A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
Editorial do Valor Econômico: Investimentos das concessões animam, mas não bastam
Os leilões de concessões deslancharam em abril e vão injetar um pouco de oxigênio na combalida infraestrutura nacional, contribui para a retomada de obras paradas ou a modernização de operações. Calcula-se que um país precisa investir o equivalente a 4% do PIB apenas para manter a infraestrutura existente. Mas nem mesmo metade disso tem sido atingido há vários anos no Brasil.
Valor Econômico: Frutas enfrentam escassez de contêiner
O incidente no Canal de Suez em março agravou a falta de contêineres refrigerados nos portos brasileiros. Os efeitos mais imediatos do encalhe sobre as operações logísticas internacionais foram superados, mas segue prejudicando os preços do frete de contêineres para frutas e legumes brasileiros. Entre fevereiro e abril, o custo do frete para envio de contêiner subiu 30%, para US$ 10 mil.
Valor On-line (ontem): Commodities em alta dão impulso extra à balança
O cenário de bonança promovido pelo impulso externo pode ampliar a participação das cadeias de commodities no PIB, considerando desde extração e produção até exportação e serviços finais, de 40% em 2020 para de 45% neste ano.
Isto É On-line (reproduziu ontem à tarde matéria do Estadão Conteúdo) e Folha do Litoral (ontem à tarde): Importação de fertilizantes até abril cresce 12% ante 2020 nos portos do PR
Os fertilizantes representaram 43% do total de produtos importados pelos Portos de Paranaguá e Antonina, de janeiro a abril. Somaram 3,221 milhões de toneladas, 12% acima do primeiro quadrimestre de 2020. Só em abril, foram descarregadas 830 mil toneladas, 13% a mais que nos mesmos 30 dias de 2020.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, página B-5): Setor quer utilizar dados do PCS
O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, lamentou a interrupção do Port Community System, uma vez que o projeto traria maior modernidade e eficiência aos quatro portos contemplados no País (Santos, Rio de Janeiro, Suape e Itajaí). Defendeu que os estudos iniciais são produtos importantes e devem ser aproveitados no caso de retomada do projeto. Disse também que a entidade vai aguardar um posicionamento do grupo responsável pela condução do PCS.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Porto do Itaqui bate recorde de movimentação
O Porto do Itaqui movimentou em abril 3,4 milhões de toneladas, superando as 2,88 milhões de toneladas registradas em agosto de 2019. Na soma dos quatro primeiros meses do ano, Itaqui alcançou 9,7 milhões de toneladas, crescimento de mais de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. A projeção é ultrapassar 36 milhões de toneladas este ano. Dois fatores influenciaram o resultado: o início/meio da safra de grãos (em especial soja) e o volume de operações no entreposto de combustíveis.
Guia Marítimo: Receita autoriza inspeção remota de cargas na Portonave
A Portonave recebeu a homologação da RFB no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, na última sexta (07). A pandemia do novo Coronavírus acelerou o processo de inspeção remota de cargas. Em paralelo, a Portonave também conseguiu a autorização para a liberação remota de cargas por meio de DTA.
Brazil Modal (reproduz release da IATA): Carga aérea tem alta histórica em março, mas América Latina ainda segue em baixa
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou relatório de março de 2020, que aponta que a demanda de carga aérea registrou aumento de 4,4% acima dos níveis pré-Covid (março de 2019), com aumento de 4,4%, atingindo o nível mais alto desde o início dos registros em 1990. A demanda em relação a fevereiro também aumentou 0,4%. Já as transportadoras da América Latina relataram queda de 23,6% nos volumes de carga internacional em março, em relação ao mesmo período de 2019, o pior desempenho entre todas as regiões.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021