Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 18/02/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Online: Porto de Santos prepara expansão de 50% até 2040 – Segundo o novo PDZ proposto pela Autoridade Portuária, a meta é ampliar a capacidade instalada no Porto de Santos para movimentar até 240,6 milhões de toneladas nos próximos 20 anos. O plano prevê ampliar o modal ferroviário, integrar os modais de transporte, otimizar o uso de instalações já existentes criando clusters de cargas e fazer melhorias operacionais, mas não menciona a desestatização, que deverá sair apenas em 2021.

Valor: Porto de Santos lança plano para ampliar capacidade até 2040 – O PDZ projeta aumentar a movimentação de contêineres em 3% ao ano no período. A capacidade instalada passaria de 5,3 milhões para 8,7 milhões de TEUs nos atuais e novos terminais, a serem concentrados na região do Saboó. Com adequações de áreas em Paquetá, Outeirinhos e Ponta da Praia, a movimentação de granéis sólidos deverá passar de 70 milhões para 95 milhões de toneladas, considerando a expansão da capacidade dos seis terminais hoje existentes. Granéis líquidos deverão ter um incremento de 50%, para 22,4 milhões de toneladas, também com a expansão dos atuais terminais. A movimentação de celulose, com maior participação da ferrovia, deverá crescer 50%, somando 10,5 milhões de toneladas/ano, e a de fertilizantes atingirá 3 milhões de toneladas.

Folha: Porto de Santos quer aumentar participação de ferrovias no transporte de cargas – Com o novo PDZ, a proporção de cargas que hoje chegam aos terminais por vias férreas saltaria dos atuais 33% para 40% nos próximos 20 anos. O plano enfrenta resistência do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Autônomos. Já o transporte de contêineres, que demanda também rodovias, ficaria concentrado nas regiões Morro da Penha, Saboó e Valongo, consideradas o “fundo do porto”, reduzindo o trânsito de caminhões dentro do perímetro urbano. O transporte de celulose, que utiliza mais a ferrovia, seria concentrado na ponta da praia.

Estadão, Folha e Valor Online: Associação de caminhoneiros convoca manifestação por cumprimento da tabela do frete – A Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava) mantém o chamado de paralisação nacional para a categoria para hoje e amanhã. Segundo o seu representante conhecido como Chorão, a mobilização deve ocorrer das 6h às 18h. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL) também convocou protestos para amanhã. A paralização de caminhoneiros ontem no Porto de Santos levou à prisão do presidente do Sindicam, Alexsandro Viviani, em confronto com policiais. No início da tarde, policiais usaram bombas de efeito moral para dispersar manifestantes. De acordo com a SPA, os protestos não causaram grandes transtornos ao fluxo de carga e descarga.

Valor Online: Ferroanel de SP ficará, de novo, para depois – O governo federal deverá postergar, por tempo indeterminado, a construção do Ferroanel de São Paulo, projetado como solução para vencer a travessia da capital paulista por trens carregados de minério, um dos maiores gargalos logísticos do país. A obra não coube nos investimentos exigidos pela União como contrapartida para prorrogar a concessão da MRS Logística por 30 anos. A alternativa apontada pelo governo é fazer uma segregação das vias de cargas e de passageiros em boa parte da região metropolitana de São Paulo, que hoje usam os mesmos trilhos em vários trechos.

BOL (reproduz matéria da Bloomberg): Contêineres de carne congelada se acumulam em portos chineses – As entregas se acumulam em portos como Tianjin, Xangai e Ningbo, por conta de bloqueios no transporte e falta de funcionários atrasam as operações. Não há motoristas de caminhão suficientes para coletar os contêineres devido às restrições de viagens impostas no país para controlar o surto de coronavírus. Os portos também começam a ficar sem eletricidade para congelar os contêineres, e alguns navios foram instruídos a redirecioná-los a outros destinos na China continental e Hong Kong. Ainda não há previsão de quando as operações voltarão ao normal.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos – Novo PDZ vai ampliar em 50% capacidade do Porto – Estão previstos arrendamentos dos dois terminais que eram operados pelo grupo Libra para movimentação de celulose na região do Macuco e de outros dois terminais de líquidos na atual área da Transpetro, na Alemoa. Já o terminal de passageiros será transferido para a região do Valongo e passará a contar com quatro berços de atracação. Por fim, os dois novos berços destinados a operadores de cais públicos estão em estudo pela SPA.

A Tribuna Online: Consulta pública sobre normas para atracação no Porto de Santos é prorrogada – A SPA estendeu até dia 28 de fevereiro o prazo para consulta pública sobre a revisão da norma que, oficializada, integrará o regulamento de exploração do porto.. Afirmou em nota que o objetivo é “estabelecer uma harmonização dentre os usuários do Porto de Santos”.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Minérios foram decisivos para queda 1,6% na movimentação portuária em 2019 – As instalações portuárias brasileiras movimentaram 1,1 bilhão de toneladas de carga em 2019,  queda de 1,6% em relação ao ano anterior, puxada pelo recuo de 10% nas operações de minério de ferro, que somou 40 milhões de toneladas a menos no ano passado em relação à 2018. Entre os motivos estão as chuvas prejudicaram a extração do minério no Pará e o rompimento da barragem de Brumadinho. No Brasil, o minério de ferro tem 33% de participação na movimentação portuária total.

Informativo dos Portos (reproduz matéria da Reuters): Arábia Saudita suspende exportação de frango de duas unidades da BRF – O país aguarda informa que a medida é temporária e aguarda das autoridades brasileiras mais detalhes acerca das investigações entre 2014 e 2018 sobre supostas violações cometidas pela BRF na produção de ração e no preparado contendo vitaminas e aminoácidos conhecido como premix.

Portal Comex do Brasil (com dados da Secex): Balança comercial segue operando no azul com saldo de US$ 684 milhões na segunda semana de fevereiro – Os dados divulgados ontem pela Secex apontam que, no mês até a segunda semana, as exportações somaram US$ 8,411 bilhões, as importações US$ 6,624 bilhões e a corrente de comércio US$ 15,035 bilhões. Nas exportações houve crescimento de 6,9%, comparadas as médias até a segunda semana de fevereiro de 2020 (US$ 841,1 milhões) com a de fevereiro de 2019 (US$ 786,9 milhões), em razão do aumento nas vendas de produtos básicos (+13,6%) e semimanufaturados (+2,8%). Por outro lado, caíram as vendas de manufaturados (-0,8%) para US$ 289,8 milhões. Em relação a janeiro de 2020, houve aumento de 28,1%, devido à expansão nas vendas de semimanufaturados (+2,3%) para US$ 100,5 milhões; manufaturados (+25,2%) para US$ 289,8 milhões, e básicos (+38%) para US$ 450,9 milhões.

Nas importações, a média diária até a segunda semana de fevereiro de 2020, de US$ 662,4 milhões, ficou 5% acima da média de fevereiro do ano passado. Cresceram os gastos com cobre e suas obras (+71,1%), farmacêuticos (+24,3%), equipamentos mecânicos (+15,2%), plásticos e obras (+10,7%), químicos orgânicos e inorgânicos (+9,9%). Em relação a janeiro de 2020, houve queda de 9,9% nas importações, pela diminuição em siderúrgicos (-19%), equipamentos eletroeletrônicos (-13,6%), equipamentos mecânicos (-8,7%), veículos automóveis e partes (-6,4%), instrumentos de ótica e precisão (-5,5%).

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