Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 16/09/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Folha (ontem): Em busca do modelo perfeito – Comitiva formada por representantes do Legislativo, do Ministério da Infraestrutura, da Antaq e de entidades de classe, além de executivos de grandes empresas, foi conhecer de perto a experiência bem-sucedida de um dos maiores e mais importantes portos do mundo, o de Singapura. a visita fez parte da 17ª edição do Santos Export- Fórum Nacional para Expansão do Setor Logístico Portuário, que acontece nos dias 8 e 9 de outubro, em Brasília, e incluirá o debate sobre a modelagem de privatização.

Portal Exame (ontem): Para setor portuário, ponte entre Santos e Guarujá pode trazer prejuízos – Durante evento promovido pela Fiesp n terça-feira (10), a diretora da Codesp, Jennyfer Tsai, defendeu novo projeto de ligação seca por meio do túnel, ao custo de R$2,5 bilhões (por meio de redução sobretudo nas desapropriações) com ligações perimetrais – com projeto ainda em andamento – no valor de R$ 1 bilhão. O projeto anterior do túnel estava avaliado em R$ 3,2 bilhões, contra os R$ 2,9 bilhões do projeto da ponte.

Isto É On-line  (reproduz matéria da Agência Brasil sábado): Projeto dará apoio a 1,7 mil empresas para negócios no exterior – Apex-Brasil e CNI fecharam parceria para oferecer auxílio a empresas de todo o país. Nos próximos dois anos serão promovidas 40 ações de apoio de inserção no comércio internacional, em frentes como a prospecção de mercados e rodadas com compradores estrangeiros.

Jornal Nacional (sábado): Porto de Itaguaí, no Rio, bate recorde em apreensão de contrabando – Em três anos, o porto de Itaguaí passou de porta aberta para cargas ilegais para campeão de apreensão de cargas. O número de contêineres retidos saiu de quase zero para 250 em 2017. Itaguaí é o décimo porto do país em movimento; recebe cerca de cinco mil contêineres por mês.  Segundo auditores da Receita, tem histórico de falhas na fiscalização, que ficou mais rígida a partir de 2017, com uma força-tarefa para monitorar cargas suspeitas e ganhou força em 2018, com a chegada do novo delegado, José Alex de Oliveira.

Estadão On-line – Blog do Fausto Macedo (sábado): Cocaína no suco da laranja e na graxa –

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu na terça (10) tijolos de cocaína em meio a dois carregamentos interceptados no porto de Santos com destino à República Checa. Parte da droga estava escondida em um caminhão baú refrigerado, em meio a polpa congelada de laranja. Já durante a segunda ação, o pó foi encontrado em um tanque-contêiner com 35 toneladas de graxa. A Polícia Civil investiga ligações entre as movimentações de carga de cocaína. Os seis detidos podem responder por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Folha – Coluna da Mônica Bergamo: Martelada – O grupo Libra terá de pagar R$ 3,5 bilhões à Codesp em dívidas acumuladas no Porto de Santos.

Imprensa regional:

Editorial da Tribuna de Santos (sábado): Regular para crescer – A mudança na matriz de transportes no Brasil, no qual 15% do transporte de cargas é feito por ferrovias, só acontecerá com a forte presença de empresas. Nos portos, em 2019, prevê-se a expansão de 35,2% nos investimentos, que deverão ser 83% privados. Não se trata de criar condições privilegiadas, ou favorecer este ou aquele grupo, e sim de assegurar regras estáveis e permanentes que permitam os investimentos essenciais para o desenvolvimento brasileiro.

A Tribuna de Santos (ontem): Mudança climática exige adequação dos portos – Em reunião com pesquisadores da Universidade do Texas, a comitiva do Porto & Mar 2019 conheceu detalhes de estudos sobre o Porto de Houston, três deles sobre mudanças climáticas provenientes do aquecimento global e seus efeitos nos portos, como o aumento do nível do mar. Em alguns casos, inundações e furacões que atingiram países em desenvolvimento chegaram a reduzir o PIB do ano em que ocorreram em até 5%. Em relação ao Porto de Santos, sua infraestrutura pode ser afetada principalmente pela intensificação de ressacas e ventos mais fortes.

Portal Zero Hora (ontem à tarde e à noite): Governo federal prepara pacote de estímulo ao transporte de cabotagem que pode beneficiar portos do RS – A Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac) avalia que o programa BR Mar ajudará a dobrar a movimentação de contêineres em três anos. Segundo a Antaq, foram transportados 832,5 mil contêineres no Brasil em 2018 e 82 mil no Rio Grande do Sul. Quarta economia do Brasil, o Estado tem três portos marítimos — Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre — que movimentaram 44,7 milhões de toneladas no ano passado, dos quais 22% por cabotagem. O modal no Estado cresceu 55,9% entre 2010 e 2018, mas ainda esbarra em preço alto e baixa concorrência.

G1 Santos (sábado): Empresa de gestão logística tem saídas semanais da China para o Porto de Santos – A expectativa da FCA Log e do Terminal Eudmarco no Porto de Santos é estender suas operações com os portos chineses de Shanghai, Ningbo e Shenzhen, implantando rotas semanais, já que os três juntos são os principais portos com cargas LCL enviadas a Santos. 75% de toda carga armazenada no terminal da Eudmarco é oriunda da China.

Imprensa segmentada:

Comex do Brasil: Comércio exterior regride no 1º ano do governo Bolsonaro e terá superávit “triplamente negativo” – O conceito, da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), se refere à corrente de comércio abaixo de US$ 400 milhões e muito distante do recorde histórico de US$ 482 bilhões, registrado em 2011; exportações estimadas em US$ 223,757 bilhões, com queda de 6,7% em relação a 2018, importações de US$ 171,509 bilhões e contração de 5,4% e superávit comercial “negativo” de US$ 52,248 bilhões com queda de 10,9%.

Guia Marítimo (sexta-feira): SSE (THC 2) regulado pela ANTAQ – A Resolução Normativa 34 da ANTAQ que “estabelece parâmetros regulatórios a serem observados na prestação de serviços de movimentação e armazenagem de contêineres e volumes nas instalações portuárias” foi publicada no DOU de 19 de agosto e deverá entrar em vigor 180 dias de sua publicação. Ela contempla os terminais arrendados em portos públicos e também os TUPs, praticamente nivelando os dois modelos.

Portos e Navios e Brazil Modal: Porto de Itajaí recebe desembarque de 840 veículos importados e ultrapassa a marca de 31 mil unidades – Desde novembro de 2018, a APM Terminal passou a atender com frequência quinzenal a importação de veículos. A próxima atracação com veículos da montadora GM está programada para este final de mês.

Brazil Modal (reproduz release do Ministério da Infraestrutura): Ministro da Infraestrutura apresenta programa de concessões do governo federal em Nova York – O ministro Tarcísio de Freitas participa nesta semana de compromissos com investidores e executivos de fundos globais, como Citibank, JP Morgan, Morgan Stanley, Dentons, Soros Fund Management, ACG, Global Infrastructure Partners (GIP), além das agências Moody’s e Standard & Poor’s, para apresentar o programa de concessões de ativos de infraestrutura.

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