Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 18/03/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Correio Braziliense On-line (reproduziu ontem à tarde matéria da Agência Brasil) e Estadão On-line (ontem à tarde): Ministério mantém previsão de crescimento da economia em 3,2% este ano

A Secretaria de Política Econômica (SPE/ME) manteve a projeção para o crescimento da economia (3,2%) este ano e elevou a estimativa para a inflação, por influência da alta nos preços dos alimentos, segundo o Boletim MacroFiscal. As incertezas são altas por conta dos desafios de enfrentamento à pandemia, mas a projeção considera os indicadores do primeiro bimestre, que apontam continuidade da recuperação da atividade econômica.

Valor On-line (ontem à tarde): Monitor do PIB da FGV sinaliza crescimento de 0,5% na atividade em janeiro

O Monitor PIB-FGV sinaliza, na análise da série dessazonalizada, crescimento de 0,5%, na atividade econômica em janeiro de 2021, em comparação ao mês anterior, e de 2,4% no trimestre móvel findo em janeiro, em comparação ao findo em outubro de 2020. Considerando o comparativo interanual, a economia retraiu-se 0,8% em janeiro e 0,3% no trimestre móvel findo em janeiro.

Valor On-line (ontem à tarde): Estudo da OCDE sugere necessidade de reduzir ineficiência judicial no Brasil

Estudo publicado recentemente pela OCDE aponta que a saída da profunda recessão causada pela covid-19 exigirá crescimento mais forte da produtividade no Brasil, e a redução da ineficiência e de incertezas judiciais é fundamental para impulsionar a atividade empresarial. O levantamento enfatiza a necessidade de o Brasil se integrar mais à economia mundial, melhorar a estrutura da intermediação financeira, simplificar o sistema tributário, resolver gargalos na infraestrutura e melhorar a eficiência do Judiciário.

Folha On-line (reproduziu ontem à noite matéria da BBC News Brasil): Câmara pede explicações ao Executivo após OCDE tomar medida contra Brasil por sinais de recuo no combate à corrupção

A medida, revelada pela BBC News Brasil, nunca foi tomada pela entidade contra nenhum outro país e representa uma escalada nos posicionamentos da OCDE, que vinha alertando o Brasil desde 2019 sobre sinais de retrocessos na área de combate à corrupção. Em nota em resposta à reportagem, o Itamaraty confirmou que a iniciativa de criação do subgrupo contou com a anuência da delegação brasileira, interessada em aprimorar o processo de apresentação dos elementos de interesse do Grupo (de Trabalho Antissuborno da OCDE).

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página A-10): SPU estuda represar áreas para estacionamentos de caminhões

A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) estuda destinar áreas federais em Santos e Guarujá para o setor portuário, especificamente para a implantação de estacionamentos de caminhões. Elas devem ser repassadas para a Autoridade Portuária de Santos. Há ao menos 15 grandes áreas já identificadas que podem resolver problemas urgentes da região. Em paralelo, a SPA prepara um chamamento público para a exploração de pátios. O repasse dessas áreas da União foi discutido em reunião por videoconferência com a participação do secretário nacional de coordenação e governança da SPU, Mauro Filho, do diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, e da deputada Rosana Valle.

G1 Santos, A Tribuna de Santos (página A-10) e Diário do Litoral: Cenep abre inscrições para curso de logística, infraestrutura e ambiente portuário

O curso Fundamentos de Logística, Infraestrutura e Ambiente Portuário, oferecido gratuitamente pela Fundação Cenep, está com inscrições abertas para uma nova turma. O curso terá aulas online, que serão realizadas entre os dias 12/4 a 15/7, e contará com 300 vagas, sendo que 80 foram destinadas à Prefeitura de Santos, 30 para a de Guarujá e 190 a outras entidades ligadas à Fundação Cenep (entre elas, a ABTRA).

O Povo On-line (ontem à tarde): Mayhara Chaves: Quebrando perfis, setor de portos se rende à única mulher presidente

Em entrevista ao Jornal O Povo, a diretora-presidente da CDC, Mayhara Chaves, fala sobre sua trajetória o setor de portos vem sendo de seguidas barreiras rompidas. Setor caracterizado por gestores do sexo masculino e perfil mais experiente, Mayhara vem quebrando paradigmas.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos: Antaq realiza nesta quinta audiência pública virtual sobre padronização de serviços básicos dos terminais de contêineres

A Antaq realizará hoje (18), a partir da 15h, a audiência pública virtual nº 04/202, sobre a proposta de norma sobre padronização da estrutura de serviços básicos prestados pelos terminais de contêineres. A audiência será transmitida por meio do link: https://youtu.be/iQwpKlJeuWw

Informativo dos Portos: Porto do Itaqui avança com programa de inovação

Representantes de diversas empresas que integram a comunidade portuária do Itaqui reuniram-se na última terça-feira (16) para conhecer o mapeamento da segunda fase do Porto do Itaqui Lab, programa de inovação do porto público do Maranhão. O projeto entra, agora, na etapa de construção de respostas inovadoras para desafios identificados, com a participação de representantes do porto organizado e da EMAP.

Portos e Navios e Guia Marítimo: Portos de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande registram incremento de 10,82% na movimentação no primeiro bimestre

Os três portos públicos do Rio Grande do Sul movimentaram 4.925.800 toneladas no primeiro bimestre. O complexo portuário do Superporto do Rio Grande foi responsável pela maior parte da movimentação: 4.591.852 toneladas, aumento de 11,37% na comparação com os dois primeiros meses de 2020.

Portos e Navios: Atualmente estão em vigência 40 contratos de transição nos portos

Embora previstos 16 arrendamentos de terminais portuários em 2021, estão em vigência nos portos organizados pelo menos 40 contratos de transição, o que significa que, em breve, existirão mais áreas a espera de serem licitadas do que o número previsto para este ano.

Agência iNFRA: Preocupação com intervenções em contratos se amplia em agentes públicos e privados

Intervenções em contratos de concessão por parte de agentes públicos nas três esferas de poder no Brasil acenderam um sinal amarelo em integrantes do alto escalão dos governos, inclusive o federal, sobre a possibilidade de o país ficar sem recursos privados necessários para desenvolver projetos de infraestrutura. Não há qualquer sinal de debandada, no momento, e os leilões previstos para as próximas semanas não devem sofrer grandes baques com a situação de deterioração da segurança jurídica, política e econômica dos últimos meses. Mas, para os futuros, as sinalizações já estão provocando incômodo.

Portos e Navios: Proposta tenta impedir aplicação do BR do Mar a petroleiros

A proposta de emenda no Senado, apresentada ontem pela equipe do senador Major Olímpio, que está internado com Covid-19, propõe a inclusão de um item, estabelecendo que o BR do Mar não seja aplicado ao transporte de petróleo bruto de origem nacional ou de derivados básicos produzidos no País. Até o começo da noite de ontem (17) foram apresentadas 22 emendas ao projeto. O argumento da proposição é que o incentivo promovido pelo PL merece atenção devido ao risco de impactos que podem surgir quando a atividade de transporte abarca cargas com elevado valor energético, no caso commodities.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco