A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Valor Econômico (reproduz matéria do Financial Times): Transporte marítimo enfrenta “tempestade perfeita”
A pandemia da Covid-19 deixou as maiores companhias de navegação com atrasos e acúmulos de remessas crescentes, desestabilizando as cadeias de fornecimento e o comércio mundial. O transporte marítimo de contêineres está sob forte pressão por causa dos casos de funcionários em quarentena, a disparada na demanda do consumidor e os transtornos na produção industrial. A Maersk aponta uma “tempestade perfeita” criada pelo crescimento da demanda junto com a redução da capacidade logística, aumentando as filas dos navios nos portos. A CMA-CGM anunciou na semana passada que não aceitaria novas encomendas até a última semana de dezembro.
Estadão On-line, Folha On-line, O Globo On-line (ontem à noite) e Valor Econômico: Senado aprova nova Lei de Licitações e projeto vai à sanção presidencial
O Senado aprovou ontem o projeto da nova lei de licitações, que prevê o seguro-garantia para obras de grande porte (ampliando o valor de 10% para 30% do custo da obra) e também disciplina as regras para a União, Estados e municípios. O poder público poderá firmar contratos em algumas modalidades, entre elas concorrência, concurso, leilão, pregão e diálogo competitivo, este último um novo modelo inserido.
Correio Braziliense On-line e Valor On-line (ontem à tarde): Otimismo do empresário industrial aumenta em dezembro e reforça retomada
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), da CNI deste mês, revela que os empresários industriais estão otimistas com relação ao desempenho da economia brasileira. Atingiu 63,1 pontos, um aumento de 0,2 ponto em relação ao mês de novembro.
CNN Brasil: Economia brasileira deve encolher no 1º tri de 2021 antes de voltar a crescer
O Rastreador da Recuperação Global, da consultoria Euromonitor, aponta que o Brasil deve passar por uma nova queda na economia a partir do começo de 2021 antes de voltar a registrar uma recuperação mais sólida. O estudo avaliou a taxa de recuperação em 48 países — e o Brasil está entre as nações com pior perspectiva.
Valor On-line (ontem à tarde): Governos federal e de SP e setor privado lançam Centro para 4ª Revolução Industrial
Em parceria com o Fórum Econômico Mundial, o governo federal, o Estado de São Paulo e representantes do setor privado lançaram ontem o C4IR Brasil. A iniciativa, anunciada em janeiro, em Davos, tem como objetivo apoiar a adoção de tecnologias emergentes, como internet das coisas e inteligência artificial, com foco nos desafios econômicos e sociais.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Deputados conseguem veículos especiais para combater incêndios no Porto de Santos
Deputados federais da banca paulista se comprometeram a destinar recursos para a compra de dois veículos destinados ao combate de incêndios no Porto de Santos e da área industrial de Cubatão. A iniciativa partiu da deputada Rosana Valle.
A Gazeta (ES): ES oferece servidores à União para destravar cargas no Porto de Vitória
O governo do Espírito Santo ofereceu ceder oito agrônomos e dois veterinários ao MAPA para ajudar a reduzir a fila de cargas paradas no Porto de Vitória. A lentidão para liberar as mercadorias foi justificada pelo superintendente do Mapa no Espírito Santo, que apontou mais de 1.500 processos em análise e a redução de funcionários.
Diário do Nordeste (ontem à noite): Ceará pode ser porta de entrada do País em acordo UE-Mercosul
Maior feira do setor logístico no Norte e Nordeste, a Expolog 2020, promovida pelo Diário do Nordeste, foi encerrada ontem, mas permanece no ar na plataforma digital (www.Feiraexpolog.Com.Br) por mais 60 dias para que os interessados interajam. A expectativa da organização é superar a marca de R$ 600 milhões em volume de negócios. O evento começou na quarta-feira (9). A ABTRA participou do painel “Inovação e novas tecnologias” e montou estande virtual contendo seus materiais institucionais no Pavilhão de Exposições do evento. Entre os conteúdos abordados, o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul poderá abrir oportunidades para o Ceará, pois o estado poderá se consolidar como um centro de conexões de cargas para o Nordeste.
Imprensa segmentada:
Agência iNFRA: Especialistas, políticos e empresários apontam características que habilitam o Rio de Janeiro a se tornar um polo logístico
Em webinar realizado na terça-feira (8), especialistas, agentes públicos e privados que atuam no setor logístico no RJ discutiram os principais projetos de transportes do estado, como a ampliação da hinterland a partir de concessões rodoviárias, o aperfeiçoamento de corredores ferroviários, a transformação do estado em um hub aéreo e o potencial competitivo do setor portuário.
Informativo dos Portos, Comex do Brasil e Portos e Navios: Movimentação de cargas no porto de Imbituba cresce 12,4% em novembro
O Porto fechou novembro com 484,3 mil toneladas movimentadas, alta de 12,4% em relação ao volume registrado no mesmo período de 2019. O bom desempenho foi alavancado pela variedade de produtos transportados: celulose, comidas em bags, contêineres, minério de ferro, ureia, malte e guindaste, além dos grandes volumes de coque de petróleo. importação (46,4%) ficou um pouco acima da exportação (41,6%). A cabotagem de contêineres representou 11,9% das cargas.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020