar franquia e preço de teto do SSE/THC2 – A decisão veio durante reunião do colegiado na última quinta (7). Num processo que analisava os embargos referentes à Resolução 34/10 (que estabelece novas regras para essa cobrança), o revisor do processo, diretor Adalberto Tokarski, entendeu que os estudos feitos pela Superintendência de Regulação ainda não estavam suficientes e enviou os dados para um novo processo, já em tramitação.
Portos e Navios: Portos movimentam 1,1% menos mercadorias no 1º trimestre – De janeiro a março, os portos e terminais brasileiros movimentaram 247.102.606 toneladas em mercadorias. O granel sólido respondeu por 57,08% do volume, granel líquido 26,36%, carga conteinerizada 11,20% e carga geral 5,36%.
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