Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 15/06/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Estadão On-line – Coluna Broadcast (ontem): Grupo de navegação marítima melhora resultados na crise

Apesar de o volume de cargas do CMA CGM ter caído 4,6% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2019, a geração de caixa do grupo cresceu 25% no período. Motivo: redução de custos iniciada no ano passado.

Valor Econômico: Ociosidade econômica deve dobrar e bater recorde no 2º tri, afirma FGV

O PIB recuou 1,5% no primeiro trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores. A partir desse resultado, os pesquisadores calcularam que o hiato do produto – diferença entre o resultado efetivo da economia e seu potencial estimado de crescimento – foi negativo em 4,7% no primeiro trimestre. Com esse número, o indicador voltou a apontar para uma tendência de aumento da ociosidade da economia. Segundo o Ibre/FGV, “o pior está por vir”. Com projeções de retração do PIB na casa dos 10% para o segundo trimestre, na comparação com o período de janeiro a março, o hiato do produto deverá atingir nível recorde, na casa dos dois dígitos.

Folha On-line (sábado): Guedes quer priorizar concessões no BNDES

O banco prevê atravessar a crise do coronavírus com menos de 30% de seu funding para operações emergenciais e o restante para financiar os empréstimos de longo prazo para o programa de concessões em infraestrutura. Daí que o socorro setorial a montadoras e companhias aéreas e elétricas tenha valores inferiores ao que foi solicitado. A expectativa de investimentos gira em torno de R$ 250 bilhões, caso somente o cronograma dos leilões do Ministério da Infraestrutura dos próximos dois anos seja mantido. A infraestrutura já responde por 41,4% dos financiamentos do banco.

Estadão: Brasil pode ver contas no azul só em 2033

Os gastos para minimizar a crise provocada pela pandemia da covid-19 e a perda de receitas com a desaceleração da economia levarão União, Estados e municípios a registrar um rombo de R$ 912,4 bilhões em 2020. A IFI projeta uma queda de 6,5% no PIB este ano, mas o tombo pode chegar a 10,2% em um cenário mais pessimista. Já em 2021, o crescimento deve ser de 2,5%, insuficiente para recuperar a economia integralmente após o baque provocado pelo novo coronavírus. A estimativa é que o País retome o patamar pré-crise apenas em 2023.

Estadão On-line – Blog do Fausto Macedo – Artigo dos engenheiros Eduardo Lustoza e Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo (ontem): Plano para Porto de Santos amplia riscos sanitários e ambientais

O PDZ proposto pela administração portuária em Santos, ao valorizar os clusters, quer eliminar a movimentação de pequenos pátios de contêineres na região de Outeirinhos, atividade pouco poluente e que gera centenas de milhões de reais em impostos e milhares de empregos, para ampliar a operação de granéis onde já ocorreram grandes incêndios com repercussões ambientais e riscos à saúde e à segurança da população do entorno.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (Página A6): “O poder público deixou de ocupar vários espaços, e isso permitiu o desequilíbrio”

O empresário [e presidente da ABTRA] Bayard Umbuzeiro Filho lançará o livro “Santos, 50 anos em 5”, no próximo dia 18, às 20 horas, com transmissão pela página do Facebook Santos 50 anos em 5. O livro reúne dados setoriais e históricos da cidade de Santos nas últimas cinco décadas e, em seu título, remete ao slogan da campanha de JK à presidência da República em 1955.

A Tribuna de Santos On-line (sexta à tarde): Porto Sem Papel ganha nova função para otimizar informações de embarcações nos portos brasileiros

Segundo a SNPTA, a nova função Chegadas e Saídas, destinada aos agentes de navegação e administradores portuários, reduz o tempo de registro das informações sobre operações de atracação, fundeio e reatracação em 15%, gerando uma economia de 2.500 horas de trabalho ao ano. Os registros passam a ser realizados em tela única.

A Tribuna de Santos – Página A12 (reproduz matéria do Estadão Conteúdo ontem) e Agência iNFRA: Cabotagem ganha novo projeto no Senado

A senadora Kátia Abreu apresentou projeto de lei que sugere um cenário diferente para a flexibilização do afretamento a tempo de embarcação estrangeira, em comparação com os planos do governo. Propõe que a regulamentação não limite o número de viagens a serem realizadas, no caso de a empresa que contratar nessa modalidade não ter à disposição embarcação de bandeira brasileira do tipo e porte adequados para o transporte pretendido.

Imprensa segmentada:

Editorial do Portogente: Marimex contesta Ministério da Infraestrutura

Esse tipo de conflito decorre da falta de um Plano de Modernização do Porto de Santos transparente e legitimado pela comunidade. Aguarda-se avanço com o anunciado projeto de desestatização, cujo recebimento de propostas foi adiado por falta de interessados. Enquanto isso e sem comando, o Porto de Santos segue sem rumo.

Portogente (sexta-feira): Multilog recebe selo de Prevenção Garantida contra a Covid-19

A Multilog [associada da ABTRA] recebeu o selo concedido pela Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), que reconhece o empenho de empresas no combate à Covid-19.

Agência iNFRA (sexta-feira): DNIT decide identificar hidrovias nacionais com padrão semelhante ao das rodovias

O DNIT instituiu a Metodologia de Gerenciamento das Hidrovias Interiores no país. As vias navegáveis interiores vão ter um código de numeração, assemelhado ao das rodovias, para que possam facilitar os trabalhos do órgão na manutenção e ampliação das hidrovias nacionais.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco