Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 15/07/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada

Confiram os destaques de hoje, de interesse do setor, na imprensa de alcance nacional:

Estadão: Governo e Congresso tentam acelerar novos marcos legais para a retomada

O Ministério da Economia negocia com o Congresso a votação de projetos em tramitação sobre os novos marcos regulatórios para preparar o terreno a novos investimentos pós-covid-19. Avalia que têm mais chance de serem aprovados nos próximos 60 dias, em paralelo com a discussão da reforma tributária. No Senado, as negociações avançam para aprovar o novo Marco Legal das Ferrovias e o projeto de incentivo à cabotagem. Na Câmara, o governo avalia ser possível caminhar com os projetos tratam de estímulo às debêntures de infraestrutura.

Estadão Soja/Anec: previsão de exportação em julho sobe para 8,920 milhões de toneladas

A estimativa se baseia no volume efetivamente embarcado até 11 de julho, somado à programação de embarques até o fim do mês. Até a semana passada, a previsão era de 8,077 milhões de toneladas. A exportação de farelo em julho promete chegar a 1,864 milhão de toneladas, ante 1,727 milhão de toneladas previstos uma semana atrás. Já para o milho, a expectativa é de que o País envie ao exterior 5,548 milhões de toneladas, acima da projeção de 5,159 milhões de toneladas da semana passada. Se confirmada as projeções de julho, as exportações do Brasil atingirão, nos primeiros sete meses do ano, 70,410 milhões de toneladas de soja, 8,090 milhões de toneladas de milho e 10,226 milhões de toneladas de farelo.

Yahoo Finanças MP que flexibiliza regras de licitação é aprovada na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou ontem a Medida Provisória 926/20, que autoriza a contratação de empresa impedida de participar de licitação por irregularidades e releva a declaração de inidoneidade, se a empresa for a única fornecedora de bens e serviços considerados essenciais para enfrentar a pandemia. A matéria segue agora para o Senado.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Novo delegado defende maior uso da tecnologia

Em webinar promovido ontem pelo jornal, o novo delegado da Alfândega do Porto de Santos, Richard Neurbarth, destacou que pretende reforçar o uso de tecnologias para aprimorar os processos aduaneiros no porto e citou como exemplo de inovação o sistema Confere, de conferência física remota de cargas, mantido em ação colaborativa com a ABTRA.

A Tribuna de Santos: Movimento de Cargas bate novo recorde

O Porto de Santos registrou em junho o 5.º recorde consecutivo mensal ao movimentar 12,3 milhões de toneladas, alta de 6,2% sobre igual período de 2019. O resultado foi impulsionado pelo bom desempenho dos embarques, que avançaram 14,6%, para 9,4 milhões de toneladas, puxados especialmente pelas exportações de commodities agrícolas, compensando o recuo de 14,3% nos desembarques. Por outro lado, a movimentação de contêineres recuou 13,5%, para 309 mil TEU, refletindo o impacto da pandemia.

Imprensa segmentada:

Site do Fórum Brasil Export: Presidente da CNT defende criação de documento único eletrônico para setor de transportes e incentivo à cabotagem e ao transporte hidroviário

Em webinar realizado ontem pelo Fórum, o presidente da CNT, Vander Costa, disse que a entidade sempre defendeu a intermodalidade e propôs um documento único eletrônico de transporte que também possibilitará a livre escolha do modal mais adequado para cada trecho. “Quando muda de modal tem que trocar de documento, isso aumenta o Custo Brasil”. Ele também prevê a inovação tecnológica como determinante do futuro do setor.

PortoGente: VLI se compromete em ter mais mulheres na liderança

A VLI acaba de firmar o compromisso “Equidade é Prioridade”, promovido pela ONU por meio do Pacto Global, que tem como objetivo promover a equidade de gênero dentro das empresas. Ele estabelece uma meta mínima de 30% de mulheres em posições de alta liderança – a partir de gerentes ou cargos equivalentes – até 2025 e, opcionalmente 50%, até 2030. A VLI possui 15,7% de mulheres nesses cargos.

Brazil Modal: Proposta desburocratiza armazenagem de mercadorias para exportação

O Projeto de Lei nº 401/20, em tramitação na Câmara, desburocratiza o procedimento de armazenagem dos produtos para exportação que contam com isenção de IPI. O autor, deputado Gilson Marques (Novo-SC), justifica que “O número de recintos alfandegados disponíveis nos portos é insuficiente para atender a demanda das empresas exportadoras”. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Portos e Navios: Entidades defendem medidas para diminuir tempo de liberação das mercadorias

Considerando os resultados do Time Release Study Brasil, coordenado pela RF sobre o tempo de liberação de mercadorias, entidades representantes de empresas envolvidas nesse processo defendem a implantação de medidas que torne mais ágil a liberação da carga pelos portos. Dentre elas, o presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho, destacou que um dos pontos que poderiam ser melhorados é o tempo de liberação por canal, sobretudo no amarelo, que tem funcionado como um “repositório temporário” de todas as cargas que precisam de análise de documentação.

 

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco