A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil (sexta à tarde): Exclusivo: ‘Nunca defendi furar o teto’, reage ministro da Infraestrutura
O ministro Tarcísio de Freitas reagiu às críticas feitas por colegas de governo e reiterou que tem defendido “a austeridade fiscal em todas as ocasiões. Você não vai achar uma declaração minha contra o teto”. “Converso muito com os investidores. Sei o quanto importante é o compromisso com a solvência”.
Estadão On-line – Artigo da assessoria especial de comunicação do Ministério da Infraestrutura: Resposta ao artigo ‘Mudanças indesejadas no planejamento portuário e os riscos incalculáveis’
O artigo criticava a Portaria nº 61/2020 quanto à “supressão da análise prévia ambiental das ações propostas” e a “não observância às diretrizes de planejamento urbano nas cidades”. Segundo o MINFRA, a portaria não prejudica a interrelação entre os portos organizados e às pautas do meio ambiente e de planejamento urbano ao exigir que os PDZs compatibilizem o desenvolvimento social e econômico com os licenciamentos ambientais e que os planos são de responsabilidade exclusiva das autoridades portuárias locais, cabendo ao Poder Executivo Federal, apenas, a sua aprovação.
Estadão On-line (sábado): Com pandemia, importação cai 10,5% até julho
Se as vendas brasileiras conseguiram recuar menos de janeiro a julho (6,4%), sustentadas pelo agronegócio, as importações chegaram a encolher 35,5% no mês de julho, acumulando uma queda de 10,5% nos sete primeiros meses do ano. “A importação é quase um espelho da produção interna e da atividade”, explica a CNI.
Folha e Estadão: Estudo indica união da ferrovia com o agronegócio para desenvolver o país
O estudo “Ocupação Sustentável do Território Nacional pela Ferrovia Associada ao Agronegócio”, do Instituto de Engenharia, mostra que apesar de o país ter em tese uma malha ferroviária de 29 mil quilômetros, apenas 10 mil quilômetros estão em uso, insuficiente para a demanda do setor, e que o escoamento da produção ainda precisa ocorrer pelos portos do Sul e Sudeste, a longas distâncias rodoviárias, elevando custos. Levantamento do Estadão mostra também que o Brasil, que hoje direciona entre 0,6% e 0,8% do PIB aos transportes, está longe do cenário ideal de 2,5% do PIB que teria de manter, por duas décadas de investimentos, para modernizar a matriz logística.
Valor Econômico: Brasil volta a ser o maior fornecedor de açúcar à China
O Brasil voltou a ser, em junho, o principal fornecedor de açúcar para o mercado chinês. Respondeu por mais de 60% das importações do país asiático. No entanto, as exportações brasileiras para a China ainda registraram retrações de 3,6% em valor e 7,5% em volume no acumulado do primeiro semestre, em comparação com o mesmo período de 2019.
Valor On-line (sábado), Correio Braziliense On-line e Portal Uol (reproduz matéria do Estadão Conteúdo de ontem à noite): Brasil vai acionar OMC contra decisão das Filipinas de suspender importação de frango do país
O Ministério da Agricultura informou que não recebeu notificação oficial e cobra dos filipinos uma explicação sobre o embargo. Na avaliação da pasta, a medida é protecionista, já que não há confirmação sobre suposta contaminação em embalagens do produto exportado para a China, que também não bloqueou as compras do produto.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line (sábado): Porto de Santos fica em quarto lugar em índice de desempenho ambiental da ANTAQ
O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) avaliou 31 portos organizados e 92 TUPs por meio ode 38 indicadores agrupados nas categorias: econômico-operacionais, sociológico-culturais, físico-químicos e biológico-ecológicos. O Porto de Santos ficou na quarta posição. Itajaí conquistou o primeiro lugar na categoria de portos públicos, seguido de Paranaguá e Itaqui. Itapoá ocupou a dianteira entre os TUPs.
G1 Santos, A Tribuna de Santos Online, Santa Portal, Fórum Brasil Export (ontem): Antaq publica regras para os leilões de Santos devido à pandemia
As novas regras atendem às regulamentações estadual e municipal e às recomendações do Ministério da Saúde. Uma delas é a mudança do horário de recebimento dos envelopes dos proponentes, a ser feita em 24 de agosto, das 10h às 14h, nas dependências da B3, na Praça Antonio Prado nº 48, Centro de SP. A sessão pública dos leilões das áreas STS14 e STS14A no Porto de Santos, destinados à movimentação e armazenagem de carga geral, especialmente, celulose, acontecerá em 28 de agosto.
A Tribuna de Santos – editorial e página B-5 (ontem): Norma de cargas perigosas será revista
A previsão é de que o Antaq realize uma audiência pública para discutir o tema ainda neste mês para atualizar o regramento, de 2011, e as obrigações na movimentação dessas cargas, segundo informação da superintendente de Fiscalização, Gabriela Costa, em webinar promovido pelo IDP na semana passada. “Trata-se de uma demanda a ser atendida por todos os players do mercado, incluindo terminais das zonas primárias e secundárias e operadores, armadores e companhias de navegação, prestadores de serviços e TPA, órgãos estaduais e federais e administrações municipais”, diz o editorial.
Tribuna do Norte e G1 RN (ontem): PF apreende 703,95 quilos de cocaína em carga de manga no Porto de Natal
A Polícia Federal e a RFB fizeram a maior apreensão de cocaína do ano no Porto de Natal, no último sábado. A droga estava escondida em contêiner carregado de manga que seguiria para a Europa. Desde 2019, foram mais de 5 toneladas de cocaína apreendidas no Porto.
Imprensa segmentada:
Informativo dos Portos: Podcast “Caminhos do Brasil” trata sobre o protagonismo do setor portuário
No podcast “Caminhos do Brasil”, o secretário Diogo Piloni fala das medidas adotadas durante a crise, da alta na movimentação de cargas no último semestre, da aprovação do PDZ de Santos, do BR do Mar e do cronograma de concessões previsto para 2020. Está disponível em infraestrutura.gov.br e nas redes sociais da pasta.
Agência iNFRA: Desestatização da Codesa em “modelo misto”
Em webinar realizado pela OAB-ES na semana passada, o secretário Diogo Piloni afirmou que “já vislumbra” o chamado modelo misto para a desestatização da Codesa, previsto para 2021, que prevê que o comprador leve, além das receitas e despesas da companhia, o direito à concessão dos terminais administrados hoje por ela nos portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho.
Portos e Navios: Antaq realizará audiência virtual nesta segunda-feira sobre arrendamento em Pelotas (RS)
A audiência pública da Antaq, hoje, às 15h, vai colher contribuições para o processo de licitação do arrendamento de área destinada à movimentação e armazenagem de carga geral, especialmente toras de madeira no Porto de Pelotas. A sessão virtual será transmitida pelo canal da Antaq no Youtube.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020