A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Valor Econômico: Sem votação do Orçamento, ministérios enfrentam restrições para investir
Ainda sem o Orçamento de 2021 aprovado, os cronogramas de investimento devem atrasar. Em meio a um duro ajuste fiscal, os ministérios reforçam articulação no Congresso para elevar suas verbas por meio de emendas de parlamentares. As várias unidades do MINFRA promoveram ajustes nos cronogramas dos contratos para se adequarem aos saldos de empenho disponível, evitando a desmobilização das empresas e mantendo as condições mínimas de conservação do sistema de transporte.
Isto É On-line (reproduziu ontem à tarde matéria do Estadão Conteúdo) e CNN Brasil (ontem à tarde): Decreto institui política de modernização da infraestrutura de rodovias federais
O DOU de ontem (15) publicou decreto presidencial que institui a Política de Modernização da Infraestrutura Federal de Transporte Rodoviário (inov@BR) e a qualifica no âmbito do Programa de PPI. Objetivos: elevar o padrão de segurança viária nas rodovias federais, melhorar a fluidez para proporcionar eficiência logística, modernizar as principais rodovias federais e aprimorar processos, instrumentos regulatórios e recursos técnicos. A inov@BR será coordenada pelo MINFRA.
Valor Econômico: Maior cliente de ferrovia na Bahia é alvo de polêmicas
Com licitação conduzida a toque de caixa, o primeiro trecho da Fiol terá como usuário quase exclusivo a Bahia Mineração S.A (Bamin), que possui a mina Pedra de Ferro e um projeto de terminal portuário para escoar o minério, operações que geram reação da população local e ambientalistas. Também é subsidiária brasileira do Eurasian Resources Group (ERG), do Cazaquistão, investigado por corrupção no Reino Unido e alvo do Departamento de Justiça americano e do FBI.
Portal Uol (reproduziu ontem à tarde matéria da Agência Brasil): Embrapa: Brasil será maior exportador de grãos do mundo em cinco anos
Segundo a Embrapa, o Brasil deverá, portanto, superar os Estados Unidos na exportação de grãos. Em apenas dez anos a participação do Brasil no mercado mundial de alimentos saltou de US$ 20,6 bilhões para US$ 100 bilhões, tendo como destaque carne, soja, milho, algodão e produtos florestais.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (página A-8): EPL conclui estudos para leilão do STS11
O terminal, na margem direita do Porto de Santos e a ser leiloado no ano que vem, será destinado ao transporte e à armazenagem de granéis sólidos vegetais. Com o contrato de 25 anos, a estimativa da EPL é de que o arredamento gere investimentos de R$ 541 milhões, a serem feitos durante o período da concessão. A previsão é publicar o edital do leilão no terceiro trimestre deste ano. O novo arrendatário arcará com o valor mensal de R$ 2,4 milhões pelo arrendamento.
Jornal do Comércio (RS): Marco regulatório da cabotagem divide opiniões
Segundo o diretor de Gestão Portuária da CDRJ, Mario Povia, em webinar realizado na semana passada, apesar de ser muito mais econômica e ambientalmente mais adequada, a cabotagem demanda mais estruturação logística e não é uma solução para o transporte porta-a-porta. O PL do BR do Mar pretende aumentar a competitividade do setor ao estimular a utilização do modal marítimo para o transporte de cargas entre longas distâncias, maximizando o uso dos 8,5 mil quilômetros de costa brasileira.
Imprensa segmentada:
Informativo dos Portos: Porto do Pecém movimentou mais de 3 milhões de toneladas nos dois primeiros meses de 2021
Na soma dos dois meses de 2021, o terminal superou a marca de três milhões de toneladas (3.093.868 t), 7% acima do registrado no primeiro bimestre de 2020. A movimentação de contêineres no bimestre alcançou 64.169 TEU (37.666 unidades), crescimento de 19% em relação ao mesmo período de 2020. Em fevereiro de 2021, movimentou 1.664.168 t, avanço de 21,7% na comparação com janeiro.
Portos e Navios e Informativo dos Portos: Porto de Antonina prevê crescimento de 50% em 2021
O Porto de Antonina prevê crescimento de 50% em suas operações e ganhos de produtividade superiores a 40%, especialmente na movimentação de cargas fracionadas. O TPPF – Terminais Portuários da Ponta do Félix tem sido o destino escolhido devido à possibilidade de armazenamento de 100% da carga em recinto alfandegado e a redução dos custos na operação por conta da proximidade dos armazéns com o cais.
Portos e Navios: Terminal de fertilizantes começa a operar no Porto do Itaqui
O novo terminal da Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi) iniciou as operações neste mês e prevê um aumento de até três vezes na produtividade do berço 101, que tem capacidade para movimentar até 1.250 toneladas/hora. O investimento da companhia no corredor Centro Norte de fertilizantes está estimado em R$ 260 milhões, sendo R$ 110 milhões já aplicados na primeira etapa do projeto e o restante previsto para a construção da expedição ferroviária do terminal no porto e o futuro terminal multimodal dedicado ao transbordo e logística de interior.
Fórum Brasil Export: Lançamento online do Sudeste Export 2021 reúne autoridades e apresenta agenda permanente voltada para o diálogo e a multiplicação de relacionamentos
O Brasil Export realizou ontem (15) o lançamento online do fórum regional, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro, com a CDRJ como anfitriã. O diretor-presidente da CDRJ, Almirante Francisco Laranjeira, declarou que a privatização dos portos de Vitória, Santos e São Sebastião poderá impactar diretamente a companhia, alterando significativamente o cenário competitivo para os portos da região, com potencial de promover assimetria entre eles. Frisou que, diante desse contexto, será indispensável que o poder concedente aponte ao mercado um horizonte de planejamento.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021