Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 15/02/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Correio Braziliense: Boas expectativas para o setor de infraestrutura

Está no radar do governo federal um importante conjunto de concessões e venda de ativos, além da atualização de sete marcos regulatórios em tramitação no Congresso. Várias ações que estavam em andamento e foram adiadas devido à pandemia, agora estão maduras para sair do papel. No setor portuário, estão previstas 16 novas licitações de terminais em 2021 e a desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo.

Exame (ontem): Investimentos em infraestrutura crescem no Brasil, mas falta planejamento

O estudo ‘Perspectivas do Mercado de Infraestrutura 2021 – 2026’, da consultoria Neoway, sobre obras em andamento com previsão de conclusão até 2026, aponta que, os investimentos em obras de infraestrutura e indústria no Brasil totalizam R$ 71,2 bilhões no período, crescimento de 24,7% comparado ao intervalo de 2020 a 2025. Apesar da alta, cresce também o número de projetos anunciados sem data de início das obras e que a execução depende de vontade e prioridade política.

Uol (ontem): Cresce a dependência do Brasil para a China

A participação chinesa em tudo que o Brasil vende ao exterior vem crescendo, ano após ano, desde 2015. Mas com a pandemia do novo coronavírus, explodiu: de pouco mais de um quarto para um terço das exportações, batendo em 32,3% em 2020, e deve ficar ainda maior nos próximos anos.

Estadão (artigo do advogado Marcelo Valença, da Valisa Business Intelligence, no blog do Fausto Macedo): Cadê a matrícula dos ativos privatizados?

Em 28 de dezembro do ano passado, o governo federal, via BNDES, disponibilizou na plataforma HUB projetos várias privatizações, concessões e uma PPP. Neste pacotão divulgado pelo BNDES temos projetos variados, como alguns de saneamento básico, energia elétrica, os Portos de Santos e São Sebastião e 7.200 km de rodovias federais. O problema é que não há cadastro fiscal imobiliário. Torço para que nessa onda de privatizações, a Lei de Princípio de Liberdade Econômica se faça valer, e a iniciativa privada consiga alavancar-se sobre os imóveis da concessão. É interessante que a iniciativa privada leve na conta de viabilidade o IPTU que as prefeituras deveriam cobrar após a privatização dos ativos.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, ontem) e Informativo dos Portos: BR do Mar entra na pauta do Senado

O PL que institui o Programa BR do Mar e prevê incentivos à cabotagem no País deve ser votado em menos de um mês no Senado. Caso contrário, vai travar a pauta e impedir que outros temas sejam discutidos. Segundo o relator da proposta, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a expectativa é de que o texto seja pautado até a primeira quinzena do próximo mês. O ministro Tarcísio de Freitas afirmou que o projeto deve ser mudado no Senado.

Folha de Dourados: Investimentos do Estado em logística em Murtinho avançam fronteira agrícola no Sudoeste

Áreas improdutivas e de pastagem estão sendo ocupadas pela soja e milho na região Sudoeste de Mato Grosso do Sul, avançando nas margens da rodovia BR-267 em direção a Porto Murtinho. O município, antes isolado na fronteira ao Paraguai, passa a contar com infraestrutura portuária que barateia os custos de logística, encurta distâncias e agrega valor aos produtos exportados para o mercado internacional pela Hidrovia do Paraguai. Armazéns graneleiros foram instalados na beira dessa chamada Rota Bioceânica.

A Tribuna de Santos (impresso, ontem): Terminais devem aderir a novo sistema da Receita Federal

A partir deste semestre, os terminais e recintos alfandegados de todo o País deverão se adequar ao novo sistema eletrônico da Receita Federal. A não utilização do Módulo de Recintos do Portal Único de Comércio Exterior poderá causar multas de, no mínimo, R$ 5 mil, caso os dados referentes à movimentação física de pessoas, veículos e cargas não sejam disponibilizados no sistema.

Imprensa setorial:

Porto e Navios: Fila para escoar soja por rio da região Norte chega a 3.000 caminhões

No momento em que o Brasil começa a escoar sua nova safra de soja pelos portos do norte, esses veículos estão parados próximos a uma estação de transbordo de carga no rio Tapajós. Segundo a Abiove, a fila se formou em um trecho sem pavimento de sete quilômetros na BR-230, no oeste do estado do Pará.

Portos & Mercados: Movimentação nos portos da Bahia cresce 36,16% e Codeba bate recorde

Os Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus alcançaram em janeiro a marca de 1.095.335 toneladas movimentadas, aumento de 36,16%, em relação ao mesmo período de 2020. Foi o melhor mês de janeiro da história da companhia. Esses números foram puxados pelo desempenho do Porto de Aratu-Candeias, com alta de 54,88%, em relação a janeiro de 2020, movimentando 643.113 toneladas.

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