Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 12/05/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão: Tarcísio contraria Bolsonaro sobre candidatura em São Paulo

A insistência de Bolsonaro em testar a candidatura de Tarcísio tem causado desconforto na equipe da Infraestrutura. Apesar de Tarcísio ter dito mais de uma vez que não quer concorrer ao governo de São Paulo nem a outro cargo executivo, Bolsonaro usa palavra “missão”, com forte peso na hierarquia militar, na tentativa de convencer o ministro, como ocorreu em seu discurso na sexta-feira passada, para inaugurar uma ponte em Rondônia. Pessoas próximas ao ministro avaliam que esse movimento pode dificultar os trabalhos da pasta, que precisa de “imunidade política” e de interlocução técnica com o mercado.

Valor On-line (reproduziu ontem à tarde matéria do Financial Times): Onda de alta de commodities faz custo de frete marítimo a granel decolar

A alta demanda chinesa por minério de ferro, a retomada da produção industrial no resto do mundo e os baixos investimentos em novas embarcações nos últimos anos resultaram em fortes altas nos preços do transporte marítimo de cargas secas a granel. O índice Baltic Dry, que acompanha as tarifas dos três maiores tipos de embarcação, subiu para seu maior nível em mais de dez anos, com uma alta de 700% desde abril de 2020. As embarcações “capesize”, com capacidade média de 180 mil toneladas, cobram US$ 41,5 mil por dia para contratação imediata.

Estadão (Coluna do Broadcast): Importador usa terminal alfandegado para otimizar caixa na pandemia

Importadores têm se valido da armazenagem nos terminais alfandegados para, em meio às incertezas provocadas pela pandemia,  postergar o pagamento de impostos na nacionalização dos produtos. Segundo a Localfrio, esse é um dos principais motivos da alta de 17% no número de contêineres armazenados em sua área do Guarujá no primeiro trimestre. No terminal de Suape, a alta foi de 13% no período. Entre as principais cargas armazenadas estão alimentos, bebidas, componentes eletrônicos e produtos químicos. Essa estratégia também evita multas por demora na liberação de contêineres no porto e permite administrar melhor os efeitos da variação cambial na hora de nacionalizar as mercadorias.

Valor On-line (ontem à noite): Santos Brasil reverte prejuízo e registra lucro no 1º trimestre

A empresa teve um lucro líquido de R$ 30,9 milhões no primeiro trimestre, revertendo o prejuízo de R$ 13,3 milhões registrado no mesmo período de 2020. No tecon em Santos a movimentação avançou 22%, somando 285 mil contêineres, impulsionada tanto pelas exportações quanto pelas importações, em alta desde o fim de 2020, quando indústria e varejo passaram a repor seus estoques com maior intensidade.

Estadão On-line – artigo do sócio do escritório Sergio Bermudes, André Silveira é sócio (segunda-feira): Fim da imunidade de IPTU às concessionárias?

Interpretação equivocada de julgado do STF resultou na cobrança de retroativos de IPTU de concessionárias de serviço público, onerando o orçamento da União ou elevar a tarifa cobrada dos usuários. Essas empresas privadas, a despeito de sua natureza, não atuam com finalidade exclusiva de obter lucro, mas também para efetivar serviços públicos, imprescindíveis à sociedade. Muito embora em decisões singulares e das Turmas a Corte venha reconhecendo a manutenção da imunidade das concessionárias quando atuando em prol da sociedade, ainda persiste um cenário de insegurança jurídica gerado a partir de interpretações diversas por parte dos municípios do alcance do que foi decidido pelo STF em 2017 com consequente estímulo à judicialização massiva da matéria.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso – página B-5): Decisão sobre greve é adiada

Após quase sete horas de debates, o movimento nacional dos portuários não chegou a um consenso sobre uma greve da categoria pela vacina contra a covid-19. Nova rodada de discussões foi marcada para 1º/06. Enquanto isso, sindicatos que representam trabalhadores do Porto de Santos pretendem estudar uma paralisação de 24 horas.

A Tribuna de Santos (impresso – página B-5): Porto 360° analisa comunicação do setor

As estratégias de comunicação no setor portuário, especialmente nos terminais da DP World Santos e da BTP, são o tema do programa Porto 360° de hoje, que vai ar às 19h45 nas redes sociais do Grupo Tribuna. A questão será analisada pelos gerentes de comunicação, Paulo Gabriel Setten e Yara Motta.

G1 Santos e Diário do Litoral (ontem à tarde): Mais de 124 kg de cocaína são encontrados em contêiner carregado com café em Santos

Ontem, policiais da 1º DEIC localizaram a cocaína embalada em sacos de fibra sintética escondida em um contêiner com café, em um terminal portuário no bairro da Alemoa. O carregamento seria enviado à Inglaterra. Ninguém foi preso.

Imprensa setorial:

Portos e Navios e Informativo dos Portos: Movimentação de abril sobe 67,3% no Porto de Vitória

Segundo a Codesa, o Porto de Vitória registrou em abril crescimento de 67,3% na movimentação de cargas, na comparação com o mesmo mês de 2020, atingindo 600,9 mil toneladas. Os principais produtos operados foram granel sólido (aumento de 118%), carga geral (46,3%) e granel líquido (41,9%). O setor de contêiner cresceu 10,1%. Os dados foram consolidados pela. No acumulado entre janeiro e abril, houve alta de 34% (2,378 milhões de toneladas movimentadas). O setor de contêiner registrou alta de 15,6% (76.865 TEU movimentados).

Portos e Navios: IMO pede distribuição de vacinas para os marítimos em todo o mundo

O secretário-geral da IMO, Kitack Lim, apelou a todos os Estados membros da IMO para apoiar uma distribuição global justa das vacinas para Covid-19, com garantias de que os marítimos recebam a imunização. Apelou para que a categoria seja designada como “trabalhadores-chave”. No último trimestre de 2020, o número global de marítimos esperando para serem substituídos ou ingressar em seus navios era de 400 mil. Agora em maio o número deverá cair pela metade.

 

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