Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 18/08/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Isto É On-line e Portal Uol (reproduzem matéria da Agência Brasil): Ministro anuncia obras de integração entre Brasil e Uruguai

Em audiência virtual ontem do ministro Tarcísio de Freitas com o ministro dos Transportes do Uruguai, Luís Alberto Héber, ficou decidido que o Brasil vai licitar a construção de uma nova ponte no Rio Jaguarão, no RS, e iniciar os estudos de dragagem e sinalização da hidrovia Brasil-Uruguai. A ponte terá o custo de R$ 150 milhões e a expectativa é que a licitação seja concluída neste ano. As obras de dragagem e de sinalização da hidrovia devem permitir o escoamento da safra de arroz do norte do Uruguai para o porto de Rio Grande.

Estadão On-line (ontem à tarde): Após pedido, Infraestrutura deve receber mais R$ 1 bi no Orçamento de 2021

O acréscimo corresponde a menos de um quarto do que foi pedido, mas vai permitir que o Minfra atenda a proporção mínima de recursos para dar continuidade a empreendimentos em andamento. Em ofício, o ministro Tarcísio afirmou que a pasta precisaria de mais R$ 4,6 bilhões, dos quais R$ 3,6 bilhões serviriam para complementar os recursos mínimos para a “manutenção de ativos de infraestrutura de transportes”, além de impulsionar os projetos em curso.

Portal Exame (ontem à tarde): Contratos de infraestrutura terão metas claras no país, diz Banco Mundial

O engenheiro ambiental Paul Procee, gerente de operações do Banco Mundial na Argentina, explica porque muitos dos investimentos no Brasil não tiveram o impacto positivo previsto e alerta que o Brasil volte a planejar todas as etapas do ciclo de vida da infraestrutura (avaliação e priorização, estruturação e construção, operação e manutenção), assegurando a capacidade e recursos financeiros para cada uma delas, sejam do setor público ou com participação do setor privado.

Isto É On-line Portal Uol (reproduz matéria do Estadão Conteúdo): Leilão da Ferrogrão deve ocorrer no início de 2021

A Secretaria do PPI enviou convites para uma rodada de reuniões fechadas. Recebeu respostas para 22 agendamentos. A construção da ferrovia é estimada R$ 8,4 bilhões, sem incluir trens e vagões. Para carimbar um selo ambiental, o projeto vai permitir a captação de green bonds e green loans, a partir de um convênio com a Climate Bond Initiative. O prazo de concessão está previsto para 69 anos.

Estadão On-lineCorreio Braziliense Valor On-line (ontem): Analistas do mercado passam a prever tombo de 5,52% para o PIB neste ano, sétima melhora seguida

A projeção está no relatório Focus divulgado ontem pelo BC. A expectativa para o nível de atividade foi feita em meio à pandemia. Nas últimas semanas indicadores têm mostrado o início de uma retomada da economia brasileira. Na semana passada, o IBC- Br do segundo trimestre projetou um tombo de quase 11% na atividade econômica brasileira no período, sinalizando o início de uma recessão. Para 2021, a expectativa de crescimento do PIB foi mantida em 3,50%.

Folha On-line (ontem): Argentina trava licenças de importação e aumenta tensão com Brasil

No fim de junho o Itamaraty já contabilizava 112 casos em que os argentinos superaram o limite de 60 dias estabelecido pela OMC, de um total de 234 pedidos que aguardavam liberação. O governo vê nos atrasos mais um sinal das credenciais protecionistas do governo Fernández e um obstáculo adicional na relação com o principal parceiro do Mercosul. O Ministério da Economia disse ter recebido informações sobre mais de 750 licenças não automáticas pendentes de liberação até meados de agosto.

Estadão – Coluna do Fausto Macedo: PF mira 50 e faz 139 buscas em 12 Estados e no DF por tráfico internacional de cocaína e lavagem

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou hoje a Operação Além-Mar para investigar um esquema de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A ofensiva mira quatro organizações criminosas conectadas e responsáveis pelo envio de toneladas de cocaína para a Europa via portos brasileiros, especialmente o de Natal. A operação alcança Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página A-8): DTA vence concorrência do BNDES

O consórcio liderado pela DTA Engenharia venceu a concorrência internacional aberta pelo BNDES para a contratação dos estudos de desestatização dos portos de Santos e São Sebastião. O resultado deverá ser confirmado e homologado nos próximos dias. A conclusão dos estudos e a elaboração das etapas de consulta e audiência pública devem ocorrer no ano que vem. O consórcio também cuidará das etapas necessárias à realização do leilão, a ser realizado em março de 2022.

A Tribuna de Santos (página A-8): Portos podem decidir sobre guardas

A Resolução Antaq 7.940 estabelece que “a atividade da guarda portuária não está relacionada à atividade do porto, ou seja, é acessória” e “cabe à Autoridade Portuária decidir entre a terceirização, com prévio procedimento licitatório ou realizar a contratação mediante concurso público”.

G1 Santos (ontem à tarde): Porto de Santos ocupa 4ª posição no ranking de desempenho ambiental portuário

O Porto de Santos está na quarta colocação do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) de 2019, que avaliou 31 portos organizados e 92 TUPs e foi divulgado pela Antaq na última semana. Santos aumentou em 10,96 pontos sua marca em relação ao ano anterior, ficando com 94,28 pontos. Itajaí conquistou o primeiro lugar na categoria de portos públicos, Paranaguá ficou em segundo lugar e Itaqui em terceiro. Pecém alcançou a quinta posição. Entre os TUPs, Itapoá dicou na dianteira, com 99,26 pontos.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Nova atribuição da Antaq no PLV 30/2020 pode destravar a ocupação de áreas nos portos

A Antaq entende que a competência dada a ela para criar, agora ou no futuro, os ordenamentos para o gestor portuário vai agilizar os processos de arrendamentos, sem a necessidade de outro PL. Especialistas avaliam que a tendência é que essa regulamentação da Antaq reduza as discussões judiciais, porque as questões técnicas serão abordadas dentro do âmbito da agência, que também estará mais preparada para dar celeridade nas análises.

Portos e Navios Fórum Brasil Export (reproduz release da ANTAQ): Joelson Miranda é convocado para exercer o cargo de diretor interino da Antaq

Miranda foi convocado pelo diretor-geral substituto da Antaq, Francisval Mendes, para exercer, interinamente, o cargo de diretor da Agência. Assumiu ontem a vaga decorrente do término do mandato do diretor Mário Povia. Ingressou no primeiro concurso da agência no cargo de Analista Administrativo em 2005 e ocupava desde 2018 a Superintendência de Administração e Finanças.

Agência iNFRA: ANTAQ envia ao TCU proposta para arrendamento de terminais portuários com investimentos estimado em mais de R$ 100 milhões no Nordeste

A agência concluiu as audiências públicas para a licitação de dois terminais portuários, um no Porto de Maceió (para movimentação e armazenagem de granel sólido de origem vegetal, especialmente açúcar) e outro no Porto de Fortaleza (para movimentação e armazenagem de granel sólido de origem vegetal, especialmente trigo). Os investimentos juntos ultrapassam R$ 100 milhões. O TCU tem o prazo de 90 dias para fazer a análise e aprovar ou não os estudos. Depois dessa etapa, os terminais devem ser levados a licitação em 2021.

Tecnologística: Asia Shipping adota inteligência artificial para operações de importação

A ferramenta de inteligência artificial, disponível para as operações dos 125 clientes da companhia que atuam no mercado de pharma e healthcare, faz com que a declaração de importação (DI) seja verificada em nuvem por um robô, que confere se existe alguma inconsistência com os documentos e avisa o usuário o que está incorreto, permitindo a correção preventiva.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco