A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Valor Econômico: B3 terá bateria de leilões nesta sexta-feira
Dos leilões de infraestrutura marcados para amanhã, na B3, em São Paulo, quatro serão de terminais portuários. Um deles é greenfield, no Porto de Paranaguá, com a área de 74 mil m2 para a movimentação de veículos. Outros dois no Porto de Aratu-Candeias, o primeiro para movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais e o segundo para granéis sólidos vegetais. O quarto terminal, no Porto de Maceió, terá como foco a movimentação de granéis líquidos, especialmente ácido sulfúrico.
O Globo On-line (ontem à tarde) e Valor Econômico: Vale terá concessão de ferrovias por mais 30 anos, incluindo a Estrada de Ferro de Carajás
O Conselho de Administração da Vale aprovou ontem os aditivos aos contratos de prorrogação antecipada da Estrada de Ferro Carajás e da Estrada de Ferro Vitória-Minas. A mineradora vai manter a concessão das ferrovias por mais 30 anos a contar de 2027, quando vencem os contratos atuais. O investimento previsto é de R$ 24,7 bilhões, a serem aplicados a partir do próximo ano.
Estadão On-line, Valor On-line (ontem à tarde) e Correio Braziliense: OCDE estima que PIB do Brasil vai cair 5% em 2020 e orienta retomada ‘verde e sustentável’
O Relatório Econômico de 2020 sobre o Brasil, elaborado pela OCDE, grupo do qual o Brasil quer fazer parte, são um pouco mais pessimistas que as do mercado e do próprio governo. A equipe econômica projeta retração de 4,5% no PIB deste ano e o Relatório Focus prevê recuo de 4,4%. Ainda de acordo com a OCDE, a economia brasileira deverá crescer 2,6% em 2021 e de 2,2% em 2022. A entidade indica que o Brasil precisa melhorar as políticas macroeconômicas, a governança e a proteção social, com medidas para tornar o crescimento mais “verde e sustentável”, aumentar a produtividade, e melhorar a educação e a capacidade profissional.
Valor Econômico e Folha: Falta ao país preparo para futuro, diz WEF
Relatório do Fórum Econômico Mundial (WEF) aponta o Brasil entre os países pouco preparados para uma transformação econômica, nos próximos cinco anos, que implique melhora nos serviços públicos, investimentos verdes e digitalização. O documento avalia 37 países em 11 áreas consideradas prioritárias, como meio-ambiente, novos mercados, inovação e capital humano. O Brasil fica abaixo da média nessas quatro áreas. O FMI prevê que só em 2023 a economia do Brasil vai voltar ao patamar de 2019, anterior à crise gerada pela pandemia.
Valor Econômico e Reuters: Exportações agropecuárias do Brasil para a União Europeia têm forte alta
O Brasil foi o país que mais ampliou as exportações agropecuárias para a União Europeia entre janeiro e agosto deste ano, tornando-se o segundo maior fornecedor para os 27 países do bloco, atrás apenas do Reino Unido. O avanço refletiu o aumento de 64% nos embarques de soja, em parte graças à queda de 47% das vendas americanas do grão. Em 2021, as exportações brasileiras deverão crescer 13,7%, na comparação com 2020, para 237,3 bilhões de dólares. Soja, petróleo e minério de ferro deverão aumentar para 40,2% a fatia no total exportado.
Valor On-line (ontem à noite): Greve de trabalhadores portuários na Argentina pode durar até semana que vem
22 portos argentinos continuam com as atividades paralisadas por conta da greve dos trabalhadores portuários há duas semanas e que poderá ser estendida até pelo menos a semana que vem. A categoria reivindica aumento de salários e benefícios durante a pandemia.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (página A-8) e Portos e Navios: Santos registra alta em embarques
Os números da Maersk sobre o Porto de Santos são semelhantes ao do balanço, divulgado ontem pela empresa, que leva em consideração todos os portos brasileiros. A exportação registrou alta de 4,7% e a importação, queda de 26,9%, no terceiro trimestre de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado. Para 2021, a empresa prevê alta de 7% nas importações e de 3,5% nas exportações brasileiras, em virtude da recuperação das operações observada a partir do final do terceiro trimestre deste ano.
G1 RN (ontem à tarde): Proposta entregue ao Ministério da Infraestrutura prevê investimento de R$ 3,6 bilhões para novo porto em Natal
A proposta do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) e entregue pelo senador Jean-Paul Prates ao ministro Tarcísio de Freitas envolve a implantação de um novo terminal portuário na margem esquerda do Rio Potengi, em frente ao porto atual, em Natal, além da construção de corredores logísticos, uma terceira ponte sobre o rio e a recuperação da área degradada de mangue, entre outros investimentos em infraestrutura logística, como um ramal ferroviário entre o porto, o aeroporto e Zona de Processamento de Exportações. Juntos, os investimentos chegam a R$ 7 bilhões.
Imprensa segmentada:
Portogente, Portos e Navios, Guia Marítimo e A Tarde (BA): Docas do Rio vai modernizar o cais mais antigo do Porto do Rio de Janeiro
A CDRJ divulgou na terça-feira (15) o edital para ampliação e modernização do Cais da Gamboa, trecho mais antigo do Porto do Rio de Janeiro inaugurado em 1910, com obras estimadas em R$ 195 milhões e início em 2021.
Portogente e Portos e Navios: Terminal de Contêineres de Paranaguá tem calado operacional ampliado
O Terminal de Contêineres de Paranaguá teve seu calado máximo operacional ampliado de 11,80 metros para 12,10 metros. Aprovado no último dia 7, vale para os berços 217 e 218, podendo ser ampliado para o berço 216.
Portos e Navios: Movimentação nos portos do Arco Norte cresceu 8,4% de janeiro a outubro deste ano
Dados da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) demonstram que, entre janeiro de outubro, houve um crescimento de 8,4% na movimentação dos portos da Região Norte, que tem como zona de abrangência seis estados. Só no Rio Amazonas existem 55 TUPs e dois portos públicos. Na região da Barra Norte do Rio, trecho de acesso ao mar, a movimentação foi de 38,8 milhões de toneladas, considerando o longo curso e a cabotagem.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020