Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 13/03/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Portal Terra: Portos do PR: movimentação de cargas cresce 1% no bimestre; coronavírus não afeta – Em janeiro e fevereiro, os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 7,3 milhões de toneladas de produtos, um aumento de 1% ante o registrado nos dois primeiros meses de 2019. Segundo o diretor de operação da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, as operações não foram afetadas pelos efeitos do Covid-19. O segmento dos granéis sólidos teve queda de 7%, para 4,36 milhões de toneladas, mas algumas cargas tiveram aumento significativo, como o açúcar, que somou 233.457 toneladas, crescimento de 47. A movimentação de contêineres foi 11% maior. Foram importados e exportados 141.619 TEU.

O Globo On-line e Estadão On-line (ontem à tarde): Coronavírus: Infraestrutura estuda pacote para socorrer empresas aéreas – O Ministério da Infraestrutura estuda um pacote de medidas para socorrer empresas aéreas, incluindo desoneração de impostos sobre a folha de pagamento, além de permitir que elas possam dar créditos de viagens, no lugar de dinheiro, aos clientes que cancelaram. As medidas terão de ser negociadas com o Ministério da Economia, uma vez que será necessário encontrar recursos dentro do escasso Orçamento de 2020.  Não há data para implementação.

Estadão On-line (ontem à tarde): Indústria iniciou ano com melhora, mas efeito coronavírus dificulta prever trajetória – Segundo a CNI, no primeiro mês do ano todos os índices que medem a atividade registraram recuperação, com destaque para a elevação do faturamento real em 1,5%. Mas não podem mais ser considerados como tendência, diante da volatilidade que toma conta dos mercados internacionais, provocada principalmente pela pandemia do coronavírus.

Estadão On-line (ontem à tarde): Coronavírus: Guedes diz que Brasil tem capacidade para manter decolagem na economia – O ministro Paulo Guedes voltou a dizer nesta quinta-feira (12) que o Brasil tem dinâmica própria de crescimento e não está sincronizado com a queda na economia mundial. Destacou medidas em andamento que podem ajudar na economia brasileira, como a expansão na oferta de crédito pelos bancos públicos. Também citou a redução de compulsórios pelo Banco Central, e observou que o câmbio alto, “se por um lado atrapalha”, auxilia nas exportações.

Portal R7 (reproduz matéria da Reuters): Facções brasileiras viram grandes exportadoras de cocaína – O Brasil se transformou em uma plataforma de lançamento para levar a coca ao oceano. De acordo com autoridades, facções locais se infiltraram nos portos brasileiros, enviando quantidades recordes em navios de contêineres com destino à Europa, onde obtêm preços mais altos. Essas facções são participantes essenciais no mercado europeu de cocaína, avaliado em mais de 9 bilhões de euros. “Está fora de controle”, disse o policial federal brasileiro Antônio Salgado, depois de se juntar aos colegas peruanos para destruir laboratórios de processamento de coca. “Você sobe no helicóptero e em dois minutos começa a ver plantações aqui, ali, em toda parte.”

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Governo Federal incentiva operação de GNL nos portos – A Portaria nº 473, da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, publicada na terça (10), inclui, entre as áreas que podem ser alfandegadas, “instalações flutuantes fundeadas em águas jurisdicionais brasileiras”. A norma permite que as estações recebam GNL importado para internalização no Brasil.

Jornal do Comércio (RS): Entrega da dragagem do porto de Rio Grande é adiada – O ministro Tarcísio Freitas cancelou sua ida ao Rio Grande do Sul hoje para inauguração do serviço, por conta de “mudança na agenda oficial”. O calado do porto gaúcho deverá passar de 12,8 metros para 14,5 metros, quando a nova profundidade for homologada pela Marinha. O consórcio vencedor da disputa é formado pelas empresas Jan de Nul do Brasil e Dragabrás.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos: Multilog se torna primeiro operador logístico do Brasil a receber habilitação DTA-S no Porto de Santos – A habilitação Declaração de Trânsito Aduaneiro Simplificado (DTA-S) permitirá à empresa realizar operações do Porto de Santos para as suas unidades em São Paulo, Campinas e Barueri. “A vantagem é concedida especialmente aos players certificados como OEA que tem como base os critérios de qualidade e segurança internacionais, e traz diversas vantagens à operação logísticas”, afirmou o gerente Herbert Zacatei.

Informativo dos Portos: Sepetiba Tecon está apto para receber navios da classe New Panamax – A autorização final foi dada após a conclusão dos relatórios de simulação de manobras realizadas, com a participação da Praticagem do RJ, no Maritime Institute of Technology and Graduate Studies. Foram também consideradas a concretização de obras de dragagem e de alterações na sinalização náutica nas áreas de manobras, na bacia de evolução e berços do terminal  e o estabelecimento de parâmetros ambientais. Também foram levados em conta os parâmetros de manobra atuais que permitem operar com calado máximo de 15,40 m, para entrada e saída de navios porta-contêineres.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco