Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 12/11/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor: TCU autoriza edital para leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste

Com o aval ontem do TCU, o governo poderá realizar o leilão de concessão do trecho de 535 km entre as cidades de Caetité e Ilhéus. O vencedor do certame irá concluir as obras, providenciar os sistemas de comunicação e sinalização e o material rodante. O ministro José Múcio declarou: “Hoje estamos dando um passo importante para reduzir esse brutal e vergonhoso gargalo na infraestrutura brasileira”.

Valor: Bolsonaro indica tenente-coronel para diretoria da Anvisa

A indicação foi publicada no “Diário Oficial da União” e deverá ser analisada pelo Senado

O presidente Jair Bolsonaro formalizou ontem, no DOU, a indicação do tenente-coronel Jorge Luiz Kormann para diretoria da Anvisa, substituindo a farmacêutica Alessandra Bastos Soares a partir de 19 de dezembro. A indicação deverá ser analisada pelo Senado.

Estadão (Raul Velloso): Sem segurança a infraestrutura e o PIB morrem

As possibilidades de investimentos em infraestrutura, por meio de parcerias com o setor privado, poderiam superar mais de R$ 50 bilhões nos próximos meses. Não faltam potenciais investidores, as taxas de juros estão baixas, há empresas com expertise para construir as obras e administrar as concessões. Mas o fator limitante está no viés antiprivado que prevalece no setor público – Executivo e especialmente Legislativo e Judiciário –, que deixa de oferecer condições para atrair esse capital.

Estadão: Após 1º turno da eleição, governo tentará retomar pauta econômica no Congresso

A intenção é negociar com o Senado um pacote de votações ainda em novembro, que incluiria o novo marco regulatório do gás e a nova lei de falências, já aprovadas na Câmara, além da votação do programa que vai substituir o auxílio emergencial a partir de 2021 e a PEC dos fundos públicos. Na Câmara, quer votar o projeto BR do Mar.

UOL: Reino Unido veta alimento produzido em desmate ilegal e pode afetar Brasil

Ontem o governo de Boris Johnson apresentou uma lei para impedir que empresas britânicas comercializem commodities relacionadas com o desmatamento ilegal em qualquer parte do mundo. A medida promete dificultar as exportações de soja, carne, cacau, madeira, óleo de palma, couro, borracha e papel do Brasil para aquele país. O setor privado britânico apoia o projeto.

Imprensa regional:

Yahoo Brasil e O Fluminense (reproduzem matéria da Agência Brasil): PF e Receita apreendem 380 kg de cocaína no Porto do Rio de Janeiro

Foram apreendidos 380 quilos da droga na noite de ontem, escondidos em contêineres e acondicionados em tabletes, no interior de caixas de resma de papel A4. O navio com a carga havia partido do Porto de Santos com destino à Valência.

A Tribuna de Santos (impresso): Exportações de Café batem Record. Santos lidera

Outubro foi o melhor mês da história de embarques do setor. Foram exportadas 4,092 milhões de sacas de 60 quilos. O porto de Santos respondeu por 81,7% dos embarques.

Imprensa setorial:

LogWEB: ADM amplia movimentação de grãos pelos Portos de Santos e de Barcarena

No Porto de Santos os embarques em 2020 devem passar de 6,6 milhões para 7,2 milhões de toneladas. Além do maior volume de grãos, o aumento dos embarques está associado aos investimentos realizados na ampliação e modernização do terminal e ao maior volume transportado via ferroviária. Em abril, a empresa bateu inclusive um recorde histórico de embarques em Santos, com 762 mil toneladas no mês. Em Barcarena embarcou, até setembro, 2 milhões de toneladas. Planeja também transportar 2 milhões de toneladas em 2020 por hidrovias.

Informativo dos Portos: Programa de concessões é apresentado a investidores da Espanha

Ontem o ministro Tarcísio apresentou ao embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, e a investidores espanhóis o programa de concessão de transportes. A Espanha conta com importante rede de empresas voltadas ao setor. Recentemente, a Aena Desarrollo Internacional, em parceria com a Aeroportos do Nordeste, venceu o leilão do Bloco Nordeste, passando a administrar os terminais da região. O MInfra já promoveu sua carteira de concessões junto a investidores de Estados Unidos, Itália, França e Coréia do Sul.

Portos e Navios: Relatório ambiental revela prioridades para o setor portuário europeu

O ESPO Environmental Report 2020, apresentado ontem pela European Sea Ports Organisation (ESPO), inclui as 10 principais prioridades ambientais dos portos europeus e números sobre os serviços verdes para o transporte marítimo, como eletricidade da rede terrestre, GNL e taxas portuárias ambientalmente diferenciadas. A ameaça representada pelas mudanças climáticas é demonstrada pelo fato de que 65% dos portos europeus tomaram medidas para fortalecer a resiliência climática da infraestrutura existente, e mais da metade já enfrentaram desafios operacionais por conta dessas mudanças.

 

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco