A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
Correio Braziliense On-line (reproduziu ontem à tarde matéria da Agência Estado): Cultura e transporte aéreo são setores mais afetados na pandemia
Segundo a Secretaria especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, o transporte aéreo foi o segundo setor mais prejudicado dentre 34 pesquisados, seguido do transporte ferroviário e metroferroviário de passageiros; transporte interestadual e intermunicipal de passageiros; transporte público urbano; serviços de alojamento; serviços de alimentação; fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias; fabricação de calçados e de artefatos de couro; e comércio de veículos, peças e motocicletas.
Estadão: Rumo paga R$ 5,1 bi e abre caminho para investimentos no setor ferroviário
A Rumo anunciou ontem a antecipação de R$ 5,1 bilhões em outorgas de suas subsidiárias Malha Paulista e Rumo Malha Central referente a pagamentos que seriam feitos até 2038. O ministro Tarcísio disse que a decisão atesta a confiança no projeto ferroviário do governo. O presidente da Rumo, João Alberto de Abreu, lembrou a economia de R$ 650 milhões que a antecipação vai trazer por ano à empresa, com o abatimento de juros.
Valor Econômico: Bolsonaro atrasa indicações e agências já têm 40% de interinos
As agências reguladoras têm hoje 40% de suas vagas de diretoria ocupadas por interinos ou em aberto. Das 52 vagas, só 31 estão ocupadas por diretores com mandato fixo. Há 14 meses nenhum novo diretor toma posse. Além disso, sete dos 11 diretores-gerais estão na condição de substitutos, como no caso da ANTT, Antaq e Anvisa. A proliferação de interinos tira poder das agências nas relações com seus regulados e aumenta o risco de captura política. O PL 4.562/2020 protocolado ontem pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO) propõe novas regras para a interinidade.
Estadão On-line, Folha On-line, Valor On-line, O Globo On-line (ontem à tarde) e Folha: Governo mantém projeção de queda de 4,7% para o PIB em 2020
Passado o tombo mais forte na economia neste ano, a equipe econômica espera uma recuperação de 3,20% em 2021. A estimativa do mercado, segundo o relatório Focus, é de queda de 5,11% para o PIB 2020 e alta de 3,50% para 2021. A OCDE também revisou a projeção para a contração da economia brasileira em 2020, de 7,4% para 6,5%, e da economia global de 6% para 4,5%, de acordo com o relatório trimestral de setembro, divulgado hoje.
Valor On-line (ontem à tarde): Mercado brasileiro de tecnologia terá estagnação em 2020, diz Abes
O estudo “Mercado Brasileiro de Software – panoramas e tendências”, da Associação Brasileira das Empresas de Software e do IDC, aponta que os investimentos no setor aumentarão 0,4% neste ano em relação aos US$ 43 bilhões investidos em 2019, quando o setor cresceu 10,5% na comparação com o ano anterior. Entre 2018 e 2019, o Brasil caiu da 9ª para a 10ª posição entre os que mais investem em tecnologia, representando 1,8% dos US$ 2,37 trilhões investidos globalmente em mercados internos.
Portal Uol e Terra (reproduzem release da ANSA Brasil): Incêndio atinge Porto de Ancona, na Itália
O incêndio nesta madrugada atingiu 40 mil m2 de propriedade da Autoridade do Sistema Portuário sob concessão de empresas para estocagem de materiais. A fumaça negra se espalhou e fez a administração municipal fechar escolas, universidades, parques e campos esportivos. Segundo a Província de Ancona, as atividades portuárias prosseguem normalmente, o incêndio está sob controle e não houve vítimas, feridos nem intoxicados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Objetivo é simplificar, afirma Piloni
Em webinar ontem sobre os planos do governo para o Porto de Santos, o secretário Diogo Piloni destacou que a lógica da modelagem de privatização prevê a transferência ao máximo de competências para o setor privado. “Dois papéis que são cruciais e permanecem na mão do poder público: o planejamento integrado de transporte, que deverá ser respeitado pelo concessionário, e também a regulação”. Disse que o processo prevê uma relação de direito privado com o futuro concessionário e operador, como ocorre nos TUPs, e que os contratos já celebrados serão garantidos, mas com maior flexibilidade para renegociação de termos.
A Tribuna de Santos (página A-7): Investimentos ferroviários vão ficar prontos até 2022, garante secretário
Piloni garante que os investimentos no acesso de trens à Margem Direita do Porto de Santos devem ficar prontos até 2022 e, em até dois meses, deve ser aberta consulta pública para a definição do novo modelo de concessão ferroviária, com provável criação de uma SPE formada por empresas do setor. Se a ideia não prosperar, a alternativa será incluir a malha ferroviária no processo de desestatização da gestão.
A Tribuna de Santos (página A-7): Governo quer renovar Reporto por dois anos
Piloni reiterou que a SNPTA sempre defendeu a renovação do regime, que perde a validade no próximo dia 31 de dezembro, e que ele deverá ser prorrogado por dois anos. “A gente entende que o mecanismo tem gerado estímulos à geração de investimentos em portos e no setor ferroviário”.
A Tribuna de Santos (página A-8): Justiça altera regra de atracação no Saboó
O juiz federal substituto Mateus Castelo Branco Firmino da Silva, da 1ª Vara de Santos, determinou que a SPA considere a ordem de chegada de navios na barra como critério para definir a ordem de atracação nos berços 2 e 3 do Cais do Saboó. A questão foi judicializada porque a companhia passou a priorizar uma arrendatária transitória que atua na região. Para o juiz, “a ré (SPA) está causando prejuízo à atividade econômica das autoras ao conceder preferência de atracação a outrem, de forma contrária à lei”.
Jornal Correio 24 horas (ontem à tarde) e Fórum Brasil Export (reproduz release do MINFRA): Ministro da Infraestrutura pede engajamento pela Fiol em reunião com empresários da BA
No encontro ontem com representantes de várias entidades patronais da Bahia, o ministro Tarcísio destacou que “Já colocamos a Fiol como um dos projetos mais importantes do Brasil e, sem dúvida, o mais importante da Bahia. Cabe agora à sociedade baiana mostrar engajamento e se mobilizar ao nosso lado em favor da ferrovia”. Segundo Tarcísio, o MInfra também está acertando a questão com o TCU , a ANTT e demais órgãos de fiscalização e controle, além de viabilizar a compra de trilhos com o investimento cruzado proveniente da outorga da renovação da Ferrovia Vitória-Minas.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: Desestatização de Itajaí manterá autoridade portuária pública e municipal, garante superintendente
O estudo do modelo de desestatização do Porto de Itajaí, estruturado pela EPL, prevê reaparelhar o porto, de modo que ele apresente condições favoráveis dentro de um ambiente extremamente concorrencial, como é o caso dos terminais do Sul do país, sobretudo no segmento de movimentação de contêineres. A ideia é que o tamanho do porto possa ser triplicado.
Portos e Navios e Brazil Modal (reproduz matéria do Valor On-line) e A Tribuna de Santos On-line: Santos Brasil anuncia oferta de ações e espera precificar em 24/09
A companhia disse que pretende utilizar esses recursos para participar de novos arrendamentos portuários e verticalizar e integrar a cadeia logística portuária a partir da plataforma da Santos Brasil Logística, bem como ampliar a participação na movimentação brasileira de contêineres. A oferta, aprovada pelo conselho de administração na segunda-feira, prevê a distribuição primária inicial de cerca de 192 milhões de papéis, podendo ter outros 67 milhões de ações para atender eventual excesso de demanda.
Portos e Navios: Wilson Sons tem novo CEO
Após 19 anos como CEO das operações da Wilson Sons no Brasil, renunciou ao cargo. O novo CEO, Fernando Fleury Salek, há cinco anos como CFO das subsidiárias brasileiras da companhia e diretor de Relações com Investidores, substitui Cezar Baião, que permanecerá como Deputy Chairman do Conselho de Administração da companhia.
Agência iNFRA: Sem relator e consenso para votação, BR do Mar caminha para perder urgência constitucional
A duas semanas de acabar o prazo para votação em regime de urgência constitucional na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4.199/2020, que instituiu o BR do Mar, não tem um relator designado ou debates marcados para avaliar a proposta enviada pelo governo em agosto. O secretário Diogo Piloni acredita que é possível votar o projeto nas próximas duas semanas, em razão do compromisso entre as lideranças da Câmara de que seja designado um relator nesta semana e, assim, tenha início o processo de aceite de emendas ao texto.
Fórum Brasil Export: Parte da programação do Norte Export, Porto de Santana passa a receber navios panamax e ocupa posição estratégica no Arco Norte
O fórum regional Norte Export será realizado nos próximos dias 28 e 29 de setembro, em modo híbrido, com quantidade limitada de participantes presencialmente em Macapá e grande participação online de palestrantes, convidados e público em geral. No primeiro dia do evento será realizada uma visita técnica de autoridades e lideranças ao Porto de Santana. No último dia 30, o porto amapaense recebeu pela primeira vez um navio Panamax, ampliando em 33% a quantidade de cargas que podem ser operadas por embarcação.
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