A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
O Globo: Para fazer caixa, Guedes quer quatro privatizações para 2020. Correios e Eletrobras estão na lista
O ministro Paulo Guedes decidiu trabalhar para fazer quatro grandes privatizações este ano, dentre as quais a do Porto de Santos, segundo decisão da última reunião do Conselho do PPI, na semana passada. Alega a necessidade de fazer caixa este ano e que precisa aumentar investimentos privados para ajudar a retomada da economia.
Estadão (coluna Broadcast): No BR do Mar, Economia foi contrária à redução no adicional ao frete
O PL de incentivo à cabotagem apresentado pela senadora Kátia Abreu traz em parte a ideia de desoneração que o Ministério da Infraestrutura gostaria de ter levado em frente por meio do BR do Mar – a de reduzir para 10% o Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante cobrado no longo curso –, mas que acabou sem a concordância da pasta da Economia. O texto apresentado pela Kátia Abreu vai além: propõe a extinção do adicional daqui a cinco anos.
O Globo – Coluna do Lauro Jardim: Governo manda investigar indícios de enriquecimento ilícito na cúpula da Antaq
O ministro Tarcísio de Freitas determinou a abertura de investigação sobre “enriquecimento ilícito” e “evolução patrimonial incompatível” de ex e atuais diretores e superintendentes da agência, dentre eles, Alber de Vasconcelos Neto.
Portal Uol (reproduz matéria da Reuters ontem à noite): Anec eleva previsão de embarques de soja do Brasil em junho para 13 mi t
Estimativa anterior (da semana passada) da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais era de embarque de 10,8 milhões de toneladas de soja. O volume exportado no semestre deve alcançar 62,8 milhões de toneladas. As exportações de milho em junho também aumentaram de 689 mil toneladas para 1,04 milhão de toneladas e devem fechar o semestre em 2,8 milhões de toneladas.
Folha On-line – Artigo do empresário e presidente da CNI, Robson Braga de Andrade: Agenda para o Brasil no pós-pandemia
No cenário externo, a forte recessão e as medidas para minimizar os efeitos do vírus podem resultar em iniciativas antiglobalizantes e protecionistas. Por isso, o Brasil precisa rever a sua estratégia de inserção no comércio global, buscando resguardar os interesses nacionais e reforçar o combate às práticas desleais, o que exige acordos equilibrados, que resultem em ganhos econômicos e estabeleçam condições e prazos compatíveis à adaptação do setor produtivo ao novo ambiente de concorrência. No âmbito nacional, é preciso enfrentar a complexidade do sistema tributário, a burocracia, as deficiências na infraestrutura e a falta de segurança jurídica, além de investir em ciência e em inovação.
Valor On-line (ontem à tarde) e Brazil Modal (reproduz matéria do Money Times): Brasil volta a figurar entre os 25 países mais confiáveis para investimento estrangeiro, aponta Kearney
É o que mostra a edição de 2020 do FDI Global Index, da Kearney, aponta que o Brasil aumentou sua pontuação de 1,37 em 2018 para 1,65 neste ano, numa escala que vai de 0 a 3, passando a ocupar a 22ª posição entre as 25 principais economias no radar do investidor estrangeiro. É o único representante da América Latina na lista, elaborada a partir de consulta a 500 executivos de empresas multinacionais.
Estadão On-line, O Globo On-line, Folha On-line (ontem à tarde) e Valor Econômico: EUA atropelam Brasil e anunciam candidato próprio à presidência do BID
Até segunda (15) o Ministério da Economia acreditava que teria o apoio do governo Trump para emplacar Rodrigo Xavier, ex-presidente do UBS e do Bank of America no Brasil, na presidência do BID. Mas ontem os EUA anunciaram a intenção de nomear Mauricio Claver-Carone, atual diretor do Conselho de Segurança Nacional para Assuntos do Hemisfério Ocidental, para o posto. Questionado, o Ministério da Economia não respondeu se manterá a candidatura de Xavier.
Imprensa regional:
Santa Portal (ontem à noite): Futuro do Porto de Santos pós-pandemia foi debatido no Sistema Santa Cecília de Comunicação
O webinar ‘O Mercado e os Executivos Pós-Covid-19’ promovido ontem pela TV Santa Cecília reuniu os executivos Ricardo Arten (BTP), Antonio Carlos Sepúlveda (Santos Brasil) e Fábio Siccherino (DP World). O especialista em gestão do tempo, Christian Barbosa, introduziu o debate, afirmando que a Covid-19, em três meses, forçou a migração das empresas para o digital, mudando a forma de ser produtivo. E defendeu que nunca foi tão importante para o setor portuário pensar com a cabeça de startup e desenvolver um esforço conjunto para manter o nível de competição com os portos do exterior.
A Tribuna de Santos On-line: Câmara dos Deputados aprova MP e autoriza transferência de recursos para treinamento de portuários
Ontem a Câmara dos Deputados aprovou a MP 932, que reduz em 50% as alíquotas de contribuição do Sistema S e transfere para o SEST Senat os recursos para treinamento de portuários arrecadados das empresas e administrados pela Marinha. O texto segue para o Senado e, despois, à Presidência da República. Há possibilidade de veto, por conta de uma nota técnica enviada pelo Ministério da Infraestrutura que seria contrária à decisão.
A Tribuna de Santos – Artigo do advogado, doutor em direito internacional e professor do Centro Paula Souza, Alexandre Machado (Página A-8): A digitalização e o blockchain no comércio global
Em abril de 2020, o Fórum Econômico Mundial apresentou o relatório Redesigning Trust: Blockchain Deployment Toolkit, sobre a implantação de Blockchain para resolver as ineficiências e falhas da cadeia de suprimentos expostas pela covid-19, acelerando a recuperação econômica no pós-covid, o que seria benéfico a todos os integrantes desse ecossistema, gerando efeitos sociais significativos. No Brasil, ainda que de forma mais lenta, a RFB vem adotando um processo contínuo de transformação digital, conforme as Portarias 2246/2019 e 879/2020. Como parte dessa estratégia, o Serpro apresentou o bCONNECT, que permite compartilhar informações cadastrais das empresas certificadas como OEA, conforme preconizado pela OMA.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios e Brazil Modal (reproduzem matéria da Reuters): Espera para carregamento de açúcar em terminal da Rumo em Santos atinge 45 dias
O aumento no tempo se dá em razão de que a maior parte do mercado global de açúcar se voltou para o Brasil nos últimos três meses, à medida que o país produz volumes recordes do produto. A espera no terminal da Rumo em Santos em igual período do ano passado era de cinco a sete dias. Outros terminais de açúcar em Santos também registram atrasos. No da Copersucar, o período aumentou para 13 dias na segunda-feira, ante dez dias na semana passada.
Portos e Navios e Informativo dos Portos (reproduzem matéria da Reuters): Porto catarinense recebe navio ‘gigante’ para carregar madeira e carnes
O complexo de Itajaí e Navegantes recebeu nesta terça-feira o maior navio porta-contêineres que já atracou na costa brasileira. O APL Paris tem 347 metros de comprimento, 45,2 metros de largura (boca) e capacidade para 7,2 mil contêineres ou 10.789 TEU. De acordo com a Portonave, a maior disponibilidade de contêineres no complexo catarinense favorece exportadores de carnes em momento de forte demanda pelo produto nacional, especialmente da China, e o navio “gigante” representa ganho significativo de escala ao terminal de 2,2 mil contêineres, na comparação com outros navios.
Fórum Brasil Export: Exportadores de frutas buscam ambiente propício para crescimento e geração de renda no semiárido brasileiro
No webinar realizado ontem pelo Fórum Brasil Export, o diretor da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, Eduardo Brandão, lamentou que, embora seja o terceiro maior produtor de frutas do mundo, o Brasil ocupa apenas a 23ª posição entre os países exportadores. União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos concentram mais de 80% dessas exportações pelo Brasil. Entre os entraves para abertura de novos mercados destacam-se as barreiras fitossanitárias, a falta de fiscais suficientes em portos e aeroportos e a ausência de políticas públicas de incentivo às exportações.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020