Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 19/11/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Isto É On-line (reproduz matéria da Agência Brasil publicada ontem à tarde): Setor de infraestrutura tem feito “mais com menos” – O secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, disse que a pasta tem driblado restrições orçamentárias por meio de parcerias com o setor privado e otimização de recursos. Respondeu às informações publicadas na Folha, que apontam que os investimentos em rodovias entre janeiro e outubro deste ano registraram o menor patamar desde 2014. Lembrou que neste ano já foram concedidos 27 empreendimentos e até 2022 serão concedidos ativos que vão atrair R$ 217 bilhões em investimentos privados nas próximas três décadas.

Portal Terra (ontem à tarde, reproduz matéria do Estadão Conteúdo): Ministério certifica primeiras empresas no programa OEA Agro – No dia 13 as empresas Adama, Basf, Bayer, Dupont, Iharabras e Syngenta Proteção e Cultivos, do setor de insumos agrícolas, foram certificadas, após participarem de projeto-piloto para avaliação de suas operações de importação. Em nota, a pasta diz que o objetivo é avançar no sistema de autocontrole.

Isto É (reproduz matéria do Estadão Conteúdo): Governo irá qualificar quatro projetos de transporte no PPI no dia 19 – Deverão ser qualificados os projetos do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Mucuripe e do Terminal PAR32 no Porto de Paranaguá, os estudos para o Terminal STS08 no Porto de Santos e o apoio ao licenciamento ambiental de trecho da BR-135 (MG).

Valor Econômico: Nova lei dá prazo ao TCU e busca atenuar apagão das canetas – O TCU terá 120 dias como limite para deliberar sobre estudos de viabilidade e minutas de edital das concessões principalmente em infraestrutura. Se não houver análise dentro do prazo, eles ficarão automaticamente aprovados. Esse é um dos 231 artigos que constam de relatório do deputado Arnaldo Jardim para o novo marco legal das concessões PPPs, que será apresentado hoje à comissão especial da Câmara.

Estadão – Blog do Fausto Macedo – Artigo da especialista em blockchain pela University of Oxford e pelo MIT, Tatiana Revoredo: Blockchain no mercado de infraestrutura – De olho no potencial de inovação e na aceleração da transição econômica do setor, o G20 traçou um roteiro para apontar maneiras de melhorar o ambiente geral de investimentos. Sugere a adoção de blockchain, junto com outras tecnologias como IoT e AI, para acelerar uma transição econômica nos principais serviços de infraestrutura, fornecendo plataformas sustentáveis e desbloqueando oportunidades ao longo da cadeia de valor.

Imprensa regional:

Estadão On-line (ontem à tarde), G1 e A Tribuna: Receita pega 777 quilos de cocaína em carga de óleo de laranja no porto – Em ação realizada na sexta (15) no Porto de Santos, equipes da Receita apreenderam a droga escondida em uma carga de óleo de laranja destinada ao porto de Roterdã.

A Tribuna de Santos: Destino: Codesp – A especialista portuária Jacqueline Wendpap vai deixar o cargo de chefe de gabinete da diretoria-geral da Antaq para assumir função na SPA.

A Tribuna de Santos: Codesp vai debater plano de desenvolvimento com setor – O PDZ do Porto de Santos será discutido com empresários, trabalhadores e autoridades do setor. A expectativa é de que o estudo seja divulgado em fevereiro de 2020.

A Tribuna de Santos: OAB discutirá regulação portuária – O 1º Congresso de Regulação Portuária, promovido pela seccional de Santos da OAB, vai discutir planejamento portuário e segurança jurídica, nos próximos dias 21 e 22/11, na sede da entidade.

A Tribuna de Santos – Artigo do advogado, empresário e diretor-presidente da Transbrasa [e presidente da ABTRA], Bayard Umbuzeiro Filho: Emprego, o desafio permanece – De acordo com as informações da Rais de 2018, o principal empregador da região é o setor de serviços, com participação de 53,89% (ou 206.272 empregos), seguido do comércio, com 21,86% (83.686 vagas), administração pública, com 13,72% (52.512 servidores),construção civil, com 4,39% (16.792 oportunidades), e indústria, com 4,02% (15.406 funcionários). Esse tipo de informação desmembrada permite uma avaliação mais aprofundada e também a busca de soluções mais compatíveis com a realidade regional.

Imprensa segmentada: 

Portos e Navios: Porto de Paranaguá faz embarque recorde de grãos em um único navio – Serão 89 mil toneladas de farelo de soja, carregadas no Kang Xin Hai, que tem 254 metros de comprimento e segue para o porto de Amsterdã. A operação movimenta o equivalente a 3 mil caminhões de produto e o embarque durará sete dias.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco