Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 18/10/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Caderno especial da Folha: Momento de decisão e de expectativas – Em dois dias de debates no Fórum Santos Export, em 8 e 9 de outubro, em Brasília, setor público e empresários concordaram que é necessário dar mais espaço para a iniciativa privada e criar políticas de Estado, que deem previsibilidade e segurança aos investidores. Discutiram temas que irão impactar o desenvolvimento nacional nos próximos anos, como a desestatização das autoridades portuárias, a abertura da cabotagem e as novas tecnologias no setor.

Caderno especial da Folha: Carta Fórum Santos Export 2019: Rumo ao futuro – Segundo o Comitê Orientador do Fórum, o evento reuniu especialistas de peso e autoridades, como o ministro Tarcísio de Freitas, que hidratou as perspectivas de crescimento econômico, destacou as iniciativas em curso de privatizações e novas concessões e relatou a atuação da atual equipe executiva, orientada a estabelecer e perpetuar modelos eficientes de gestão que permitam atrair cada vez mais o capital privado. 

Caderno especial da Folha: País tem excesso de governo em tudo – O secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre da Costa, representando o ministro Paulo Guedes no Fórum Santos Export, disse que o governo primeiro está reduzindo o seu tamanho fiscal, hoje em cerca de 40% do PIB. E que está conversando com o relator do projeto de lei sobre o novo marco de concessões para destravar as parcerias com o setor privado e aumentar os investimentos de infraestrutura para 3,8% do PIB.

Na mesma matéria, o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, mediador do painel sobre o Acordo de Facilitação do Comércio e seus impactos na cadeia logística, disse que, para que o país possa aumentar o fluxo do comércio exterior, é inevitável reduzir a burocracia. O auditor fiscal da Receita Federal e gerente do programa Portal Único de Comércio Exterior, Alexandre Zambrano, acrescentou que em 2014 foram identificadas redundâncias que poderiam ser simplificadas nos portos brasileiros a fim de facilitar as exportações. “O que nós criamos com o Portal Único é essa parceria entre o setor público e o privado para a reengenharia dos processos aduaneiros. Ela se baseia na adequação da legislação, até a construção de um sistema para dar suporte a um novo processo”.

Caderno especial da Folha: Setor pede previsibilidade e fim de ingerência política – O painel “Novos Modelos Portuários” do Santos Export discutiu o processo de desestatização das autoridades portuárias. Em comum, os debatedores defenderam uma política de Estado para que o setor, não de governo, e concordaram que a previsibilidade é fundamental para atrair investimentos.

Caderno especial da Folha: Missão Singapura – No mês passado, como parte do Fórum Santos Export, uma comitiva de executivos foi conhecer de perto o Porto de Singapura. “O que ficou muito claro é que todo degrau de melhoria e eficiência nas operações portuárias passa necessariamente por inovação tecnológica”, concluiu o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, que participou dessa visita técnica.

Caderno especial da Folha: Fórum [Santos Export] cresce, muda de nome e ganha cinco edições regionais – O eventonos dias 8 e 9 de outubro, ganhou caráter nacional e ampliou o escopo para todo o setor logístico. Para 2020, passará a se chamar Brasil Export e terá cinco fóruns regionais.

Valor Econômico: Santos discute possível ‘lotação’ para contêineres – Análise da Solve Shipping indica que até o fim de setembro a taxa de utilização dos berços de atracação atingiu média de 61% e questiona se o Porto de Santos aguentará de três a cinco anos sem precisar de uma expansão robusta dos terminais atuais ou da construção de um novo terminal. Parte dos operadores e analistas discordam dessa visão. Garantem que os terminais, hoje com capacidade ociosa, têm espaço suficiente para ganhos rápidos de eficiência.

Valor Econômico: Área já está reservada a novo terminal – Segundo a Autoridade Portuária de Santos, não há necessidade de um novo terminal de contêineres para atender a demanda do porto; prefere ampliar as áreas dos terminais já existentes. Mas no planejamento mais amplo, como zona estratégica de crescimento para o porto reserva uma área para contêineres, na ilha de Bagres, na margem esquerda.

Portal Veja On-line: Bolsonaro vai ao Japão, à China e ao Oriente Médio atrás de investimentos – Na turnê de nove dias que começa no próximo 22 há encontros importantes de negócios em na China, Japão e três países do Golfo Arábico sentados em fundos soberanos triliardários. Bolsonaro oferecer a investidores 18 projetos de infraestrutura e de energia do PPI, dentre os quais, seis rodovias, a Ferrogrão e a Integração Oeste-Leste e os portos de Santos, São Sebastião e Vitória.

O Globo: Infraestrutura terá diretrizes ambientais para todas as concessões – O ministro Tarcísio de Freitas assinou nessa semana um acordo com a GIZ (ligada ao governo da Alemanha) para adequar a estruturação dos projetos de concessão a práticas internacionais de desenvolvimento sustentável. Até o fim do ano serão criados indicadores de desempenho ambiental para cada ativo administrado pela iniciativa privada. Na construção de portos, deverá considerar a possibilidade de elevação do nível do oceano, o que tornaria as instalações obsoletas.

Valor Econômico: Incerteza e PIB fraco inibem investimento – Relatório da Fipe, a partir das demonstrações financeiras de 240 empresas de capital aberto e de 421 companhias fechadas, aponta que, de 2016 a 2018, a taxa da investimento cresceu de 14,97% para 15,42% do PIB. No segundo trimestre deste ano, porém, o indicador retrocedeu a 15,14% do PIB. Com a retração dos investimentos públicos, a retomada que se viu foi capitaneada pelo setor privado.

Imprensa regional: 

Paraná Portal (ontem à noite): Cocaína em porto do Paraná: Receita faz uma apreensão a cada 13 dias – Duas apreensões de cocaína foram feitas pela Receita Federal na madrugada dessa quinta-feira no Porto de Paranaguá com destino à Itália e a Portugal. Com as novas ações, são 22 apreensões desde o início de 2019, em média, uma apreensão de cocaína a cada 13 dias nesse porto.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios (reproduz matéria do Portal ND Mais): TCE aponta falhas na gestão da SC Par – Após quatro meses da aprovação do projeto de reforma administrativa pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o governo estadual ainda não enviou norma específica para definir o funcionamento e as competências da SC-Parcerias, que administra a SC Par holding e os portos de Imbituba e São Francisco do Sul.

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