A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo On-line, CNN Brasil e Agência iNFRA: Bolsonaro qualifica porto em SC e terminais portuários em Santos no programa de concessões e privatizações do governo
O Decreto 10.484, publicado hoje no DOU, qualifica oito terminais portuários no PPI, dentre eles, dois no Porto de Santos: o STS08, de 137.319 m², e o STS08A, de 305.688 m², ambos dedicados à armazenagem de granéis líquidos e gasosos. A lista traz ainda três terminais no Porto de Maceió, e nos portos de Mucuripe, Areia Branca e Itajaí. E prevê a inclusão de 26 trechos de rodovias federais no Plano Nacional de Desestatização (PND).
O Globo On-line (ontem): Retomada da economia depende de investimentos privados
Segundo o ministro Tarcísio, em webinar promovido ontem pela Editora Globo e a CNI, até o fim de 2022 os contratos no setor de infraestrutura devem somar R$ 250 bilhões e criarão condições para a retomada da economia, com impulso no setor produtivo e na geração de emprego. Só em ferrovias, a expectativa é de R$ 40 bilhões em investimentos privados em projetos de ligação entre os centros produtores e os portos. O presidente da CNI, Robson Andrade, destacou a importância de haver previsibilidade para os investimentos, de o país modernizar as legislações e aprovar marcos legais. O especialista Cláudio Frischtak calcula que o país precisa investir 4% do PIB ao ano, durante 20 anos, para modernizar a infraestrutura. Hoje é 1,8% do PIB.
Estadão On-line, Valor On-line, CNN Brasil e O Globo On-line (ontem à tarde) e Isto É On-line (reproduz matéria da Agência France Press): Incêndio atinge região portuária de Beirute um mês após explosão
Um novo incêndio atingiu um armazém da Cruz Vermelha (CICV) na área portuária de Beirute, ontem de manhã. Densas colunas negras de fumaça puderam ser observadas de outros pontos da cidade. A Defesa Civil libanesa afirmou hoje em comunicado que as chamas foram controladas e citou uma operação de “resfriamento para evitar o reinício do incêndio”. O incidente recordou os libaneses da gigantesca explosão no porto, em 4 de agosto.
Valor Econômico: À espera de decisão, Eldorado tenta tocar adiante seus projetos
Apesar de a J&F Investimentos e a Paper Excellence seguirem se enfrentando dentro e fora dos tribunais, a companhia tem conseguido operar com relativa normalidade e até avançar em alguns projetos, como a vitória no leilão de terminais de celulose no Porto de Santos. O tribunal arbitral que cuida da questão deve chegar a um veredito neste mês.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (página A-8): Cargas perigosas: especialistas defendem maior planejamento
Ações necessárias para minimizar os riscos de operações de cargas perigosas no Porto de Santos foram discutidas ontem, em webinar promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS). Monitoramento constante, planejamento de longo prazo, integração e troca de informações entre órgãos anuentes são algumas delas. A proximidade do manuseio e da operação de nitrato de amônio com áreas densamente povoadas é vista com preocupação por especialistas, assim como o plano do Governo de implantar terminais de fertilizantes na região de Outeirinhos, na Margem Direita. de acordo com o novo PDZ.
Imprensa segmentada:
Informativo dos Portos, Guia Marítimo, Fórum Brasil Export e Portos e Navios: Consórcio vencedor dos estudos de desestatização do Porto de Santos participa de reunião com governo
A expectativa é que a entrada do setor privado na gestão dos portos de Santos e de São Sebastião gere maior fluxo de investimentos e mais dinamização da atividade portuária, além da modernização e melhoria dos níveis de serviços, aumento da eficiência, mais competividade (interna e externa), bem como incorporação das melhores práticas internacionais. O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, explicou a experiência do banco no processo de desestatização da Codesa.
Portos e Navios e Fórum Brasil Export: Movimentação de cargas no Porto de Imbituba cresce 12,7% em agosto
Ao todo, 18 navios atracaram no porto para embarques e desembarques de 558.523 toneladas. O milho, o coque, a soja e os contêineres corresponderam a 78% da movimentação mensal. De janeiro a agosto, 135 navios atracaram nos três cais do porto, totalizando mais de 3,7 milhões de toneladas movimentadas.
Informativos dos Portos e Fórum Brasil Export (reproduzem release da ANTAQ): ANTAQ publica nova versão do manual de análise e fiscalização de projetos em arrendamentos portuários
Segundo o superintendente de Outorgas da Antaq, Alber Vasconcelos, a nova versão é um aprimoramento da anterior e sua principal mudança é “deixar mais claro o papel de cada ator interveniente no processo, bem como da atuação da Agência na fiscalização dos investimentos nos arrendamentos portuários, principalmente daqueles que ensejaram a sua prorrogação. Fora isso, houve em 2019, a publicação da Portaria 530/2019-Minfra que agregou novas regras à implementação de novos investimentos no setor e que assimilamos no novo manual”.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020