Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 19/02/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico: Senadores travam marco das ferrovias

A proposta não será pautada até que o ministro Tarcísio de Freitas, explique por que no contrato de renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) não estão incluídos investimentos no corredor Centro-Leste, de Goiás ao porto de Vitória. A decisão foi avalizada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O Globo (blog do Lauro Jardim): A Ferrogrão ganha trilhos no TCU

Desde a posse de Jorge Oliveira, ex-ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, como ministro do TCU em dezembro, o vento sopra a favor da Ferrogrão, projeto visto como estratégico pelo ministro Tarcísio. Nos últimos dias de janeiro, a área técnica do TCU arquivou uma representação do MPF assinada por 14 procuradores da Região Amazônica e cinco entidades indígenas. O documento arquivado aponta que o governo não vem ouvindo as tribos impactadas pela obra no Pará.

Forbes Brasil: “Desafios complexos demandam investimento em inovação”

A CEO da Procter & Gamble (P&G) Brasil, Juliana Azevedo, detalha o papel da inovação e tecnologia em 2021. ‘Para conseguir atender às nossas prioridades, e considerando todos os desafios que o mundo enfrenta, o tempero especial do nosso país e suas crises especiais, a inovação que está no nosso DNA se acentua ainda mais’.

Isto é Dinheiro Online: Economia deve ser repensada diante das crises ambientais

Relatório da ONU publicado ontem defende que devemos reconsiderar a economia e a visão que se tem do mundo para enfrentarmos a emergência climática e ambiental. Inclui dados do Painel Intergovernamental de Especialistas em Mudanças Climáticas (IPCC), a Plataforma Científico-normativa Intergovernamental sobre Diversidade Biológica e Serviços dos Ecossistemas (IPBES) e sobre o surgimento de novas zoonoses como a covid-19.

Imprensa Regional:

G1 / Santos e A Tribuna (impresso): Receita Federal localiza 69 kg de cocaína em carga de suco de limão no Porto de Santos

A droga foi encontrada ontem em carga no fundo de contêiner que tinha como destino o Porto de Valência. A RFB realizava a rotina de vigilância quando selecionou uma carga de 24 toneladas de suco para conferência. A seleção foi feita após uso de imagens de escâner e participação de cães farejadores.

A Tribuna de Santos: Piloni participará do Summit BR do Mar

Evento será realizado no próximo dia 25, na sede do Grupo Tribuna

O secretário Diogo Piloni confirmou participação no Summit BR do Mar, no próximo dia 25, das 13h30 às 18 horas, no auditório do Grupo Tribuna, em Santos. O evento é uma realização da Maritime Law Academy e organizado pelo Grupo Tribuna, e reunirá autoridades e especialistas do setor, [dentre os quais, o diretor da ABTRA, Angelino Caputo, que falará, às 17h, sobre as oportunidades de negócio para o retroporto e o desafio do Reporto].

Imprensa Setorial:

Informativo dos Portos: Agência Nacional de Transportes Aquaviários completa 19 anos de atuação

Criada pela Lei nº 10.233, de 05 de junho de 2001, a ANTAQ completou ontem 19 anos de instalação. Cabe a ela implementar as políticas formuladas pelo Ministério da Infraestrutura, sendo sua responsabilidade regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária.

Modais em Foco: Ferrovia portuária santista: copo meio cheio, meio vazio

Hoje sabemos que: i) os gargalos ferroviários não se limitam à malha interna do Porto de Santos; ii) há, também, um imbróglio entre a Serra do Mar e o Porto de Santos (e Guarujá); iii) esse problemão pode comprometer, gravemente, tanto o fluxo ferroviário e a expansão do porto, como das ferrovias no Planalto (MRS, Rumo e VLI); iv) o modelo operacional mais indicado é o de uma operação coordenada entre todas as concessões ferroviárias e o Complexo Portuário; v) há uma janela de oportunidade nesse 2021, decorrente da rescisão antecipada do contrato da Portofer, mais renovação antecipada do contrato da MRS, mais discussões sobre nova governança do Porto; vi) há uma modelagem articuladora para parte do problema (FIPS) .

Portos e Navios: Brasil e Argentina negociam corte de 20% nas tarifas de importação do Mercosul

A equipe econômica estuda um corte linear, válido para todos os setores, de aproximadamente 20% das alíquotas de importação atuais. Pressionado por economistas que lhe cobram a implementação da agenda liberal prometida na campanha, o ministro Paulo Guedes quer dar novo gás às discussões de abertura comercial. O movimento tem sido chamado internamente, no ministério, de agenda “reloaded” de reformas econômicas.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco