A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Valor Econômico: Maersk prevê queda na importação de 25% – Segundo a empresa, a América Latina deverá sofrer retração de até 25% em suas importações no segundo trimestre, mas as exportações tendem a se manter mais resilientes. A projeção para o Brasil em 2020 não está concluída, devido às incertezas quanto à duração das medidas de isolamento social. Antes da chegada do coronavírus no país, a perspectiva já era um “crescimento modesto” – de 3,8% — para o mercado de contêineres brasileiro. Avalia ainda que a oferta de contêineres, principalmente os refrigerados, pode ficar mais apertada no futuro próximo, exigindo prazos maiores para que a entrega seja feita.
Reuters (ontem à tarde) e Portal Terra: Superávit comercial marítimo do Brasil aumenta com forte exportação agrícola, diz ATP – Segundo o presidente da ATP, Murillo Barbosa, o resultado indica a força do setor agrícola, que exportou por exemplo 36 milhões de toneladas de soja até abril, metade do volume exportado em todo o ano de 2019 e guiado pela demanda aquecida da China. Segundo a Secex, a exportação de açúcar do Brasil no mês também já supera o total embarcado em maio de 2019, no momento em que o câmbio tem impulsionado os negócios e a fabricação do adoçante no país. Já o total das importações marítimas recuou 7% entre janeiro e abril, em comparação com igual período do ano anterior.
Estadão On-line, Valor On-line, G1 e Correio Braziliense On-line (ontem à tarde): Mercado financeiro reduz projeção para o PIB de 2020 para queda de 5,12% – Com o avanço da pandemia e a perspectiva de retração global, o relatório Focus, divulgado ontem (18) pelo BC, reduz a projeção para o PIB de -4,11% para -5,12% neste ano. O Monitor do PIB/FGV aponta que a economia brasileira encolheu 1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores.
Valor Econômico: Itamaraty tem ‘dança das cadeiras’ e faz mudança em postos estratégicos – Uma das mudanças mais relevantes é a repatriação do diplomata Sarquis Buainain Sarquis, vice-presidente de risco do Novo Banco dos Brics, para chefiar a Secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos.
G1 (ontem à noite): Falta de coordenação no combate ao coronavírus prejudica retomada da economia, apontam empresários – Executivos dão mostras de desconforto com a falta de coordenação entre o Ministério da Saúde e a Presidência da República. Apontam o atraso do país no combate à doença, o que afeta a credibilidade do poder público e significa menos investimentos nos próximos trimestres.
Estadão On-line– Artigo de Hussein Kalout, ex-secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2016-2018) e ex-consultor das Nações Unidas e do Banco Mundial: O comércio exterior brasileiro em risco – Tanto o discurso como as prioridades mais prementes no campo comercial andam em descompasso assustador. Atacam-se de modo irracional e incompreensível os principais parceiros e, pior, sem qualquer estratégia crível de como conter eventuais danos colaterais. Não é preciso muito para chegar à conclusão de que a falta de estratégia de política externa expõe a economia nacional, o empresariado, os trabalhadores do setor produtivo e o próprio PIB. É hora de tratar as coisas com pouco mais de responsabilidade – como, aliás, vem fazendo o Ministério da Agricultura.
Valor On-line (ontem à tarde) e Brazil Modal: Camex zera imposto de importação de 118 produtos usados no combate à covid-19 – A medida inclui mais de 80 medicamentos usados no tratamento de pacientes hospitalizados e no combate direto ao coronavírus, atendendo à demanda do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e parâmetros da OMS. Com a nova lista, chega a 509 o número de produtos que tiveram tarifa de importação reduzida a zero.
Imprensa regional:
G1 Santos (ontem à noite) e A Tribuna de Santos: Receita Federal localiza 730 kg de cocaína em carga de papel no Porto de Santos – A droga apreendida ontem (18) estava escondida em uma carga lícita de papel e tinha como destino final o Porto de Livorno. Segundo a Receita Federal, o contêiner foi selecionado para conferência por meio de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner.
A Tribuna de Santos: Tripulante morre a bordo de navio – O comandante do graneleiro Skywalker morreu na madrugada de ontem a bordo da embarcação no Porto de Santos. Segundo a Anvisa, por enquanto não há suspeita de covid-19. A hipótese mais provável, segundo o órgão, é que o tripulante tenha sofrido um ataque cardíaco.
A Tribuna de Santos, Diário do Litoral e Portos e Navios (ontem à noite): Sem manutenção, sete berços perdem calado no cais santista – Dos 64 berços de atracação do Porto de Santos, sete perderam calado operacional, por conta da demora na realização de obras de dragagem de manutenção. Entre as instalações afetadas estão a da BTP e a da Santos Brasil. A maior perda foi registrada no cais do Saboó, que poderá receber apenas embarcações com 10,7 metros de calado. Duas dragas devem chegar entre hoje e amanhã ao cais santista. As obras, da DTA Engenharia, serão iniciadas pelos berços de atracação de terminais de contêineres.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios (reproduz release da ANTAQ): Antaq aprova norma sobre transporte privado na navegação interior de travessia – A norma estabelece critérios e procedimentos para a prestação de serviços de transporte privado de pessoas, veículos ou cargas na navegação interior de travessia. Segundo a gerente de Regulação da Navegação Interior da Antaq, Patrícia Gravina, a modalidade é muito comum no caso de companhias que contratam empresa de navegação para realizar o transporte de seus funcionários.
Portos e Navios: Embarque piloto de celulose coloca Porto de Imbituba na rota de nova carga cativa – O incremento no portfólio de cargas atendidas no Porto de Imbituba resulta de tratativas entre a Autoridade Portuária e a Santos Brasil, arrendatária do TCG e responsável pela operação de embarque de 19 mil toneladas de celulose no navio Hoyanger, no último final de semana. O produto tem origem em Três Lagoas e segue para a China e Coreia do Sul.
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