Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 12/03/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor On-line (ontem à tarde): Votação de projeto que cria BR do Mar é agendada para 23 de março no Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, decidiu marcar para dia 23/3 a votação do projeto de lei que cria a BR do Mar. A data foi acordada entre governo e oposição ontem (11), durante reunião de líderes. O projeto estava previsto para ser analisado nesta semana, mas acabou sendo adiado devido às divergências em relação ao texto. Um dos focos de resistência são os partidos de centro, DEM e PP, que articulam por mudanças no texto final. Com o acordo, o texto será apreciado diretamente no plenário.

O Globo On-line – Coluna do Lauro Jardim (ontem à tarde): Operadora portuária é denunciada no Cade por cobrar taxa indevida

A Localfrio denunciou no Cade a Tecon Suape pela cobrança indevida de SSE, taxa considerada ilegal pelo órgão. Segundo a decisão do colegiado do Cade, há a previsão de multa diária de R$ 100 mil caso a determinação seja descumprida.

Valor Econômico: Perdas das aéreas foi de US$ 11 bi no 4º trimestre

Segundo os últimos dados do monitor financeiro da Iata, as companhias aéreas fecharam o quarto trimestre de 2020 com um prejuízo líquido de US$ 11,2 bilhões, com margem operacional negativa em 51%. O número reflete o forte impacto da covid-19 sobre os negócios. Em igual trimestre de 2019, as companhias registraram lucro líquido de US$ 4,5 bilhões, com margem operacional de 8,7%.

Valor Econômico: Custo para levar soja até a China caiu no ano passado

A despeito de os 18 mil km que separam o Brasil da China não terem mudado no último ano, transportar soja daqui para Xangai custou menos em 2020, em dólar, que no ano anterior. Estudo feito pela EsalqLog em parceria com o USDA mostrou que houve quedas nas principais rotas de escoamento da oleaginosa, mesmo com a alta de 25% no preço internacional do grão. Para tirar uma tonelada de soja de Mato Grosso, levá-la por rodovias até o porto de Santos e depois de navio até Xangai, o custo caiu 18,5% – de US$ 112,92, em média em 2019 para US$ 92,04 em 2020. Pelo modal ferroviário, a queda foi de 16%. Em outras regiões, as retrações de custos vão de 10% a 19%.

Valor Econômico: Novas cepas ameaçam comércio global

A OMC aponta para o começo de uma recuperação do comércio global de serviços no curto prazo, mas alerta que as perspectivas de longo prazo são menos claras por causa de novas variantes da covid-19. O “Barômetro de Comércio de Serviços” da OMC, divulgado ontem, aumentou acentuadamente para 104,7, acima do valor de referência de 100 e bem acima do ponto mínimo de 91,2 registrado no início da pandemia. Para a OMC, isso sugere que o crescimento do comércio mundial de serviços se acelerou no quarto trimestre de 2020, após atingir o fundo do poço no segundo trimestre. Mas a melhora pode não se manter no primeiro trimestre de 2021, com medidas de “lockdown”.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página A-8): Projeto do TRT facilita acordos entre TPA e Ogmo

Um projeto desenvolvido pelo TRT da 2ª Região encerrou ações antigas através de acordos entre TPAs e o Ogmo do Porto de Santos. Mais de R$ 2,6 milhões foram destinados aos trabalhadores apenas neste ano. Outros R$ 1,5 milhão já estão disponíveis para acordos a serem efetivados até junho. De acordo com TRT-2, quase 420 trabalhadores que aguardavam o recebimento dos seus créditos na lista por ordem cronológica, muitos deles há mais de dez anos, já foram beneficiados. Outros 500 processos esperam ainda pagamento.

G1 Santos, Santa Portal (ontem à tarde) e A Tribuna de Santos (página A-7): Receita Federal localiza 440 kg de cocaína em carga de óxido de alumínio no Porto de Santos, SP

A RF localizou 440 kg de cocaína no Porto de Santos, em meio a um carregamento de óxido de alumínio, que tinha como destino o Porto de Le Havre, na França. De acordo com a Alfândega, equipes realizavam inspeção de contêineres ontem (11), quando encontraram a droga escondida na carga. Ninguém foi preso. A seleção da carga ocorreu por meio de critérios objetivos de análise de informações, gerenciamento de risco e análise de imagens de escâner.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos e A Tribuna de Santos (página A-8): Governo federal anuncia implantação do projeto Janela Única Aquaviária

O Ministério da Economia e o MINFRA anunciaram a implantação do projeto Janela Única Aquaviária, que resultará na inclusão do Porto Sem Papel 2.0 como um módulo integrado ao Portal Único Siscomex. A medida harmonizará procedimentos e dados do modal aquaviário necessários para que os operadores logísticos brasileiros atendam às exigências dos diferentes órgãos envolvidos nos processos de logística aquaviária de comércio exterior e cabotagem. O projeto será implantado em etapas progressivas. O primeiro passo, ainda em 2021, será o mapeamento e o redesenho dos processos de carga e trânsito aquaviário, em parceria com o setor privado. A previsão é de que a JUA esteja totalmente implantada até 2023. A partir daí, estima-se uma economia de R$ 10 bilhões anuais para os operadores logísticos e de comércio exterior.

Informativo dos Portos (reproduz release do MINFRA): EPL finaliza estudos de arrendamento do STS11, no Porto de Santos

A EPL enviou ao MINFRA os estudos para o arrendamento do terminal portuário STS11, no Porto de Santos. Destinado ao transporte e armazenagem de granéis sólidos vegetais, o terminal é um dos maiores em movimentação de grãos no país. Com o contrato de 25 anos, a estimativa é de que o arrendamento do terminal gere investimentos de R$ 541 milhões. Os estudos realizados pela empresa indicam que esse valor deve ser utilizado para a construção de armazéns, acessos rodoviários, ferroviários e na aquisição de novos equipamentos. Após a análise dos estudos pelo Ministério, o projeto segue para etapa de audiência pública, que é conduzida pela Antaq.

Informativo dos Portos: Porto de Vitória: movimentação cresce 23,14% no acumulado do ano

Mantendo a tendência de crescimento na movimentação de cargas, o Porto de Vitória movimentou 1.129.088 toneladas nos dois primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo intervalo de 2020, sendo estas as principais cargas: soda cáustica; malte; adubo e fertilizante; contêiner e mármore e granito. Na soma de janeiro e fevereiro deste ano, o Porto registrou percentual de 51,27% em embarque de longo curso e 48,73% na categoria de cabotagem.

Fórum Brasil Export: Mulheres lideram ações para maior eficiência em portos e terminais e mostram compromisso de liderar pelo exemplo e criar mais oportunidades de inclusão

O Conselho Feminino do Brasil Export promoveu no último dia 9/3, o segundo webinário da Semana da Mulher para discutir os desafios da gestão de portos públicos e de terminais privados no Brasil. Participaram da iniciativa: a presidente da Abeph, diretora-presidente da Docas do Ceará e presidente do Conselho Feminino, Mayhara Chaves; a superintendente institucional de logística da Suzano, presidente do conselho diretor da ATP e conselheira de Administração da ABTRA, Patricia Dutra Lascosque; a diretora de Gestão Comercial e Desenvolvimento da Codeba, Ana Paula Calhau; e a diretora-presidente do Porto de Cabedelo, Gilmara Temóteo.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco