Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 18/12/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

O Globo: Expansão de estradas não acompanha crescimento de veículos e pode ser trava para crescimento do país – O Anuário do Transporte, da CNT, divulgado hoje, aponta que enquanto a frota de veículos (passageiros e cargas) cresceu 74,1%  nos últimos 10 anos,  alcançando 103,3 milhões de registrados, a malha rodoviária expandiu apenas 0,5%.

Portal Terra (reproduz do Estadão Conteúdo ontem à tarde): STF vai decidir sobre tabela do frete rodoviário em 2020 – De acordo com o calendário do STF, em 19 de fevereiro três ações que contestam a medida provisória que instituiu o tabelamento deverão ser analisadas. O tribunal deverá analisar também as regras de distribuição de royalties do petróleo, a validade da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a manutenção ou não do decreto que permite que a Petrobrás venda blocos de petróleo para outras empresas sem necessidade de licitação. 

Correio Braziliense On-line e Valor On-line (ontem à tarde): CNI: pesquisa mostra que 84% das empresas pretendem fazer investimentos em 2020 – A maioria dos investimentos é para aquisição de máquinas (67%). A maior parte é para o mercado interno (36%), mas aumentou a fatia das empresas que querem investir de olho no mercado externo (de 7% para 9%, na comparação com 2019) e que investem igualmente para os mercados interno e externo (de 25% para 36%). O principal objetivo dos investimentos previstos para 2020 é a melhoria do processo produtivo (36%) e aumento da capacidade da linha produtiva (23%).

Valor On-line (ontem à tarde): Revisão de dados da exportação não altera PIB do 3º trimestre – Segundo a FGV, a revisão dos dados de setembro divulgados pela Secex deve provocar mudanças nas variações do consumo das famílias, da Formação Bruta de Capital Fixo e no cálculo da exportação dentro do PIB do terceiro trimestre, mas não deve mudar a variação final, de crescimento de 0,6% contra o período anterior.

O Globo On-line e Estadão On-line (ontem à tarde): Economia avança 0,1% em outubro – Ainda segundo a FGV, pelo Monitor do PIB, a economia cresceu 0,7% no trimestre móvel encerrado em outubro, contra período equivalente até julho. Na comparação com um ano antes, avançou 2% em outubro e 1,4% no trimestre móvel findo naquele mês. Os resultados já incorporam a revisão das informações da Secex referentes a setembro e outubro.

O Globo On-line (ontem à tarde): Indústria projeta crescimento da economia de 2,5% em 2020 – De acordo com estimativa da CNI, divulgada ontem, a economia deve crescer 2,5% no próximo ano, contra uma alta de 1,2% do PIB em 2019. O investimento puxará esse movimento, com alta de 6,5% no próximo ano, por conta da melhoria no ambiente de negócios e mais segurança para as empresas investirem mais.

O Globo On-line (ontem): PF apreende 188 tabletes de cocaína em navio fundeado na Baía de Guanabara – A apreensão da droga no último sábado contou com o apoio do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom). Algumas ilhas na Baía são usadas como depósitos pelas quadrilhas.

Portal R7: Na Rota do Tráfico: agentes flagram drogas no Porto de Santos – O primeiro episódio da série Na Rota do Tráfico, do Jornal da Record, fala sobre como ocorre o tráfico de drogas em conexão com portos da Europa, em meio à movimentação de contêineres e mercadorias legais no porto santista.

Imprensa regional:

G1 Santos (ontem à tarde): ABTRA elege novo Conselho de Administração – A eleição foi realizada em assembleia geral, na quarta-feira (11). Bayard Umbuzeiro Filho, diretor-presidente da Transbrasa, prosseguirá na presidência do Conselho, tendo sido escolhido pelo conjunto dos eleitos. Antonio Carlos Sepúlveda, CEO da Santos Brasil, assumirá a vice-presidência. Os novos conselheiros tomarão posse no primeiro dia útil de 2020, comprometidos com a missão da ABTRA de representar as empresas que administram instalações portuárias alfandegadas e de prover soluções tecnológicas para agilizar o fluxo logístico portuário em parceria com os órgãos anuentes do comércio exterior. A matéria traz a relação de todos os conselheiros eleitos.

A Tribuna de Santos: Reforma de berço da Alemoa é concluída – Com isso, as atracações de navios no Píer 2 serão liberadas hoje. A estrutura é destinada à operação de cargueiros de granéis líquidos. Outras intervenções necessárias, no Píer 1, devem ser entregues em 15 dias.

A Tribuna de Santos: Mercado regional: Contêiner do bem – BTP, DP World Santos, Ecoporto e Santos Brasil hoje distribuirão presentes de Natal a crianças de comunidades carentes de Santos e Guarujá. Os brinquedos obtidos serão colocados no interior de um contêiner, a ser carregado por um caminhão. Conforme o acordo feito entre os terminais portuários, para cada doação de um funcionário, eles vão dobrar a quantidade de arrecadações.

A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite): China testa primeiro cargueiro autônomo – O teste realizado no domingo (15) foi bem-sucedido. A embarcação Jindouyun 0 hao partiu da ilha de Dong’ao, em Zhuhai, e chegou ao cais 1 da ponte marítima Hong Kong–Zhuhai–Macau. Os sistemas automatizados reduzem o tempo de viagem e tornam a viagem mais segura comparada a um cargueiro comum. Os custos da construção e da operação foram 20% menores e o consumo de combustível 15% inferior.

Diário de Pernambuco: Porto de Suape bate recorde de movimentação da história em novembro – A movimentação de contêineres atingiu 43.505 TEUs, crescimento de 15% em relação ao mesmo mês de 2018. No acumulado de 2019 até novembro, foi 433,7 mil TEUs, 5% a mais sobre o mesmo período do ano passado.

Imprensa segmentada:

Guia Marítimo: Porto Itapoá recebeu dois importantes reconhecimentos: Prêmio Fritz Muller e Prêmio ANTAQ 2019 – Conquistou o terceiro lugar na categoria Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental da Antaq e o primeiro lugar na categoria Educação Ambiental do Instituto de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA). Em março, havia sido reconhecido em um prêmio internacional por sua atuação na comunidade, o Navis 2019 Inspire Awards, na categoria Customer and Community Impact, realizado em San Francisco, na Califórnia.

Portos e Navios (reproduz release da APPA): Equalização do calado noturno e aumento de calado gera redução de custos em Paranaguá – A TCP recebeu da APPA nova ordem de serviço, que atualiza as condições operacionais, aplicando o calado variável por condições de maré. Além disso, as condições de navegação diuturnas foram equalizadas. A reivindicação era antiga e a medida torna as janelas operacionais do terminal mais flexíveis e reduzirá custos para toda a cadeia logística e produtiva.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco