Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 19/04/2021

Prezados senhores, bom dia.

Confiram os destaques de hoje, de interesse do setor, na imprensa de alcance nacional:

Valor: TRT anula multa de operador portuário

Uma empresa que atua no porto de Santos conseguiu anular uma multa de R$ 195 mil aplicada pelo extinto Ministério do Trabalho por contratar 29 trabalhadores de capatazia e conferência sem o intermédio do Ogmo. Na decisão que confirmou sentença da 2ª Vara do Trabalho de Santos, o TRT entendeu que o recrutamento e a contratação de trabalhadores avulsos devem ser feitos prioritariamente – e não exclusivamente – pelo órgão.

 Isto é Dinheiro Online  (ontem, reprodução de matéria do Estadão Conteúdo): Commodities devem trazer de volta superávit nas contas externas após 14 anos

Com um novo boom de commodities no mercado internacional, o Brasil deve voltar a fechar as contas externas com saldo positivo de US$ 2 bilhões em 2021, o primeiro superávit desde 2007. Até o fim de 2020, o BC previa déficit de US$ 19 bilhões nas contas externas para este ano. Somente as exportações devem alcançar US$ 256 bilhões este ano. No mercado internacional, os preços das commodities subiram 50% no último ano, conforme o BC. No mercado brasileiro, em reais, os preços das tiveram alta de 66% no mesmo período. A AEB destaca que o crescimento nas vendas desses produtos ocorre muito mais pelo preço do que pela quantidade produzida.

Valor: Hidrovias do Brasil compra empresas de navegação do grupo Imperial

O objetivo é fortalecer sua posição na hidrovia Paraná – Paraguai, que faz parte do corredor logístico da região sul, no qual já atua com operações de transporte de grãos, celulose e minério de ferro. A transação foi avaliada em US$ 85 milhões, com o eventual acréscimo de US$ 5 milhões, a ser pago ao longo dos próximos quatro anos dependendo do atingimento de determinadas métricas operacionais.

Uol (sábado) e Folha (Painel, impresso hoje): Representantes da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos se reúnem na terça-feira (20) com Tarcísio de Freitas

Os caminhoneiros afirmam que vão cobrar calendário de vacinação para a categoria e solução para o aumento do preço dos combustíveis. Também vão pedir atuação mais firme da ANTT na fiscalização do cumprimento da tabela de frete pelas empresas.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (ontem): Desestatização do Porto de Santos: modelo será definido em julho

Segundo o BNDES, o modelo de gestão desestatizada do Porto de Santos deve ser definido no fim de julho, quando os estudos seguirão para a avaliação e aprovação do Ministério da Infraestrutura. A previsão oficial é que o edital de leilão da APS será publicado no segundo trimestre do ano que vem, após consulta e audiência pública. Mas nos bastidores, corre a informação de que o governo pretende adiantar a desestatização o processo para fugir do calendário eleitoral do próximo ano. O secretário Diogo Piloni disse que o leilão da APS seguirá algumas premissas adotadas na desestatização da Codesa e também deverá restringir a participação de operadores portuários para evitar desequilíbrios concorrenciais.

O Liberal (PA):  Cresce exportação de grãos pelos portos paraenses

Nos últimos cinco anos, a movimentação de grãos pelos portos do Pará cresceu 325%, de acordo com dados estatísticos da Antaq. Em 2020, foram movimentados 23,3 milhões de toneladas de soja e 19,2 milhões de toneladas de milho, somando 42,5 milhões de toneladas. Desde 2010, a movimentação de grãos nos estados de Rondônia, Amazonas, Amapá e Pará aumentou em 611%. O principal destino continua sendo a Ásia, especialmente a China.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos: Desestatização de portos terá modelo híbrido de administração portuária

Na audiência pública extraordinária, promovida pela Câmara dos Deputados na sexta-feira (16) para debater novos modelos de gestão portuária, o secretário Diogo Piloni afirmou que o modelo empregado na Codesa e no Porto de Santos consiste na divisão de responsabilidades entre a iniciativa privada – a quem caberá a gestão do porto – e o poder público, que continuará responsável pela elaboração do planejamento estratégico e resguardando os interesses nacionais. Disse ainda que a Antaq preservará suas competências.

Portogente: Evitar impactos como os causados pelo navio Evergiven no Canal de Suez

O frete para a China teve valor quintuplicado e os negócios futuros envolvendo cargas de grandes quantidades como frango, carne bovina, soja, milho ainda terão impacto direto nos preços durante alguns meses.

Portos e Navios (ontem, reprodução de matéria do Valor) : Demanda por galpões estimula investimentos

A demanda por áreas para locação em galpões segue a todo vapor, com a procura de inquilinos por imóveis para centros de distribuição construídos sob medida nas proximidades dos grandes centros. E também por unidades menores, principalmente na cidade de São Paulo, para a última etapa de armazenamento antes da entrega dos produtos aos clientes. Diante das contratações puxadas por empresas de comércio eletrônico e grandes varejistas, desenvolvedoras de galpões e investidores reforçam as apostas em expansão de portfólio.

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