Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 13/01/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Correio Braziliense On-line (ontem) e Estadão On-line (ontem): À espera dos investidores: infraestrutura se apoia em iniciativa privada – O ministro Tarcísio de Freitas garante a realização de 44 leilões neste ano, com investimentos de R$ 120 bilhões, dentre os quais, os de nove terminais  portuários: oito de carga no Paraná, Maranhão, São Paulo e Bahia, e um de passageiros (Ceará). Destaca também investimentos em hidrovias e na cabotagem e a concessão de 22 aeroportos, sete rodovias e seis projetos ferroviários, dos quais quatro são renovações antecipadas. Apesar das distorções regulatórias, do ponto de vista do investimento do governo, este ano pode ser pouco melhor do que 2019. Segundo analistas, a aprovação da reforma da Previdência reduziu o grau de incerteza, o ambiente de juros é favorável e o Ministério da Infraestrutura e o PPI funcionam razoavelmente bem. O Brasil volta à rota de investimento dos chineses, que pretendem alocar neste ano algo como US$ 7 bilhões.

Editorial do Estadão (ontem): Privatizações em São Paulo – São Paulo, como polo industrial e financeiro, tem papel decisivo para a reativação da economia. Se der o bom exemplo nas privatizações, pode ser também o catalisador de um processo regenerador da coisa pública brasileira. Embora não sejam solução para disfunções nos gastos públicos que só podem ser retificadas por reformas como a tributária, a administrativa e a federativa, as vendas de ativos trazem alívio à economia.

Estadão: Anos 2010 foram os piores para PIB no País – Entre 2010 e 2019, o PIB cresceu a um ritmo de 1,39% ao ano, de acordo com o estudo do economista Roberto Macedo, da USP e ex-presidente do Ipea. Foi a menor taxa de crescimento desde 1900 e menos da metade do registrado na década anterior, iniciada em 2000 (3,39%). Até então, o pior resultado anual era de 1,75% nos anos 90.

 Correio Braziliense On-line e Portal Exame (reproduziram matéria da Agência Brasil no sábado): Agronegócio exportou US$ 96,8 bi em 2019, 43% das exportações do país – Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, o destaque foi o comércio de milho, carnes e algodão. O milho registrou volume recorde de exportação, com 43,25 milhões de toneladas. A China foi o principal cliente da carne bovina brasileira, responsável por 26,8% do volume total exportado, que somou US$ 16,52 bilhões, alta de 12,5% em relação a 2018. As vendas externas de algodão não cardado nem penteado subiram para US$ 2,64 bilhões em 2019, alta de 56,5%.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Após dia de isolamento, Bolsonaro deve sair hoje – O presidente Jair Bolsonaro, que está hospedado no Forte dos Andradas desde quinta-feira (9), pode visitar hoje o Porto de Santos. Embora a visita não esteja em sua agenda oficial, a SPA prepara-se para recebê-lo às 13h30, num encontro fechado. Seria a última atividade formal do presidente na região. Ele deve voltar a Brasília amanhã.

A Tribuna de Santos (reproduziu matéria do Estadão Conteúdo sábado): Doria admite “incorreção” sobre portos – O governador de São Paulo afirmou ter telefonado ao ministro Tarcísio de Freitas para se desculpar pelo equívoco ao dizer que os portos de Santos e São Sebastião seriam privatizados em 2020. E completou: “Embora aqui em São Paulo nós estejamos acelerando os processos de privatizações e PPPs”.

A Tribuna de Santos (sábado): Incêndio atinge área de terminal – Segundo o Ecoporto Santos, as chamas que atingiram uma área do terminal na sexta-feira (10) teriam começado em um almoxarifado, que não tinha carga. Não houve vítimas e o fogo, que teve início às 13 horas, foi debelado na mesma tarde. A SPA informou que guardas portuários que faziam ronda no local identificaram o incêndio e acionaram equipes do Corpo de Bombeiros. As causas do incêndio estão sendo investigadas.

Imprensa segmentada:

Brazil Modal (reproduz release da CODESA): Movimentação de cargas apresenta o melhor resultado em oito anos – A CODESA apurou em 2019 crescimento de 4,26% na movimentação de cargas pelo Porto de Vitória, na comparação com o exercício anterior, totalizando 7 milhões de toneladas. O destaque ficou por conta dos graneis sólidos (2,944 milhões de toneladas), com aumento de 16,4%. A movimentação de contêineres somou 2,780 milhões de toneladas, aumento de 4,5%, com destaque a ao café em grãos, blocos e placas de mármore e granito.

Tecnologística (sábado): Tecon Rio Grande bate recorde de produtividade em 2019 – Foram movimentados 72 contêineres por um único guindaste Super Post Panamax Ship to Shore (STS) no período de uma hora, em dezembro passado. O resultado foi obtido durante operação do navio CMA CGM Rio Grande. A operação durou 13 horas e 40 minutos e movimentou 1.516 contêineres. A média de produtividade do Tecon Rio Grande é de 92,72 movimentos por hora, alta de 89% nos últimos cinco anos.

Brazil Modal (reproduz release da ANTAQ): ANTAQ realizará consulta pública sobre arrendamento de terminal portuário no Porto Organizado de Maceió – A consulta pública, prevista entre 10 de janeiro e 23 de fevereiro, discutirá o aprimoramento dos documentos técnicos para a licitação do arrendamento de terminal destinado à movimentação, armazenagem e distribuição de granéis líquidos, especialmente ácido sulfúrico. 

Brazil Modal (reproduz release da APPA): Porto de Paranaguá consolida recorde nas exportações de grãos – Os dez terminais do Corredor de Exportação exportaram mais de 20,23 milhões de toneladas em 2019. Soja em grão foi o principal granel exportado: 10,6 milhões de toneladas, principalmente para a China (89% do total). O volume de milho exportado alcançou 5,36 milhões de toneladas, com destino ao Irã (42%), Japão (29,7%) e Coreia do Sul (7,1%). De farelo de soja, foram 4,19 milhões de toneladas exportadas para a Holanda (25,69%), França (17,67%) e Coreia do Sul (15,28%).

Brazil Modal: Porto de Pelotas ultrapassa 1 milhão de toneladas em 2019 – Registrou em 2019 mais de um milhão de toneladas movimentadas, 4,4% a mais que em 2018, com destaque a toras de madeira do projeto da CMPC Celulose Riograndense (882 mil toneladas), além do início de um segundo operador portuário, a Sagres, com movimentação de contêineres. Também foram movimentados clínquer (produto da calcinação de calcário e argila ) e soja em grão.

Brazil Modal (reproduz release do Ministério da Infraestrutura): Designados substitutos para diretorias de ANAC, ANTT e ANTAQ – Na ANTAQ, os servidores designados pelo presidente Bolsonaro, conforme o DOU de sexta-feira (10), são Gabriela Coelho da Costa (primeira substituta), especialista em regulação e atual superintendente de Fiscalização; Joelson Neves Miranda (segundo substituto), analista administrativo e atual superintendente de Administração e Finanças; e Bruno de Oliveira Pinheiro (terceiro substituto), especialista em regulação e atual superintendente de Regulação. Cada servidor permanecerá, no máximo, dois anos contínuos na lista de substituição.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco