Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 13/08/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Portal Uol (reproduz matéria do Estadão Conteúdo ontem à tarde): Infraestrutura tem ‘respeito absoluto’ a pilares fiscais, reafirma Freitas

O ministro Tarcísio afirmou que, dada a escassez de recursos públicos, a saída para investimentos intensivos em infraestrutura é a iniciativa privada. “O respeito aos pilares fiscais é o que vai garantir essa trajetória de juro baixo, (…) que vai movimentar a economia, vai ajudar no crédito, na produtividade”. A pasta poderá ter, ainda neste ano, uma suplementação de R$ 2,5 bilhões para alocar em obras públicas.

Portal UolO Globo On-line (reproduz matéria da Bloomberg de ontem à tarde), Portal Terra  G1 (reproduzem matéria da Reuters) e Valor Econômico: Portos no Brasil já refletem maiores compras de açúcar da China

O Brasil agendou o embarque de 816.823 toneladas de açúcar para o país asiático nas próximas semanas, segundo line-ups dos principais portos do país, 31% de todo produto a ser exportado nesse período. Puxadas pela China, as exportações do agronegócio brasileiro – incluindo além do açúcar, soja, celulose, algodão e carnes suína e bovina – tiveram alta de 11,7%, em receita, ante igual período de 2019, e o equivalente a 51,2% do valor total exportado pelo país no mês passado. As exportações de café também têm o segundo maior volume para julho da história. O governo também deve aproveitar pressão de Trump sobre o etanol para negociar a isenção de tarifas para as exportações brasileiras de açúcar ao mercado americano.

CNN Brasil (ontem à noite): Privatizações devem começar no ano que vem, diz secretária do PPI

A secretária Martha Seillier prevê a entrega de 91 ativos e justificou que a desestatização leva tempo, pois tem de cumprir todo um processo que não acontece em poucos meses, diferentemente da decisão de venda de uma empresa privada. Com a saída de Salim Mattar da Secretaria Especial de Desestatização e Privatização do Ministério da Economia, Seillier é um dos nomes mais fortes para ocupar o cargo.

Correio Braziliense On-line Valor On-line (ontem à noite): CNI: confiança do empresário industrial voltou de forma disseminada

O ICEI de agosto, medido pela CNI, ficou em patamar alto: 57 pontos. Em abril tinha despencado para 34,5 pontos, no pior cenário em 10 anos. A média histórica é de 53,4 pontos. A pesquisa entre 3 e 7 de agosto consultou 1.284 empresas de pequeno porte, médio e grande portes.

Estadão – Coluna do Broadcast: Só 1, a cada 10 executivos da AL, acha que países estão prontos para abertura

A terceira edição do Barômetro Global de Negócios da Economist Intelligence Unit (EIU) aponta também que 32% dos entrevistados afirmaram que o desempenho da economia mundial será melhor nos próximos três meses, ante um porcentual de apenas 2% na pesquisa anterior. E 16% acreditam que seus negócios devem levar menos de um ano para se recuperar da crise.

Estadão: Brasil pode ganhar R$ 2,8 trilhões com ‘economia verde’

Um estudo do WRI Brasil e da UFRJ aponta que o movimento de recuperação da economia pós-pandemia poderá gerar 2 milhões de empregos e adicionar 38% em relação ao PIB de 2019, além de ajudar o País a se tornar mais resiliente às mudanças climáticas, caso os investimentos forem direcionados para uma economia mais verde. Propõe estratégias em três setores: infraestrutura, indústria e agronegócio.

Valor On-line Money Times (ontem à tarde) e A Tribuna de Santos (página A-8): Santos Brasil vê perspectiva de retomada no segundo semestre

A operadora avalia que o pior da crise já passou e estima uma retomada na movimentação no próximo semestre, na esteira da reabertura da economia e de estímulos fiscal e monetário continuados, com taxa de juros baixa e eventual manutenção do auxílio emergencial. O Tecon Santos movimentou 220.362 contêineres no segundo trimestre, queda de 22,0% em relação ao mesmo período de 2019, em virtude da maior exposição do terminal às importações e à cabotagem, em detrimento das operações de exportação, mais resilientes à crise.

Imprensa regional:

Santa Portal (ontem à tarde): Porto: Julho deve ser 2º pior mês da história de contêineres de importação descarregados, diz ABTRA

Os dados preliminares de julho sobre o total de contêineres de importação descarregados na operação portuária em Santos indicam que esse deve ser o segundo pior mês de toda a série histórica de quatro anos analisada pela ABTRA. Julho só é melhor do que junho deste ano. Eles mostram que o fraco desempenho nesse segmento de cargas de maior valor agregado difere da performance geral dos portos, positiva porque influenciada pelas exportações de commodities agrícolas.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: PL do BR do Mar prevê duas novas cadeiras na diretoria da Antaq

O PL do BR do Mar, enviado ao Congresso na terça-feira (11), inclui a transformação de dois cargos comissionados de gerência executiva da Antaq em dois cargos comissionados de direção. O Ministério da Infraestrutura confirmou que basta a aprovação do texto no Congresso para que as vagas na diretoria da agência sejam ampliadas.

Agência iNFRA: Para atrair novas cargas, Porto do Rio precisa enfrentar o ICMS

Um dos desafios que trava a competitividade do Porto do Rio é o ICMS sobre a importação e definido por cada estado. Santa Catarina e outros estados zeraram suas alíquotas, enquanto no Rio o mesmo imposto na entrada é de 18%.

Portogente: Conselho deliberativo, MP 945 e ligação: temas abordados pela presidente do CAP de Santos

A presidente do CAP de Santos, Flávia Takafashi, admitiu a possibilidade de os CAPs voltarem a ser deliberativos a partir das novas alterações na legislação do setor, mas não é “pauta no Ministério [da Infraestrutura] no momento”. Disse também que o projeto renovado da ponte Santos-Guarujá deverá passar por audiência pública, e, que segundo informações, as alterações técnicas teriam sido apresentadas ao secretário Diogo Piloni e ao ministro Tarcísio de Freitas, mas ela não teve conhecimento.

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