A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Estadão: Infraestrutura admite que estudos ambientais do governo são de baixa qualidade e revê processos
O ministro Tarcísio admite a péssima qualidade técnica dos estudos de impacto ambiental e frequentes as devoluções e sucessivos pedidos de correções nos processos de licenciamento, transformando-os em um drama sem conclusão. Os atrasos que regularmente fazem parte do histórico de boa parte das costumam ser justificados pela demora do Ibama e de secretarias estaduais do meio ambiente para analisar os projetos.
Agência Estado e Portal Comex: Balança comercial tem superávit de US$ 413,8 milhões na 2ª semana de fevereiro
De acordo com a Secex, o valor foi alcançado com exportações de US$ 3,945 bilhões e importações de US$ 3,531 bilhões. Em fevereiro, a balança comercial acumula saldo deficitário em US$ 722,4 milhões, com exportações em US$ 7,629 bilhões e importações de US$ 8,351 bilhões. No acumulado do ano, o saldo comercial é deficitário em US$ 1,847 bilhão. Comparado a fevereiro de 2020, as exportações caíram 11,9% e as importações cresceram 13,4%.
Uol: BC: mercado desacelera estimativa de alta do PIB em 2021 de 3,47% para 3,43%
Os economistas do mercado financeiro alteraram suas projeções para o PIB em 2021. CO Relatório Focus diz que a expectativa para a economia este ano passa de alta de 3,47% para elevação de 3,43%. Há quatro semanas, era de 3,45%. Para 2022, mantém a previsão, de quatro semanas atrás, de expansão de 2,50%.
Imprensa regional:
A Tribuna: Porto de Santos pede reajuste de tarifas
A SPA protocolou na Antaq um pedido de reajuste e revisão de suas tarifas, de modo a adequar a estrutura
tarifária do Porto de Santos ao modelo determinado pela RN Antaq nº 32, que padronizou em 2019 as estruturas tarifárias de todos os portos públicos. O pedido passará por análise técnica e jurídica do órgão e será avaliado pela diretoria para, na sequência, ser analisado pelos ministérios da Infraestrutura e da Economia.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Modelo único para desestatização da Codesa preocupa ATP
A associação defende que, no processo de desestatização, sejam adotados um modelo para o Porto de Vitória e outro para Barra do Riacho, cumprindo-se a promessa da SNPTA de que haveria um modelo para cada um desses portos. Lembra que um modelo para cada porto faria sentido, porque Barra do Riacho nasceu privado e depois virou organizado. A ATP alega que o primeiro modelo de desestatização vai contaminar todos os processos seguintes, podendo prejudicar os TUPs.
Portogente: Reforma portuária sob alerta
“Os rumores dos trabalhadores portuários de São Francisco do Sul, protestando contra a privatização é um sinal de alerta refletindo a debilidade do programa de desestatização dos portos. Sem conexão com a sua comunidade, não constrói a estabilidade possível. Falta política a um projeto com insuficiência técnica.”
Jornal Portuário: Norma de pesagem é revisada e caminhoneiro pagará menos, diz ministro
O ministro Tarcísio Freitas afirmou ontem que o governo está finalizando a revisão da norma de pesagem para caminhões, com uma nova metodologia. Uma das mudanças é a substituição do cálculo de peso por eixo por peso bruto, válido para algumas categorias. A norma também deve ampliar a tolerância de peso das cargas. O objetivo é baratear os custos do transporte rodoviário de carga.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021