A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
O Globo: Coronavírus: fronteiras, portos e ‘fake news’ preocupam estados brasileiros – O grande potencial de “fake news” preocupa a maioria dos estados. Eles querem evitar o pânico e eventuais reações contra quem vier a contrair o vírus. Dos 11 estados fronteiriços, apenas o Pará e o Paraná não fazem menção a cuidados a serem seguidos na divisa com outros países. Os planos dos demais recomendam que, nos pontos de passagem, situações suspeitas devem ser informadas à Anvisa, mas as medidas posteriores de atendimento serão tomadas pelas equipes de saúde locais.
Valor Online: Medida foi ruim para economia – A ANTT admitiu, pela primeira vez, que o tabelamento do frete produziu efeitos nocivos à economia, em especial ao transporte rodoviário de cargas, gerando distorções como explosão da frota própria de caminhões por empresas e redução na contratação de motoristas autônomos para o serviço. E alertou sobre a necessidade de reavaliar a regulação a fim de aprimorar a metodologia construída e aproximar os pisos mínimos estabelecidos aos valores efetivamente justos.
Estadão – Editorial: Dividir a carga do agronegócio – O principal fator de segurança do comércio exterior do Brasil fraquejou em janeiro, quando as exportações do agronegócio ficaram 9,4% abaixo do valor faturado um ano antes, influenciadas pela queda de preços e também pela diminuição de volumes. O índice de preços foi 7,4% menor que em janeiro do ano passado. O de quantidade vendida ficou 2,2% abaixo do nível de um ano antes. o fato exige ações mais eficientes e velozes nos programas de infraestrutura e maior atenção aos problemas da indústria.
O Globo: General diz que trocas no governo Bolsonaro cessaram e cita confiança em Braga Netto. ‘Dou as costas para ele’ –A escolha do general Walter Souza Braga Netto para chefiar a Casa Civil marca um momento de guinada nas relações internas do Palácio do Planalto e na atuação do governo Bolsonaro. A relação de confiança mútua entre os militares é um dos ativos nessa nova composição. Braga Netto foi incorporado à equipe por indicação dos generais Luiz Eduardo Ramos e Augusto Heleno e tem o aval do comando das Forças Armadas. O general Ramos, ministro da Secretaria de Governo, diz ter orgulho e confiança total e irrestrita do novo integrante.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Bélgica e Brasil debatem como combater tráfico – Ontem a delegação belga se reuniu com autoridades do Porto de Santos para discutir parcerias e trocas comerciais e também medidas de combate ao tráfico de drogas. O embaixador Patrick Herman visitou a Central de Operações e Vigilância (COV) e o sistema CONFERE, frutos da parceria com a ABTRA, em nome de suas instalações alfandegadas associadas.
A Tribuna de Santos: Movimento nos portos cai 1,6%, aponta Antaq – Em 2019, as instalações portuárias brasileiras movimentaram 1,104 bilhão de toneladas. Nos últimos nove anos, entretanto, a movimentação cresceu 31,5%. Os portos privados foram responsáveis por 66% da movimentação total no ano passado e registraram um crescimento médio anual (2010-2019) de 3,4%. Já os portos organizados ficaram com 34%: crescimento médio anual de 2,5%.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: Grande questão do SSE é briga por armazenagem’, afirma Povia – O diretor-geral da Antaq Mário Povia disse, em coletiva de imprensa ontem, que “os terminais chegaram num nível de eficiência que existe capacidade ociosa, inclusive nos pátios na área primária. Ferramentas desenvolvidas de desembaraço mais rápido e na exportação com eficiência no despacho das cargas permitem oferecer capacidade maior do que era gargalo no passado”. E lembrou que a capacidade ociosa de muitos terminais de contêineres permite que seus gestores abram espaço para atender a cabotagem.
Brazil Modal (reproduz release da Antaq): Setor portuário brasileiro movimenta 1,104 bilhão de toneladas em 2019 – A queda de 10% tanto na movimentação de minério de ferro quanto na movimentação de soja influenciou o recuo na movimentação total de cargas no ano passado. Já a movimentação de petróleo e derivados aumentou 11% e a de milho aumentou 75%. Santos foi o que mais movimentou nos portos organizados em 2019, com 106,2 milhões
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020