Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 12/03/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor On-line (ontem à tarde): Coronavírus atinge comércio global de serviços, diz OMC – O ”Barômetro do Comércio de Serviços” da OMC, publicado ontem (11/3), mostra que a expansão das trocas nesse segmento, que inclui desde viagens aéreas a Tecnologia de Informação e Comunicação (TEC), desacelerou no fim de 2019 e no primeiro trimestre de 2020. O resultado do índice é agora de 96,8 pontos, menor que os 98,4 registrados em setembro, sugerindo um crescimento abaixo da tendência no comércio de serviços mundiais. Os maiores declínios entre os componentes do índice são nos de viagens aéreas de passageiros (93,5) e transporte de contêineres (94,3), cujo crescimento já era moderado antes da epidemia. A queda no componente de frete de contêineres foi influenciada por menores volumes de embarque na Ásia.

Portal Terra: Transporte aéreo perde representatividade no comércio exterior brasileiro – De acordo com estudo da CNI, o percentual de cargas transportadas por aviões passou de 18,7% em 2000 para 11,1% em 2018. Um valor bem inferior ao dos Estados Unidos, por exemplo, onde esse modal representa 27,5%. Na União Europeia, a representatividade é ainda maior e salta para 33,1%. No entanto, essa redução não significa que o Brasil não está exportando, mas sim que a preferência atual é por outros modais, como o marítimo.

Portal Terra (ontem à tarde): Receita Federal publica portaria que abre caminho para projetos de importação de GNL – Portaria publicada na terça (9) atendeu a um pleito da indústria e incluiu embarcações de regaseificação dentre as áreas passíveis de serem alfandegadas. As embarcações ganharam autorização expressa para importar o GNL ao Brasil e transformá-lo em gás nas próprias estações flutuantes, em águas jurisdicionais brasileiras.

Portal Terra (ontem à tarde): DUIMP: estratégias para implementação e como evitar desperdícios – A declaração permite que seja realizada uma padronização nos procedimentos para as transações, o que minimiza as possibilidades de ocorrer desperdícios com as mercadorias. Antes de os procedimentos se tornarem totalmente digitalizados e centralizados, havia a necessidade de controle aduaneiro para se ter a certeza de que tudo estava em ordem. Com a DUIMP, isso não é mais necessário.

O Globo On-line (ontem à tarde), Estadão On-line (ontem à noite), Folha e Correio Braziliense: Governo reduz previsão de crescimento da economia em 2020 para 2,1% – A decisão, anunciada na quarta (11), foi tomada por conta da desaceleração da economia global causada pelo avanço do novo coronavírus. O PIB fraco do Brasil em 2019, que registrou uma alta de 1,14%, também contribuiu para o novo número. O ministro Paulo Guedes disse ontem que o coronavírus pode reduzir PIB em até 1 ponto porcentual. Para ele, a doença é grave, mas o Brasil tem capacidade para crescer.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: TJ reconhece cobrança do THC-2 – A cobrança da taxa foi validada pelo TJSP acerca da ação do terminal retroportuário Localfrio contra a BTP.

G1 (SC): Estudo aponta oportunidades de exportação para empresas catarinenses – Estudo da Apex-Brasil identificou 1,7 mil oportunidades para exportações de produtos de Santa Catarina na China, Estados Unidos, Argentina, México e Paraguai. Máquinas e equipamentos; moda, higiene pessoal e cosméticos; metalurgia e produtos de metal; produtos de borracha e de material plástico e produtos químicos estão entre os segmentos com maior potencial de ampliar as vendas ao exterior.

Imprensa segmentada:

Brazil Modal (reproduz release da APPA): Porto de Paranaguá prepara Pátio de Triagem para receber a safra 2020 – O Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá terá o pavimento recuperado. O investimento é de R$ 1,9 milhão. Outras melhorias são constantes para garantir agilidade aos deslocamentos, além de segurança e comodidade aos motoristas. Em 2019, 14,7 milhões de toneladas de carga chegaram no porto via caminhões – o equivalente a 67% do total de graneis movimentados no ano.

Blog Valor Agregado: Cabotagem e transporte aquaviário protagonizam crescimento no Brasil – No próximo dia 18/03, Diogo Piloni, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, irá palestrar sobre o projeto “Br do Mar” e ações de incentivo à cabotagem. O encontro acontece às 13h30 e é promovido pela ABTRA – Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados, durante a 26ª Intermodal South America.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco