Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 14/12/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico: Governo estuda retirada de taxa de capatazia do Imposto de Importação

A medida, de acordo com o governo, visa a corrigir uma distorção que faz do Brasil um provável caso único do mundo, além de abrir o mercado brasileiro. Na área técnica, o argumento é que a abertura comercial via cortes na base de cálculo do imposto é prioridade. Mas convive com uma situação na qual a arrecadação dos tributos sobre a importação de mercadorias é inflada porque incide sobre essa taxa, com objetivo arrecadatório. Segundo bastidores, a Receita Federal tem apoiado a alteração, embora tradicionalmente se oponha a medidas que reduzam a arrecadação. Em outra matéria, o Valor informa que a CNI calcula que a taxa de capatazia encarece as importações em cerca de 1,5% e que a mudança poderá agregar R$ 134,5 bi ao PIB até 2040. A projeção para o avanço dos investimentos chega a R$ 53,8 bilhões. A remuneração dos trabalhadores brasileiros será R$ 83,1 bilhões maior, e a produção avançará R$ 244 bilhões.

Editorial do Estadão Estadão On-line (sábado): Um mar de oportunidades para a cabotagem

Com o tempo, o novo regulamento para o setor aprovado na Câmara também deve levar a uma melhor distribuição de portos. Hoje, entre os 175 portos, Santos e Paranaguá concentram 40% da movimentação. Entre os 10 maiores portos, apenas um está na Região Norte, e os 76 portos fora da costa são subutilizados. O novo texto segue para análise do Senado, mas ainda com trechos polêmicos, como a ausência de medidas quanto à reserva de mercado para a mão de obra e aos custos do combustível.

Valor Econômico: Maersk mira expansão na logística por terra e ar

O grupo planeja expandir a movimentação de carga pela via terrestre, aérea e por cabotagem, além de investir em armazéns e gestão logística. No terceiro trimestre, a navegação marítima respondeu por 71% da receita da empresa, mas o plano é que, no futuro, caia para 50%, com crescimento de serviços de operação logística. Nos últimos meses, o grupo incorporou a Damco, que faz transporte de carga fracionada e por via aérea, e a Safmarine, com forte atuação na África. A ideia é integrar melhor os serviços oferecidos. No Brasil, vê um grande potencial de expansão na oferta de serviços de ponta a ponta e, para completar essa carteira, a prioridade será investir em novos armazéns, afirma ele.

Portal Uol: Aprovado como prioritário projeto para duplicação da Estrada de Ferro Carajás

A Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura aprovou como prioritário, para fins de emissão de debêntures incentivadas, o projeto, proposto pela Vale, de duplicação da Estrada de Ferro Carajás, paralelamente à atual Estrada de Ferro, transformando-a em uma linha dupla de bitola larga.

Estadão On-line (sábado): Exportador brasileiro pode lucrar com saída do Reino Unido da União Europeia

Estudo da CNA, a divulgado oficialmente nesta semana, aponta que a formalização da saída do Reino Unido da União Europeia deverá beneficiar 37% da pauta brasileira de exportações para o mercado britânico, tendo como base o comércio de 2019. O levantamento considera o anúncio feito em maio pelo governo britânico de que a partir de 2021 entrarão em vigor mudanças no regime tarifário de importações, incluindo reduções de tributos e simplificações sobre 563 produtos do agronegócio.

Imprensa regional:

Editorial da Tribuna de Santos (página A-2): Uma luta de todos nós

O Porto de Santos responde por 40% das cargas conteinerizadas de cabotagem no País e a aprovação da BR do Mar, ao ampliar as operações nesse segmento, vai aumentar a atividade portuária de Santos. Nesse aspecto, é de se destacar a iniciativa do Governo Federal de facilitar atividades de transporte ou logística, que deveria ser seguida também pelas administrações estaduais e municipais.

A Tribuna de Santos On-line (sábado): Porto de Santos bate recorde na exportação de café

Foram 3,57 milhões de sacas de 60 quilos do grão embarcadas no mês passado, alta de 6,9% em relação ao mês anterior. O volume representa 82,4% das 4,33 milhões de sacas exportadas pelo Brasil, segundo o Cecafé.

Portal Bahia de Valor Portos e Navios (ontem): Movimentação nos portos públicos cresce 16,61% em novembro

Os portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus movimentaram 1 milhão de toneladas, em novembro, alta de 16,61%, comparado ao mesmo período de 2019. Aratu-Candeias puxou os números, registrando alta de 32,12%, com destaque para o crescimento da movimentação de granéis líquidos e fertilizantes.

Imprensa segmentada:

Tecnologística: Docas do Rio de Janeiro instala câmeras de monitoramento operacional

A CDRJ planeja criar, até o primeiro trimestre de 2021, um Local Port Service (LPS) nos Portos do Rio de Janeiro e Niterói, que será a primeira fase do processo de implantação do VTMIS do Rio de Janeiro e irá ampliar a capacidade de monitoramento do tráfego aquaviário nos canais de acesso, áreas de fundeio e bacias de evolução, por meio de imagens de câmeras de alta definição.

Portos e Navios: Especialistas observam aumento do apetite do investidor estrangeiro na infraestrutura

De acordo com a FGV Transportes, a SNPTA já liberou a assinatura de 36 TUPs e de mais 28 leilões de arrendamentos de áreas, sem contar nos projetos de desestatização dos portos. A assinatura da Portaria 530/2019, que propõe a alteração em contratos de arrendamento, foi importante para atrair o investidor privado. Uma das principais demandas desse investidor, sobretudo, o estrangeiro, é a melhoria na regulação.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco